+351 218 855 230     info@jfsantoantonio.pt
Lisboa:

Em casa com Todos

COVID-19

Neste momento de privação também pode ser uma forma de aprendermos ou experimentarmos algo novo. Daí que queremos lançar um desafio a toda a comunidade, fregueses e vizinhos - venham partilhar uns com os outros ideias, receitas, contos, jogos ou atividades para fazermos em casa e que nos permitam ter uma breve sensação de "ir para fora cá dentro". Basta enviar a vossa sugestão com um vídeo, uma fotografia e/ou um breve texto para comunicacao@jfsantoantonio.pt.

A primeira ideia foi da Marta no dia 15 de março de 2020: Jogo da Memória

Instruções:
- colocar numa mesa vários objetos de pequena dimensão. Os jogadores são chamados e têm 1 minuto para ver todos os objetos.
- de seguida vão para outra sala onde têm de escrever (ou descrever, no caso dos mais pequenos) todos os objetos que estavam na mesa.
(misturar e retirar alguns objetos)
- os jogadores são chamados e têm 1 minuto para ver todos os objetos. De seguida vão para outra sala.
- quando voltam, têm 1 minuto para olhar para a mesa e adivinharem quais os objetos que entretanto foram retirados.
(misturar e acrescentar alguns objetos)
- os jogadores são chamados e têm 1 minuto para ver todos os objetos. De seguida vão para outra sala.
- quando voltam, têm 1 minuto para olhar para a mesa e adivinharem quais os objetos que entretanto foram acrescentados.

A segunda ideia foi-nos enviada pela Rita Pacheco, no dia 16 de março de 2020, para colorir as janelas da nossa freguesia.
O desafio é muito simples, aproveitando que estamos em casa, teremos de fazer um arco íris e colar nas janelas ou varandas, virados para a rua. 
No desenho deve constar a frase: Vamos todos ficar bem.

A ideia seguinte veio para ajudar a fazer uma prenda para o Dia do Pai, e com os materiais que existem nas vossas casas, façam um presente especial para celebrar este dia. Podem fazer o desenho do vosso pai numa folha, escrever uma carta para dizer aquilo que mais gostam nele, ajudar na preparação do jantar, fazer molduras para fotografias ou até suportes para as mesmas.
As opções variam conforme aquilo que têm em casa. 

A sugestão do dia 19 de março de 2020 passou por incutir de forma lúdica a importância do ato de lavar as mãos, explicando assim às nossas crianças um pouco mais acerca deste novo vírus, de forma divertida e educativa.
1º - Desenhar um monstrinho no dorso da mão
2º - Explicar a importância de lavar as mãos várias vezes ao dia para combater o vírus
3º - Antes de deitar, na última lavagem de mãos do dia, o monstrinho desenhado deverá ter desaparecido, concluindo que a criança percebeu a mensagem:)
Mostrem-nos os vossos monstrinhos, as crianças a lavar as mãos ou enviem-nos sugestões de outras atividades que tenham feito, para que possamos divulgar e entreter a criançada.

No dia seguinte a proposta recaiu numa videochamada. Com saudades dos amigos da escola? Do vizinho com quem brincariam no fim de semana?
Façam videochamadas com os vossos amigos, troquem dúvidas sobre a matéria dada, ajudem-se mutuamente e partilhem a vossa experiência de estar em casa: o que têm feito, o que gostariam de fazer e ainda o que estão a aprender com esta mudança repentina de hábitos.

Desenhámos também sombras de animais com o objetivo de descobrirmos uma nova perspetiva das coisas, através da sombra. O desafio foi simples, com um papel, um lápis e vários animais, procurar uma janela com o sol a espreitar, e desenhar as sombras.

