Há muito... muito tempo na Rua Nova de São Mamede, nº6, funcionava uma leitaria e uma taberna, nos anos 60 tornou-se um antiquário de seu nome “O Ferrolho”. Entre as distintas fases e os donos que já conheceu, hoje é Mafalda Amaro Taborda que está à frente do negócio. Desde 2005 com a loja Taborda Antiguidades afirma que sempre soube o caminho que queria seguir.

“Antes de entrar para a faculdade de Belas Artes disse logo ao meu pai que queria ser antiquária. Gosto de ver a beleza de cada uma das peças e ao trabalhar com antiguidades tenho a sorte de possuir por algum tempo coisas muito belas e com história”. Mas por ser uma pessoa apaixonada pelo trabalho que faz teve que encontrar formas de defesa para cada peça que vende.

“Custa-me imenso desfazer-me de uma peça, mas tive que decidir as peças que compro para mim e as peças que compro para a loja. Tenho que fazer esta diferença porque senão não se consegue vender, queremos ficar com tudo”.

Desde móveis, pratas, quadros, candeeiros são diversas as antiguidades que se podem encontrar. Não se espante se encontrar mais peças do século XVIII afinal esse foi o século para Mafalda que “se fizeram coisas lindas, de materiais nobres”.

Mas este antiquário é também o seu ateliê. Afirma que gosta de pintar, já faz retratos desde os 15 anos e com a pandemia “tinha que estar fechada pensei no que podia fazer, lembrei-me de fazer retratos que sempre tinha feito. As pessoas começaram a fazer encomendas”.

A outra vertente da sua pintura retrata a vida, a esperança, a amizade e o amor. Como é o caso da sua exposição “Correntes” e a próxima que está a preparar “Diabos à solta”, a inaugurar a 24 de fevereiro, no Espaço Santa Catarina.

“Quando me dediquei às antiguidades, a pintura foi ficando (...), com a doença do meu marido (e depois o seu falecimento) foi uma coisa que voltou outra vez. Foi o fio que me ajudou a sobreviver e a conduzir a minha vida”.

Uma vida de amor e de entrega refletida nas suas mãos quando pinta ou quando se dedica às peças que tem na loja de antiguidades na nossa freguesia.

Local: Rua Nova de S. Mamede, 6

Horário: segunda a sexta-feira das 11h às 19h

Atendimento por marcação: 968 117 239

Site: www.tabordaantiguidades.com