+351 218 855 230     info@jfsantoantonio.pt
Lisboa:

Notícias

O trabalho de proximidade feito pelas autarquias em questões sociais, sobretudo no apoio às vítimas de violência doméstica, foi destacado durante a visita de Rui Rio ao Espaço Júlia RIAV (Resposta Integrada de Apoio à Vítima), na Freguesia de Santo António.

“Quando estamos próximos do problema, temos capacidade para resolver muito melhor do que quando estamos longe. Esta proximidade é conseguida pelas autarquias. O Espaço Júlia é um espaço de referência e deve servir de exemplo”.

Acompanhado, nesta quinta-feira, por Vasco Morgado, Presidente da Freguesia de Santo António e por Inês Carrolo, Diretora do Espaço Júlia, o Presidente do Partido Social Democrata teve a oportunidade de conhecer este espaço multidisciplinar de intervenção e acompanhamento às vítimas de violência doméstica, a funcionar 365 dias por ano, 24 horas por dia. Em cooperação com o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública e o Centro Hospitalar Lisboa Central.

“Venho visitar este exemplo para incentivar outras freguesias de Lisboa e do resto do País, a colocarem na sua agenda política o problema da violência doméstica, e colherem aqui um bom exemplo”, afirmou o Presidente do PSD no final da visita.

Horas antes desta visita decorreu uma mesa redonda para debater e refletir a problemática da violência doméstica. A união de esforços, a prevenção, o trabalho em rede foram algumas das palavras de ordem. Para Inês Carrolo a violência contra os idosos é cada vez mais preocupante bem como a violência contra o sexo masculino. “Só o ano passado tivemos (no Espaço Júlia) 98 queixas feitas por senhores e não temos resposta.” Respostas que estão a ser pensadas e ponderadas por parte do Presidente da Freguesia de Santo António e pela sua equipa que, nesta questão da violência doméstica, não esquece a importância do acompanhamento ao agressor, uma lacuna nesta problemática.

Estiveram presentes neste debate Vasco Morgado, Presidente da Freguesia de Santo António, Inês Carrolo, Diretora do Espaço Júlia, João Massano, Vice Presidente do Conselho Regional da Ordem dos Advogados, Ana Mateus, Deputada da Assembleia Municipal de Lisboa do PSD, Margarida Medina Martins, Presidente da Associação de Mulheres contra a Violência, Mónica Quintela, Advogada do Centro Estratégia Nacional Justiça, Luís Newton, Presidente da Junta de Freguesia da Estrela, Constança Cabral, Associação da Ajuda de Mãe, João Pedro Costa, Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Paulo Ribeiro, Presidente da Concelhia do PSD.

 

 

As Férias da Páscoa do Projeto Bússola estão quase a chegar. De 8 a 22 de abril os jovens dos 10 aos 16 anos vão ter a oportunidade de usufruir de um programa muito diversificado preparado pela Freguesia de Santo António.

Conheça AQUI a programação.

As Férias da Páscoa estão quase a chegar. De 8 a 22 de abril as crianças e jovens vão ter a oportunidade de usufruir de um programa muito diversificado preparado pela Freguesia de Santo António.

Conheça AQUI a programação.

Entre os dias 01 e 05 de abril de 2019 estão abertas as inscrições, nos serviços de Licenciamento da Freguesia de Santo António, na rua Alexandre Herculano nº46 R/C Esq, para o sorteio de autorizações do direito de uso do espaço público para a venda pontual de espiga. no dia 30 de maio, em vários locais da Avenida da Liberdade.

Saiba mais sobre o sorteio e os locais de venda carregando AQUI

Entre os dias 01 e 05 de abril de 2019 estão abertas as inscrições, nos serviços de Licenciamento da Freguesia de Santo António, na rua Alexandre Herculano nº46 R/C Esq, para o sorteio de autorizações do direito de uso do espaço público para a venda pontual de cravos. no dia 25 de abril, em vários locais da Avenida da Liberdade.

Saiba mais sobre o sorteio e os locais de venda carregando AQUI

 

A Freguesia de Santo António informa que irá proceder à poda de árvores em locais prioritários, quer para a segurança das pessoas, quer para a própria saúde do arvoredo.
Todos os casos estão a ser acompanhados pela Câmara Municipal de Lisboa. Assim, o tipo de poda a realizar será também adequada a cada situação diagnosticada previamente.