A sugestão do dia 22 de março de 2020 exigiu alguma técnica e paciência. Vão precisar de uma folha e uma caneta. Estão prontos? 
- Reunir toda a família na cozinha e selecionar os alimentos que estão perto de terminar a validade ou que podem ser usados no imediato;
- Pôr os alimentos em cima de uma mesa, ou de um balcão;
- Agora está na altura de, como esses alimentos, pensarem num menu para o dia de hoje (podem usar outros alimentos que não estejam na seleção que fizeram, mas os que estão, terão de obrigatoriamente ser usados, para combater o desperdício);
- Escrevam o menu na folha de papel e comecem a pô-lo em prática em 3… 2… 1…
Queremos saber como correu o desafio. Enviem-nos fotos dos vossos pequenos cozinheiros e dos seus petiscos.

Uma das sugestões enviadas por email foi perceber como funciona um foguetão.
Vais precisar de um fio com 4 metros, 1 palhinha, 1 balão, 1 mola de roupa e fita-cola. Tens tudo o que precisas? Então vamos começar...
1 - Ata uma das extremidades do fio a uma perna da cadeira da sala.
2 - Passa a outra extremidade do fio por dentro de uma palhinha.
3 - Ata a extremidade livre do fio ao manípulo de uma janela ou a uma porta.
4 - Enche o balão. Torce a "boca" do balão e prende-a com uma mola de roupa, para que o ar não saia.
5 - Com duas tiras de fita-cola, prende o balão à palhinha, com a mola virada para a cadeira.
O que pensam que vai acontecer quando tirar a mola do balão? Contem-nos como correu a experiência.

A sugestão de hoje foi-nos enviada por e-mail e vai fazer com que os mais novos fiquem ligados à sétima arte: o cinema.

O IndieJúnior Allianz: Curtas em casa, escolheu algumas curtas metragens que estiveram no festival para ajudar-te a passar o tempo mais depressa: a história de um carpinteiro obcecado pela ideia de fazer o objecto perfeito, um lobo que gosta de fazer ballet, uma casa num mundo semelhante ao nosso, um camaleão, o sol e a chuva, assim como uma mãe atarefada. As curtas metragens podem ser vistas aqui: http://www.indiejunior.com/indiejunior-allianz-curtas-em-casa/

A sugestão do dia 25 de março foi um pouco... gulosa. Fácil, prático e rápido.. é assim o bolo de chocolate de caneca. Numa caneca coloque 2 colheres de sopa de farinha, 2 colheres de sopa de açúcar e 2 colheres de sopa de chocolate em pó. Mexa tudo e junte um ovo. Junto 2 colheres de sopa de leite e 2 colheres de sopa de óleo. Leve ao microondas durante 3 minutos a 1000watts.

Que tal ficou o vosso bolo? Por aqui até sentimos o cheirinho a bolo acabado de fazer.

A sugestão de 26 de março foi-nos enviada pela Rita Moreira, que é Educadora de Infância, e que ensina as crianças a fazer uma massagem relaxante.

O desafio só é bem sucedido se imaginarem mesmo que estão a preparar uma pizza. Estão prontos? Então vamos a isto.

1 - Começa por esticar a massa nas costas (vais ter de usar a força, tem de ficar muito bem esticadinha).

2 - Espalha o tomate.

3 - Adiciona os restantes ingredientes, um de cada vez, e com movimentos de mãos diferentes.

4 - Finaliza a tua pizza com o queijo.

Agora és tu que vais receber a massagem. A melhor pizza é a da pessoa que ficar mais relaxada.

 

 

MAGAZINE SANTO ANTÓNIO

APP DE SANTO ANTÓNIO

A aplicação para dispositivos móveis da Freguesia de Santo António permite que aceda, de forma simples e gratuita,  à informação, agenda, noticias e serviços da sua freguesia e reportar "problemas na minha rua" que eventualmente surjam. Basta que se registe na nossa plataforma.

 

Para mais informações comunicacao@jfsantoantonio.pt

Descarregue aqui a APP

Disponível em iOS e Android

Search