Rua da Caridade

Image

O estudo da Toponímia constitui um desafio cuja dificuldade varia de acordo com as fontes disponíveis, aliás, como qualquer processo de de investigação. Para garantir a validação e objectividade dos nossos textos, o cruzamento de dados é uma condição sine qua non, evitando desde logo especulações e rumores sobre possíveis origens de cada topónimo, exceptuando-se eventuais lendas ou contos decorrentes da tradição oral e escrita.

Nos casos em que não existem fontes primárias, documentais, consideramos que a designação do arruamento e o seu simbolismo se encontram diluídos no tempo, cabendo-nos persistir na busca de novos dados.

No caso deste arruamento, sabemos que, de acordo com o Departamento de Toponímia da Câmara Municipal de Lisboa, este topónimo será anterior ao Terramoto de 1755, visto que existe a referência à Rua da Charid.e nos registos paroquiais, tendo posteriormente adoptado a grafia actual. Este Departamento propõe ainda a hipótese de a sua origem estar relacionada com os Irmãos da Caridade, agrupamento religioso a que Gustavo Matos Sequeira indicou ter assumido a responsabilidade pela gestão dos bens de dotação da Ermida Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens, construída em 1749, lugar onde se sediou a Freguesia de São Mamede.

Designado Rua da Caridade, este arruamento tem início na Rua do Passadiço e termina na Rua do Cardal a São José.

Bibliografia

Rua da Caridade (s.d.). Departamento de Toponímia da Câmara Municipal de Lisboa
Sequeira, Gustavo Matos de (1933). Depois do Terremoto. Subsídios para a História dos Bairros Ocidentais de Lisboa. Coimbra: Imprensa da Universidade, vol. IV.

Veja a localização desta rua no mapa