O agendamento para o final de março e abril é o seguinte:

- 26 de março: Largo de São Mamede;
- 27 e 28 de março: Praça das Amoreiras (alinhamento exterior-lado nascente e Norte).
 ​​​​
- 01 de abril: Rua Castilho, entre a Rua do Salitre e a Rua Barata Salgueiro;
- 02 de abril: Rua Castilho, entre a Rua Barata Salgueiro e a Rua Rosa Araújo;
​​- 03 de abril: Rua Castilho, entre a Rua Rosa Araújo e a Rua Alexandre Herculano;
​​- 04 de abril: Rua Castilho, entre a Rua Alexandre Herculano e a Rua Braamcamp;
​​- 05 de abril: Rua Castilho, entre a Rua Braamcamp e a Rua António de Aguiar.

- 08 de abril: Rua Barata Salgueiro, entre a Rua Rodrigo da Fonseca e a Rua Castilho;
- 09 de abril: Rua Barata Salgueiro, entre a Rua Castilho e a Rua Mouzinho da Silveira;
- 10 de abril: Rua Barata Salgueiro, entre a Rua Mouzinho da Silveira e a Avenida da Liberdade;
- 11 de abril: Rua Barata Salgueiro, entre a Avenida da Liberdade e a Rua Santa Marta.

- 15 de abril: Rua Rosa Araújo, entre a Rua Rodrigo da Fonseca e a Rua Castilho;
- 16 de abril: Rua Rosa Araújo, entre a Rua Castilho e a Rua Mouzinho da Silveira;
- 17 de abril: Rua Rosa Araújo, entre a Rua Mouzinho da Silveira e a Av. da Liberdade.

Até ao dia 29 de março estão abertas as inscrições para as Férias da Páscoa do Projecto Bússola da Freguesia de Santo António.
As férias destinam-se a jovens dos 10 aos 16 anos.
Todas as inscrições devem ser feitas nos polos da freguesia (Calçada Moinho de Vento, nº3 ou Rua Alexandre Herculano nº46, r/c Drt).
Mais informações em Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Até ao dia 22 de março estão abertas as inscrições apenas para FREGUESES para as Férias da Páscoa da Freguesia de Santo António. 
De 25 a 29 de março decorre a segunda fase das inscrições para TODAS as CRIANÇAS e JOVENS dos 4 aos 16 anos. Caso ainda existam vagas.
Todas as inscrições devem ser feitas nos polos da freguesia (Calçada Moinho de Vento, nº3 ou Rua Alexandre Herculano nº46, r/c Drt).

As férias decorrem de 08 a 22 de abril.

O mês de março é o mês da Francofonia, isto é, anualmente os países membros ou observadores da Organização Internacional da Francofonia (OIF) com expressão diplomática em Portugal, reúnem-se para celebrar os valores da democracia, educação, tolerância, solidariedade e partilha de uma língua.

De 1 a 31 de março, 24 cidades nacionais (Continente e Açores) recebem a diversidade cultural e musical da Francofonia. Os países organizadores deste ano são 14: Andorra, Argentina, Bélgica, Canadá, Costa do Marfim, Egipto, França, Geórgia, Luxemburgo, Marrocos, Roménia, Senegal, Suíça e Tunísia.

O grande momento acontece no dia 23 de março (14h-24h) no Capitólio e no Cinema São Jorge, com música, dança, literatura, gastronomia, jogos. A entrada é livre.

A programação prevista para o Capitólio (Parque Mayer) no dia 23 de março é a seguinte:

- a partir das 14h o Coro do Liceu Francês Charles Lepierre;

- às 14h45 uma das paredes do espaço é convertida para receber um espetáculo de dança vertical – Lumen – interpretada por dois bailarinos de Andorra (Olga da Cunha e Pere de Vilarrubla);

- o escritor francês Patrick Straumann vai apresentar o livro Lisbonne ville ouverte e estar à conversa com o historiador, autor e cronista português António Araújo (15h10);

- Como viola al bandoneon é o nome do concerto que junta Carla Algeri e Armando de la Vega para através da música unir os povos de língua, espanhola, francesa e portuguesa. Marcado para as 16h;

