Ao entrarmos na loja 194 na Rua de São Marçal, é impossível ficar indiferente ao tom verde que contrasta com os moldes dourados pendurados na parede. Chaves, puxadores, fechaduras... fazem parte desta loja de ferragens de estilo, que é ao mesmo tempo uma oficina, que nos transporta para um mundo cheio de história.

Estamos na Casa Achilles a funcionar desde 1905 na nossa freguesia. E quem nos recebe é António Lucas, o atual proprietário, outrora cliente.

“Trabalhava com móveis clássicos e vinha aqui buscar as ferragens. Um dia fui informado por um funcionário que iam fechar e fiquei preocupado. Descobri que gostava mais disto do que pensava e não podia deixar o negócio desaparecer”. Confessa-nos António que está há mais de 20 anos a transformar metal em peças de arte funcionais.

O gosto pelo seu trabalho, o respeito pela técnica e o cuidado em perceber o que cada cliente procura, são alguns dos segredos para manter a Casa a funcionar há 116 anos.

“É preciso gostar, sentir a alma do negócio e entender também o que o cliente quer. Para além disso, quando se nasce com um sentido de estética forte e uma cultura clássica isto apaixona, porque do nada, de um bocado de metal, faz-se uma coisa belíssima”.

E, nesta que é a última casa comercial a fazer reprodução por molde em latão, é possível encontrar o antigo e o novo.

“As pessoas podem encontrar aqui a mesma coisa, porque aprendi muito com os antigos funcionários. Mas também evoluímos com a criação de mais moldes e valências. Usamos a técnica antiga e desenvolvemos muito na área do restauro, na recuperação de casas”.

Aproveite para conhecer a loja de ferragens de estilo e a oficina de segunda a sexta, das 10h às 19h.