Alto de São Francisco

Image

Francisco de Sales (n. Thorens, Saboia, Franca, 21 Ago. 1567; m. Lião, França, 28 Dez. 1622). Eclesiástico. Bispo e Doutor da Igreja.

Filho de Françoise de Sionnaz e de François de Sales de Boisy, ambos pertencentes a uma famíla da velha aristocracia de Saboia, nasceu no castelo de Sales situado em Thorens, sendo o mais velho entre seis irmãos. O seu determinou que deveria seguir a carreira de Magistratura, tendo-o matriculado para esse efeito nos colégios de La Roche e Annecy. Mudou-se para Paris, onde estudou Retórica, Humanísticas e Teologia numa escola Jesuíta em Clermont, tendo recebido a tonsura clerical em 1578, a par de um voto de castidade associado à sua consagração à Virgem Maria.
Em 1588 ingressou no curso de Direito da Universidade de Pádua, na qual escolheu o padre Jesuíta António Possevino (1533-1611) para seu orientador espiritual, que o introduziu aos Exercícios Espirituais, um conjunto de práticas meditacionais progressivas e sistemáticas criadas por Inácio de Loyola (1491-1556), publicadas por António Bladio em 1548. Após ter concluído o Doutoramento em Direito Canónico e Civil em 1591, desempenhou a profissão de advogado no senado de Chambéry.
Foi nomeado Provisor do Cabido de Génova, logo depois, sacerdote em 1593, conseguindo desse modo evadir-se a um casamento imposto pelo seu pai. No ano seguinte regressou à sua terra-natal e, em Chablais, dedicou-se à catequese e à evangelização dos calvinistas dessa região, recorrendo, entre outros meios a um texto que escreveu, intitulado Les Controvérses, que entregava porta a porta.
Na sequência da morte do Bispo Claude de Granier (1538-1602), que já o havia escolhido em 1599 para seu Bisco Coadjutor, tornou-se seu sucessor, ascendendo em 1602 a Bispo de Genebra, onde se continuou a dedicar à catequese, pregação e reorganização da diocese. Oito anos depois, iniciou a concepção da Ordem da Visitação de Nossa Senhora com Joana Francisca Frémiot de Chantal (1572-1641), oficialmente fundada em 1612, e que tinha como objectivo o acompanhamento de mulheres jovens e de viúvas que, não obstante pretenderem abraçar a vida religiosa, não tinham força de vontade para cumprir a dureza inerente à clausura associada a essa escolha.
Designado Alto de São Francisco, este arruamento encontra-se junto ao n.º 19 da Rua João Penha. Trata-se de uma ligação a um pátio interior sem saída, ao qual se acede através de uma escadaria. Entrando neste pátio, as edificações imediatamente em frente têm nas suas traseiras a Rua de São Francisco de Sales, sendo à partida esta a justificação da origem deste topónimo.

Bibliografia
Ameno, Francisco Luiz (1784). Introdução à vida devota de S. Francisco de Sales, Bispo e Príncipe de Genegra e Fundador da Ordem da Visitação. Lisboa: s. ed.;
Santana, Francisco; Sucena, Eduardo (dir.) (1994) - Dicionário de História de Lisboa. Lisboa: Carlos Quintas & Associados;
Sequeira, Gustavo de Matos (1922). Depois do Terramoto. Subsídios para a História dos Bairros Ocidentais de Lisboa. Coimbra: Imprensa da Universidade;
Macedo, Luís Pastor de (s.d.). Ficheiro Toponímico. Gabinete de Estudos Olisiponenses. Câmara Municipal de Lisboa;
Melo, Ana Homem de (s.d.). Rua de São Francisco de Sales. Gabinete de Estudos Olisiponenses. Câmara Municipal de Lisboa;

Veja a localização desta rua no mapa