- Pela primeira vez em Portugal, o músico suíço Beat Kaestli e o acordeonista português Loïc Da Silva vão interpretar Collage, uma homenagem à Francofonia. Vão estar acompanhados pelo percussionista brasileiro Carlos Cesar (17h15);

- Músico e musicólogo tunisino, Riadh Ben Amor figura entre os violinistas mais talentosos da sua geração. Apresenta-se pelas 18h10 com o espetáculo Sarawen e estará acompanhado por: Rafik Gharbi (teclado e arranjos musicais), Hichem Mazgou (Bateria), Abdellaziz Cherif (Guitarra baixo) e Amor Adala (percussões);

- Abertura oficial institucional (18h55) com a presença dos Embaixadores e a seguir degustação gastronómica ao som do DJ “The boods” (Bélgica);

- Às 20h40 Lumen volta a maravilhar os presentes com dança área;

- Às 21h o palco do Capitólio recebe o cantor, guitarrista autor e compositor franco-espanhol Nilda Fernandez;

- Paulo Bragança, da Roménia, apresenta “Cativo” pelas 22h.

Pelas 23h20 Pierre Kwenders sobe ao palco do Cinema São Jorge.

Um evento com a parceria da Freguesia de Santo António. Toda a programação disponível em www.festadafrancofonia.com

Previous Next

De 02 a 06 de março de 2019 decorreu a terceira edição do Carnaval na Neve da Freguesia de Santo António. Mas antes de chegarmos até à Serra da Estrela houve uma série de procedimentos. Desde a divulgação, às inscrições para todas as crianças e jovens dos 6 aos 17 anos até à reunião com os Encarregados de Educação. Na Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant’Anna (BACS) muitos foram os Encarregados de Educação que, no dia 25 de fevereiro, esclareceram as suas dúvidas e ficaram a conhecer o programa das férias de carnaval. Das várias recomendações, roupa quente, confortável e impermeável, tempo ainda para conhecer todos os elementos – três membros da freguesia, um coordenador e quatro monitores - que acompanharam o “Carnaval na Neve”. Uma iniciativa com o apoio do Restaurante McDonald's da Rua Rodrigo da Fonseca.

O dia 02 de março começou bem cedo para miúdos e graúdos que logo pelas 07h estavam na Avenida da Liberdade para partir rumo à Serra da Estrela. Entre muitos que se estreavam nestas andanças, fosse por dormir fora de casa, ir à serra ou mesmo aprender andar de ski/snowboard, era comum entre todos a ansiedade e a alegria por partirem rumo a umas férias diferentes.

Aos mais pequenos estavam destinadas as aulas de ski na Estância da Serra da Estrela e aos mais velhos as aulas de snowboard. Entre quedas e muita brincadeira foi possível aprenderem os diferentes truques para deslizarem nas pistas como “pequenos profissionais”. Tal como nos indicam os testemunhos de quem viveu estas férias.

“Está a ser bom porque nunca tinha feito ski, nem nunca tinha vindo à Serra da Estrela. É uma oportunidade e estou a gostar muito” - Francisco 

“Está a ser muito divertido, todos os anos a equipa da freguesia supera as nossas expectativas e torna as nossas férias mais interessantes” - Beatriz 

“Aprendemos a fazer ski com o instrutor e fizemos ski livre nas pistas toda a tarde. Foi muito divertido” - Salvador 

“Adorei andar no elevador, nas pistas e gostei muito de fazer ski. Quero repetir” - Joana 

E o que seriam destas férias sem os disfarces de carnaval na Pousada da Juventude, local onde ficaram a dormir. O Super Mário, as Princesas, a Mulher Maravilha e até uma Mulher Polícia não faltaram ao tradicional desfile.

Antes do regresso a casa, tempo para visitar o Museu dos Lanifícios - Núcleo da Real Fábrica de Panos, na cidade da Covilhã.

Palavras da Presidente do CDS-PP em visita pela primeira vez ao Espaço Júlia – RIAV (Resposta Integrada de Apoio à Vítima), na Freguesia de Santo António.
Assunção Cristas como forma de acompanhar o que tem sido feito no campo da violência doméstica quis sinalizar uma resposta inovadora, de proximidade que sendo replicada trará mais acompanhamento e mais qualidade às vítimas.

