Travessa da Légua da Póvoa

Image

Légua da Póvoa

Segundo o Novo diccionário da língua portuguesa, cuja primeira edição data de 1899, esta expressão significa uma grande distância, e está associada a uma longa recta (actual estrada N205) que liga a Póvoa do Varzim à cidade de Barcelos. Deu origem ao dito popular “é do tamanho da Légua da Póvoa”, empregando-se como unidade comparativa de mensuração metafórica, no sentido de enfatizar a ideia de grande extensão ou dimensão.
No extremo desta estrada encontra-se a freguesia de Laúndos (Póvoa de Varzim), existente desde 1033 sob a designação de Montis Lanutus, onde foi construído o santuário de Nossa Senhora da Saúde, na localidade de São Félix, ponto alto onde existiam inúmeros moinhos.

Nesta estrada é cumprida anualmente no dia 21 de Março a Procissão de Passos de Amorim, integrada nas celebrações pascais. Ao longo da sua extensão poder-se-á encontrar também a capela de Santo António da Estrada (erigido em 1907), onde ocorrem igualmente festividades religiosas, tais como o Corpo de Deus e a Nossa Senhora das Candeias.

A origem deste topónimo em Lisboa é desconhecida, assim se designando pelo menos desde 1833. Localizando-se no antigo Bairro dos Artesãos, por aí se terem construído as Fábricas das Sedas e dos Pentes, e considerando que antes do Terramoto de 1755 esse terreno não era urbanizado, persiste a dúvida acerca do motivo da  atribuição desta nomeação a este arruamento.

Designado Travessa da Légua da Póvoa, este arruamento inicia-se na Praça das Amoreiras, terminando na Rua de Artilharia Um.

Bibliografia

Carneiro, Deolinda Maria Veloso (2006). As procissões na Póvoa de Varzim (1900-1950). Imaginário religioso e piedade colectiva. Dissertação de Mestrado. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto;
Figueiredo, António Cândido (1913). Novo diccionário da língua portuguesa. Lisboa: Livraria Clássica;
Melo, Ana Homem de (s.d.). Travessa da Légua da Póvoa. Lisboa: Gabinete de Estudos Olisiponenses;
Sequeira, Gustavo Matos de (1917). Depois do terremoto; subsídios para a história dos bairros ocidentais de Lisboa. Lisboa: Academia das Sciências de Lisboa.

Veja a localização desta rua no mapa