A Freguesia de Santo António inicia um ciclo de conferências sobre o Mundo Islâmico. Na perspetiva de ajudar a desmistificar sobre este tema bem como levar ao debate junto da sociedade civil e das instituições públicas e privadas que estejam interessadas no estudo de tais matérias, estes ciclos arrancam já no mês de marçona Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant’Anna (BACS) em parceria com o Observatório do Mundo Islâmico.
 
No dia 4 de março, das 18h30 às 20h, Felipe Pathé Duarte (Professor do Instituto Superior de Ciências e Segurança Interna e membro da Direção do Observatório do Mundo Islâmico) será o primeiro convidado para falar do tema Islamismo: Do movimento social à ação direta.
 
O Islão no século XXI passando pelas interpretações do Alcorão ou a questão atual da Líbia são alguns dos temas que vão ser abordados ao longo destas conferências. Pode consultar o programa abaixo:
 
04 de março de 2020
Palestrante: Felipe Pathé Duarte (Professor do Instituto Superior de Ciências e Segurança Interna e membro da Direção do Observatório do Mundo Islâmico)
Tema: Islamismo: Do movimento social à ação direta
 
18 de março de 2020
Palestrante: Khalid Jamal (formado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, membro da Direção da Comunidade Islâmica de Lisboa, e Secretário da Assembleia-Geral do Observatório do Mundo Islâmico)
Tema: O Islão no século XXI: Quo vadis?
 
01 de abril de 2020
Palestrante: Zabir Edriss (Mestre em Árabe e Cultura Islâmica, Presidente do Centro Cultural Colinas do Cruzeiro e membro do Conselho Consultivo do Observatório do Mundo Islâmico)
Tema: O Alcorão e as suas interpretações
 
15 de abril de 2020
Palestrante: Pedro Gomes Barbosa (Professor da Universidade de Lisboa e Secretário-Geral do Observatório do Mundo Islâmico)
Tema: Líbia e a geopolítica atual
 
29 de abril de 2020
Palestrante: Doutor João Henriques (Investigador do Observatório das Relações Exteriores da Universidade Autónoma de Lisboa e Vice-Presidente do Observatório do Mundo Islâmico)
Tema: Migrações e Segurança
 
06 de maio de 2020
Palestrante: Hermenegildo Fernandes (Professor da Universidade de Lisboa e membro da Direção do Observatório do Mundo Islâmico)
Tema: O Islão e a tolerância: Perspetivas históricas
 
 
ORGANIZAÇÃO: FREGUESIA DE SANTO ANTÓNIO
PARCERIA COM O OBSERVATÓRIO DO MUNDO ISLÂMICO
LOCAL: Rua Alexandre Herculano, 46 - R/C, em Lisboa (Biblioteca ARQUITETO Cosmelli Sant’Anna)
HORÁRIO: 18H30 às 20H00
MAIS INFORMAÇÕES: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.