Rua do Prior Coutinho

Image
José Inácio de Gouveia Coutinho (m. Lisboa, 18 Jan. 1859). Pároco da Freguesia do Coração de Jesus.

O estudo da Toponímia constitui um desafio cuja dificuldade varia de acordo com as fontes disponíveis, aliás, como qualquer processo de de investigação. Para garantir a validação e objectividade dos nossos textos, o cruzamento de dados é uma condição sine qua non, evitando desde logo especulações e rumores sobre possíveis origens de cada topónimo, exceptuando-se eventuais lendas ou contos decorrentes da tradição oral e escrita.
Nos casos em que não existem fontes primárias, documentais, consideramos que a designação do arruamento e o seu simbolismo se encontram diluídos no tempo, cabendo-nos persistir na busca de novos dados.

No caso deste arruamento, apenas sabemos que lá se encontra a casa onde morou este padre. A acção na Freguesia do Coração de Jesus justificou uma homenagem na forma de uma placa instalada na parede do edifício em Janeiro de 1888, mês e ano em que foi publicado o Edital no qual o Presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Pereira Palha Osório Cabral (1850-1897) fez saber que a Travessa do Açougue Velho passou a ter a denominação de Rua do Prior Coutinho.

Pode ler-se na placa, ainda hoje imaculadamente preservada:
“Nesta casa faleceu aos 18 de Janeiro de 1859 o Parocho d’esta Freguesia do Coração de Jesus, P.e José Ignácio de Gouvea Coutinho. Fique esta lapida aqui perpetuando a augusta memória das suas virtudes e a grata saudade dos que foram seus parochianos. Janeiro 1888”
    
Designado Rua do Prior Coutinho pela Deliberação Camarária de 31 de Dezembro de 1887 e o acima referido Edital do Governo Civil de 10 de Janeiro de 1888, este arruamento tem início na Rua do Passadiço e termina na Rua de Santa Marta.

Veja a localização desta rua no mapa