“Este é um espaço que nós entendemos que deve ser replicado na cidade de Lisboa. Não é preciso um por freguesia, mas talvez quatro ou cinco espaços destes é suficiente para cobrir a cidade, em ligação com a estrutura da PSP”.

Vasco Morgado reforçou durante esta visita que “bastavam quatro espaços como estes na cidade. Para o Presidente da Freguesia este “é um problema transversal na sociedade, mas ainda muito sensível”.

Assunção Cristas afirmou que não seriam precisos “24 Espaços Júlia”, tudo “depende muito da liderança dos presidentes da junta.

“Alguém que esteja numa situação de violência doméstica possa aqui chegar e ter a sua situação acompanhada do primeiro ao último minuto. Ou seja, não precisa de ir a uma esquadra, tem aqui os agentes da PSP sempre um senhor e uma senhora (24 horas por dia). Tem os técnicos da parte psicológica e social sempre disponíveis para acompanhar”, afirmou a Presidente do CDS-PP.

O Espaço Júlia nasce de um protocolo tripartido - Freguesia de Santo António, o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública e o Centro Hospitalar Lisboa Central – levando à criação de um espaço único no país, desde julho de 2015. Este ano já apoiou 37 vítimas de violência doméstica.

Estivemos à conversa com a Arquiteta Raquel Alho, que idealizou e realizou todo o projeto da requalificação do Jardim das Amoreiras, na qual obtemos diversas respostas sobre o projeto.

Quais as mudanças que vão decorrer no jardim?
O Espaço Público em Lisboa já está bem consolidado, principalmente na zona histórica da cidade. Este jardim está inserido no tecido urbano como um jardim de bairro, mas é muito mais, pois associado ao aqueduto podemos considerá-lo como um símbolo da cidade.

O presidente Vasco Morgado juntamente com a arquiteta Raquel Alho visitaram as obras de requalificação do Jardim Marcelino Mesquita (Jardim das Amoreiras).
Os dois discutiram temas como o conceito do projeto que terá uma “ligação” do jardim ao aqueduto e que será baseado num desenho estilizado da passagem de água formando uma corrente de água.

A Freguesia de Santo António informa que estão a ser plantadas cerca de 13.550 unidades de plantas de sol, de meia sombra e de sombra no Jardim Marcelino Mesquita (Jardim das Amoreiras).
Para tal solicitamos a todos os donos de animais que respeitem estes espaços e o trabalho que está a ser feito. Não deixando os mesmos à solta nestes canteiros.
Lembramos que é PROIBIDO circular sem trela, artigos 7º e 14º do Dec.Lei nº 314/2003 (punível com coima até 3.740€ para pessoas singulares e 44.890€ para pessoas coletivas) e é OBRIGATÓRIO remover os dejetos do seu animal, artigos 25º e 52º do Regulamento de Resíduos Sólidos da cidade de Lisboa.
Ajude-nos a melhorar a nossa freguesia!

A Freguesia de Santo António ofereceu bilhetes à EB1/JI de São José para a 6ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil & Juvenil de Lisboa.

No dia 18 de fevereiro de 2019 cerca de 200 crianças entraram no Cinema São Jorge para usufruírem das curtas-metragens de animação do PLAY. Neste caso a seleção foi pensada para as crianças dos 6-9 anos. Num total de seis curtas tendo sempre como especial atenção os tempos de concentração das crianças foi possível ver uma personagem que em tudo o que tocava ficava negro, uma tartaruga com uma carapaça dourada ou até um lobo grande e um lobo pequeno.

No final ficou a vontade de continuar a sonhar, de experimentar novas realidades, aprender a pensar e a ver outras realidades sem sair do mesmo lugar.

