A Freguesia de Santo António inaugura no próximo mês de outubro, na Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant´Anna (BACS), em Lisboa, o ciclo de exposições IlustraNatura, dedicada à ilustração científica e à pintura naturalista.
 
Este ciclo será iniciado com uma exposição de gravuras e pinturas de João Carvalho intitulada “4CantosDoMundo (i): Mamíferos do Japão – Um Deslumbramento Riscado”.
 
“Ao longo de mais uma década, em que a inspiração se renova em cada uma das 18 viagens de descoberta em solo nipónico, as formas específicas da fauna japonesa acabam por se expressar numa forma solta do desenho. A partir das narrativas cristalizadas nos esboços dos inúmeros diários de viagem, os animais do país do sol nascente, já na calma do solo português, derretem-se por sua vez pelas linhas gravadas em matrizes e pelas pinceladas monocromáticas na tela de linho natural.
O pincel molhado imita as linhas riscadas. A ponta seca da gravura confere materialidade às linhas imaginadas” (João Carvalho, Lisboa, 1 de agosto de 2019).

Com inauguração marcada para o dia 3 de outubro, das 18h às 21h, esta exposição estará patente até ao dia 30 de outubro, de segunda a sexta entre as 10h00 e as 18h00 na Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant'Anna (BACS), na rua Alexandre Herculano, nº46 R/C Drt., em Lisboa. A entrada é livre.

Material de apoio:
Bibliografia de João Carvalho