No dia em que passávamos pela rua de São José nº100 fomos atraídos pelo bolo com mousse de limão e alguns folhados mistos. Estamos no “Festival dos Sabores do Lima”, uma mercearia tradicional há mais de 30 anos na nossa freguesia.

Mais conhecida como a Casa do Lima, está hoje nas mãos de Elisabete Lima, que herdou a loja dos pais, e aos poucos tem reinventado este espaço. “Tenho vindo acrescentar algumas coisas. Como por exemplo a zona do café e dos bolos caseiros, algo que na altura do meu pai não existia. Uma forma de combater a falta de clientes e levarmos esta mercearia a bom porto”. E tem conseguido com muita persistência e amor pelo o que faz. “Eu trabalho aqui porque gosto. Não me estava a ver a fazer outra coisa. Eu gosto mesmo disto”.

De um lado temos os produtos típicos: enchidos, queijos e o vinho que atraem mais os estrangeiros. Do outro, temos a mercearia com enlatados, os lacticínios ou mesmo os legumes que ajudam a dar vida e cor a esta mercearia que já faz parte da vida de muitas famílias. “Esta não é a minha freguesia, mas é a minha casa. Aqui eu sei quem é o presidente da junta, onde eu moro não o conheço. Conheço muito mais do que se passa aqui e há clientes que já fazem parte da família”.

Entre um café, um bolo e uma peça de fruta, Elisabete acaba por apoiar e ouvir os seus clientes. “Tenho aqui clientes que me viram crescer, casar e construir família. Acabamos por ter uma ligação diferente e muitas vezes ajuda só estar aqui para os ouvir”.

Se estiver a passear por esta rua aproveite para entrar. Peça um café e um bolo, onde é impossível não se deixar atrair por aquele cheiro caseiro logo pela manhã. Atrás do balcão Elisabete Lima tem sempre uma palavra amiga para nos receber.

 

Local: Rua de São José 98,100

Horário: segunda a sábado das 07h às 24h | domingos e feriados das 08h às 20h (não encerra para almoço)