Rua Bernardo Lima

Image

Silvestre Bernardo Lima (n. Alpiarça, 1 Abr. 1824; m. Lisboa, 9 Set. 1883) Médico veterinário. Filho de Bernardo Joaquim da Assunção e de Maria Costa Lima, uma família de proprietários-lavradores do Ribatejo, nasceu em Alpiarça, no Distrito de Santarém.

Embora, por iniciativa de seu pai, tenha iniciado formação na carreira religiosa, cedo entendeu que não seria essa a sua vocação, pelo que, com apenas 15 anos, matriculou-se na Escola Veterinária Militar com *João Ignácio Ferreira Lapa, situada na *Rua do Salitre no ano lectivo 1839-1840, tendo cursado em simultâneo Botânica e Zoologia da Escola Politécnica. Distinguiu-se em Zoologia, tendo sido premiado pelo seu desepenho.

Ainda no 4.º ano do curso da Escola de Veterinária, foi convidado para integrar, juntamente com Ferreira Lapa, o corpo docente como auxiliar do ensino nas disciplinas de primeiro ano da instituição.

Concluíu o curso em 1845, assegurando com distinção a sua posição na docência da disciplina Farmácia e Matéria Médica, tendo estado envolvido, novamente com Ferreira Lapa sido um dos grandes promotores da fusão da Escola Veterinária Militar com o Instituto Agrícola, através do curso unificado de Veterinário-Lavrador. Estudou com Ferreira Lapa e José Maria Teixeira a organização do Ensino Veterinário em França, Bélgica e Inglaterra, de que resultou a publicação de um relatório em 1858.

Neste ano os três investigadores, juntamente com Elvino de Brito, e sob a direcção de Rodrigo Morais Soares, fundaram o Archivo Rural, primeiro periódico especializado em Agricultura em Portugal, cuja edição se estendeu durante vinte e dois anos.

Em 1862 organizou a representação nacional na Exposição Internacional de Londres, trabalho de excelência que lhe valeu a agraciação com o grau de Cavaleiro da Ordem de Cristo. Após nova reforma do ensino agrícola, que em 1864 extingiu o curso agrícola, foi criado o Instituto Geral de Agricultura, que separava em duas secções os cursos: Agronomia Silvicultura e Veterinária, tendo assumido neste último a regência da 10.ª Cadeira – Zootecnia e Higiene, no âmbito da qual era apelidado de maior Zootecnista da Península do seu tempo.

Um ano depois, em 1865, foi nomeado Inspector Geral da Pecuária do Reino pelo Decreto de 7 de Julho, tendo dois anos depois sido nomeado interinamente Chefe da Repartição da Agricultura do Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria, cargo que veio a desempenhar durantes seis meses. Três anos depois, foi eleito deputado pelo Distrito de Santarém e Par do Reino pelo Distrito de Faro em 1877, cargos que abandonou para poder continuar o seu trabalho na sua área de especialização e de eleição. Ainda em 1877, tornou-se sócio da Academia das Ciências de Lisboa e da Real Associação da Agricultura Portuguesa.

No dia 17 de Março de 1881 foi nomeado Director Geral da Agricultura, Comércio e Indústria na sequência da morte do Conselheiro Rodrigo de Morais Soares (1811-1881), assinalando nesse momento o término da sua carreira docente. Cinco anos depois, no dia 25 de Julho, também por Decreto foi aposentado, tendo no entanto sido deslocado para o Bussaco com o cargo de Intendência das Matas do Reino, onde veio a escrever o seu último trabalho “Estudo da Flora do Bussaco”, obra que não chegou a ver publicada, tendo em conta o seu falecimento em 1893.

A sua condição de valorosa e destacada individualidade levou inauguração, no dia 28 de Abril de 1915 de um busto situado no jardim da Escola Superior de Medicina Veterinária. Em Setembro de 1993, no âmbito do centenário do seu falecimento, a sua memória foi evocada através de comemorações, na Escola, na Estação Zootécnica Nacional e em Alpiarça, a tua terra natal.

Designado Rua Bernardo Lima, este arruamento inicia-se na Rua Bernardim Ribeiro e termina na Avenida Duque de Loulé, por Deliberação Camarária de 4 de Junho de 1903 e respectivo Edital do Governo Civil de 08 de Junho do mesmo ano.

Bibliografia

AAVV (1893). Necrológio: Conselheiro Silvestre Bernardo de Lima. in: O Occidente, A. 16, nº 532. (1 de Out. 1893), p. 224
Fiadeiro, Joaquim (s.d.). Evocação do Professor Sylvestre Bernardo Lima. Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa
Melo, Ana Homem de (s.d.). Rua Bernardo Lima. Gabinete de Estudos Olisiponenses.

Veja a localização desta rua no mapa