Teatro Variedades

O Teatro Variedades foi concebido em 1922 para ser a segunda casa de espetáculos do Parque Mayer, em Lisboa, e teve como arquiteto Urbano de Castro. As obras iniciaram-se em 1924 e a sua inauguração decorreu em 1926 com o espetáculo de revista "Pó de arroz", produzido pelos "Troianos", que eram uma parceria liderada por Ernesto Rodrigues e Luís Galhardo.

Localizado onde antes existia o lago dos jardins do palacete Mayer, o teatro apresentou espetáculos de revista e de teatro declamado, mas sofreu um incêndio em 1966, tal como outros edifícios do Parque. Depois de algumas apresentações esporádicas nos anos noventa, o Teatro Variedades fechou definitivamente as suas portas nessa mesma década. Desde a sua inauguração, o teatro produziu em média cinco espetáculos por ano até à década de sessenta, altura em que a produção diminuiu visivelmente.

Localização:
Parque Mayer, 1250-096 Lisboa
Ano:
1926

Mais Informação

Durante os anos 90, os empresários Hélder Freire Costa e Vasco Morgado Júnior investiram na renovação do interior do teatro. Foi neste espaço que, em 1992, o encenador Filipe La Féria gravou para a RTP1 o programa semanal Grande Noite - uma série de 26 episódios com uma variedade de artistas convidados que se tinham destacado em espetáculos do Parque Mayer, além de um elenco fixo que incluía atores mais jovens.