Campanha “Santo António não é um cinzeiro”


Durante os Santos Populares, a Freguesia de Santo António participou na ação de sensibilização “Santo António não é um cinzeiro”, para combater o descarte indevido de beatas, em parceria com a Tabaqueira.

“O lugar das beatas é no lixo!”, é o mote para a campanha “Santo António não é um cinzeiro”, que permitiu distribuir cinzeiros portáteis pelo Arraial de Santo António, na Praça da Alegria, de 8 a 16 de junho.


Aqui, diversos voluntários sensibilizaram os visitantes do arraial para a importância do correto descarte de beatas.

No momento-chave da ação, dia 12 de junho, estiveram presentes o Presidente da Freguesia de Santo António, Vasco Morgado e o Diretor-Geral da Tabaqueira, Marcelo Nico.

“É uma ação de sensibilização para que as beatas vão para o lixo, não para o chão. A Tabaqueira tenta sensibilizar os fumadores para deixarem os resíduos no lugar certo. É muito importante num momento como este nas festas de Santo António ter esta colaboração com a Freguesia. Para preservar a nossa Freguesia que todos queremos desfrutar. “, sublinhou Marcelo Nico

Já Vasco Morgado frisou que a iniciativa “é a prova que as empresas estão atentas ao assunto” e que “as pessoas tem de ser consciencializadas para o descarte correto de beatas”.

“A Tabaqueira tem esta iniciativa que nós acolhemos desde a primeira hora. Efetivamente há menos beatas no chão. Estas equipas têm feito o trabalho delas, tem dado resultado. Se conseguimos ter um resultado direto, podemos ter a longo prazo um país que não é um cinzeiro”, acrescentou ainda.

A iniciativa deixou uma mensagem clara: o lugar das beatas é no lixo, para a construção de uma Freguesia mais sustentável, ecológica e limpa.