Aqui ficam os flimes vencedores da 6ª edição do Festival PLAY:

Prémio Júri PLAY
Lobo grande, lobo pequeno
Big wolf little wolf
Rémi Durin
2018 | França e Bélgica
------------------------------------
Menção Honrosa
Cinco minutos para nadar
Five minutes to sea
Natalia Mirzoyan
2018 | Russia
------------------------------------
Prémio Público 3-5
Como um elefante numa loja de Porcelanas
Comme un éléphant dans une boutique de porcelaine
Louise Chevrier, Luka Fischer, Rodolphe Groshens, Marie Guillon, Estelle Martinez, Benoit Paillard, Lisa Rasasombat
2017 | França
------------------------------------
Prémio Público 6-9
Kuap
Nils Hedinger
2018 | Suiça
------------------------------------
Prémio Público 10-13
O Jogo
The game
Jeannie Donohoe
2017 | EUA

Informam-se todos os interessados que, entre os dias 18 de fevereiro e 22 de fevereiro de 2019, estão abertas inscrições, no Departamento de Licenciamento, sito na Rua Alexandre Herculano nº 46 R/C Esq 1250 – 011 Lisboa, para o sorteio de autorizações do direito de uso do espaço público para venda pontual de flores no dia 8 de março de 2019 em cinco locais da Freguesia de Santo António.

A noite de São Valentim é na Freguesia de Santo António sinónimo de música, animação para namorados, casados, amigos e famílias. No fundo para todos aqueles que se queiram divertir. E foi o que aconteceu na noite de 15 de fevereiro de 2019 quando as portas do Cineteatro Capitólio abriram para a 5ª edição do Baile de São Valentim

“Estamos dispostos a pôr a malta a dançar”, uma promessa feita no início da noite pelos The Jukeboxer’s e cumprida durante uma viagem com mais de duas horas aos grandes e imortais hits das décadas de 50, 60 e 70´s.

Todas as cartas de amor são ridículas. Não seriam Cartas de amor se não fossem ridículas - Álvaro de Campos.
 
"As Mais Belas Cartas de Amor" foi o livro escolhido para a leitura de ontem nos Contos com Memória em homenagem ao dia de São Valentim. Quisemos levar os nossos seniores a recordar as declarações que em tempos eram feitas, através dos autores portugueses como de Almeida Garrett à sua amada Viscondessa da Luz, Victor Hugo à jovem atriz Juliette Drouet, de Edgar Allan Poe a Annie Richmond e de Fernando Pessoa ao seu grande amor, Ofélia Queirós. Conhecemos os amores e desamores dos escritores, as suas paixões e mágoas que inspiraram estas arrebatadas cartas, onde vida e literatura se confundem.
 
Este evento é destinado a pessoas com mais de 60 anos, acontece todas as segundas quintas-feiras do mês, às 14h, onde se pode recordar histórias de agora e de outros tempos, relembrar memórias e criar novas. Porque nunca é tarde de mais para se ouvir uma boa história.           
 
Esperamos por si no próximo dia 14 de março para mais um Contos com Memória, na Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant'Anna (BACS), rua Alexandre Herculano nº46.
A entrada é livre.

Antena para o céu aponta
Sintoniza uma história
Que a Olga conta.
 
Antenas sintonizadas, miúdos e graúdos aguardam para conhecer qual a história que o mês de fevereiro lhes preparou. E em dia de São Valentim, a Biblioteca Arquiteto Cosmelli Sant’Anna (BACS) preparou uma história sobre a amizade.
Através dos animais de estimação, o livro “Elefantes não entram”, de Lisa Mantchev e Taeeun Yoo, mostra-nos que nem todas as crianças têm cães, gatos ou peixes. Há elefantes, girafas, doninhas, pinguins, morcegos…que também podem ser animais de estimação. E nem por isso são excluídos ou deixados para trás.
No final fica a lição de que os verdadeiros amigos “ajudam-se uns aos outros a passar por cima dos obstáculos” e indicam-nos o caminho sempre que precisarmos.
A atividade proposta, após a história, foi personalizar elefantes recorrendo a cd’s.

O próximo Canto do Conto decorre a 14 de março com o amigo canguru, pelas 18h, na BACS.

MAGAZINE SANTO ANTÓNIO

APP DE SANTO ANTÓNIO

A aplicação para dispositivos móveis da Freguesia de Santo António permite que aceda, de forma simples e gratuita,  à informação, agenda, noticias e serviços da sua freguesia e reportar "problemas na minha rua" que eventualmente surjam. Basta que se registe na nossa plataforma.

 

Para mais informações comunicacao@jfsantoantonio.pt

Descarregue aqui a APP

Disponível em iOS e Android