Rua Dr. Almeida Amaral

Image

Manuel Almeida Amaral (n. Lisboa, 1903; m. Lisboa, 15 Mai. 1960). Médico.

Ingressou na Faculdade de Medicina de Lisboa, onde obteve o grau de licenciado em 1926 na sequência da defesa da dissertação Tratamento Cirúrgico das Doenças Mentais.

Tendo enveredado pelo campo da Psicologia, no ano seguinte tornou-se professor assistente dessa disciplina. Sob orientação do emérito professor da Universidade de Coimbra, José de Matos Sobral Cid (1877-1941), estagiou em clínicas reputadas em França, Espanha e Suíça, tendo adquirido competências na aplicação da Ergoterapia em hospitais especializados em tratamento de doenças mentais. Consiste num processo terapêutico utilizado para reabilitação e mesmo tratamento deste tipo de doente, através da ocupação do seu tempo com tarefas físicas ou manuais que privilegiem a atenção e a concentração. Também é conhecida por Terapia Ocupacional.

Em 1933, assumindo plenas funções enquanto médico da Armada, foi nomeado Chefe do Departamento de Neuropsiquiatria do Hospital da Marinha, tendo implementado o método de recrutamento e selecção psicotécnica no processo de admissão de novos marinheiros.
Posteriormente, foi director do Hospital Miguel Bombarda, onde levou a cabo reformas profundas no sentido de desenvolver e de melhorar as condições de internamento de de tratamento dos doentes com doença mental.
Concluiu o seu Doutoramento na Faculdade de Medicina em 1944, no âmbito do qual produziu uma dissertação intitulada O Tratamento Cirúrgico das Doenças Mentais: Contribuição para o Estudo dos Resultados Terapeuticos da Leucotonomia Pré-Frontal.

Entre 1956 e 1960 foi eleito Vice-Presidente e Presidente (dois biénios, respectivamente) da Sociedade Portuguesa de Neurologia e Psiquiatria.

Anteriormente designado Rua de Rilhafoles (anterior denominação do Hospital Miguel Bombarda) este arruamento foi renomeado Rua da Alameda pelo Edital do Governo Civil de 18 de Dezembro de 1893, tendo sido rebaptizado com a designação Rua Dr. Almeida Amaral por via do Edital do Governo Civil de 12 de Agosto de 1982. Inicia-se na Alameda de Santo António dos Capuchos e termina da Rua da Cruz da Carreira.


Bibliografia

Rua Dr. Almeida Amaral. Departamento de Toponímia da Câmara Municipal de Lisboa
AAVV. Técnicas para o Estudo dos Resultados Terapeuticos da Leucotomia Pré-Frontal – Manuel de Almeida Amaral, 1944. Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens.

Veja a localização desta rua no mapa