Na sequência do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo Coronavírus (Covid-19) e das orientações da DGS para diminuir a evolução epidemiológica, a Freguesia de Santo António (Lisboa) tomou as seguintes medidas temporárias, no âmbito do seu Plano de Contingência, com vista a reduzir os riscos de exposição e contágio, com o objetivo de garantir os serviços à população que serve.

População essa que não pode ser esquecida ou deixada em pausa, uma vez que na sua maioria são pessoas de risco (+60 anos e doentes crónicos), e que dependem de muitos dos nossos programas de apoio social. Temos equipas da Freguesia de Santo António a trabalhar sete dias por semana, nas mais diversas áreas, para dar resposta a quem aqui vive.

O primeiro supermercado social, VALOR HUMANO, inaugurado no coração de Lisboa, pela primeira vez fechou as suas portas ao atendimento presencial. Mas continuamos a garantir que os bens alimentares são entregues em casa dos fregueses à hora marcada. 
 
Diariamente continuamos a visitar a casa de quem mais precisa nas tarefas domésticas. Seja para limpar o pó, fazer a cama ou limpar o chão, esta ajuda continua a ser garantida pelo nosso programa VASSOURAS & COMPANHIA.
 
Perante esta nova realidade que vivemos, criámos novos programas de apoio. NÃO SAIA DE CASA, NÓS FAZEMOS AS COMPRAS POR SI, que pretende reduzir o risco de exposição e contágio dos mais vulneráveis. Sejam medicamentos, compras de supermercado, todos estes produtos chegam a casa dos nossos fregueses, de segunda a sexta. 
 
E se pretendemos que as pessoas evitem saídas desnecessárias à rua, estamos a promover a divulgação dos estabelecimentos que, estando autorizados a permanecer abertos em condições específicas de atendimento, continuam a trabalhar. Para tal, contamos com os nossos comerciantes para juntos construirmos uma lista atual que é carregada no site da Freguesia como na plataforma criada pela Câmara Municipal de Lisboa para o efeito. 
 
As redes sociais têm sido, neste momento de privação, uma forma de aproximação e de aprendizagem. Por isso todos os dias desafiamos a nossa comunidade a contribuir com ideias, receitas, contos, jogos para fazermos em casa. Em Casa com Todos surge diariamente na página Facebook da Freguesia de Santo António para as semanas não parecerem tão longas, não só para as crianças, mas para todos. E como forma de aproveitar o fim de semana, aos sábados sugerimos livros que podem ser lidos online – Biblioteca online e ao domingo passeamos pelos vários Museus do Mundo – Museu em casa. Uma breve sensação de "ir para fora cá dentro".
 
Na próxima semana muitas vão ser as crianças e os jovens que entram nas tão esperadas Férias da Páscoa. E como forma de dar resposta a este período, a nossa Freguesia criou o programa Em Santo António as Férias não tiram Férias. No qual pretendemos nas próximas duas semanas desafiar os mais novos com um plano de atividades que possam realizar em casa.
 
Seja através de novos programas ou de apoios já antes realizados, estando nesta fase a Freguesia a dar resposta a duas centenas de pessoas em casa, este é sem dúvida um período incerto e difícil para todos. Mas tem sido com o apoio dos nossos, entre a nossa equipa, empresas e hotéis, que tem sido possível continuar este trabalho que não pode ficar de quarentena.

Para mais informações Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Material de Apoio:
fotografia limpeza rua_1
fotografia limpeza rua_2
fotografia ação social
fotografia Não Saia de Casa
fotografia desinfestação