+351 218 855 230     info@jfsantoantonio.pt
Lisboa:

Em casa com Todos

COVID-19

Neste momento de privação também pode ser uma forma de aprendermos ou experimentarmos algo novo. Daí que queremos lançar um desafio a toda a comunidade, fregueses e vizinhos - venham partilhar uns com os outros ideias, receitas, contos, jogos ou atividades para fazermos em casa e que nos permitam ter uma breve sensação de "ir para fora cá dentro". Basta enviar a vossa sugestão com um vídeo, uma fotografia e/ou um breve texto para comunicacao@jfsantoantonio.pt.

A primeira ideia foi da Marta no dia 15 de março de 2020: Jogo da Memória

Instruções:
- colocar numa mesa vários objetos de pequena dimensão. Os jogadores são chamados e têm 1 minuto para ver todos os objetos.
- de seguida vão para outra sala onde têm de escrever (ou descrever, no caso dos mais pequenos) todos os objetos que estavam na mesa.
(misturar e retirar alguns objetos)
- os jogadores são chamados e têm 1 minuto para ver todos os objetos. De seguida vão para outra sala.
- quando voltam, têm 1 minuto para olhar para a mesa e adivinharem quais os objetos que entretanto foram retirados.
(misturar e acrescentar alguns objetos)
- os jogadores são chamados e têm 1 minuto para ver todos os objetos. De seguida vão para outra sala.
- quando voltam, têm 1 minuto para olhar para a mesa e adivinharem quais os objetos que entretanto foram acrescentados.

A segunda ideia foi-nos enviada pela Rita Pacheco, no dia 16 de março de 2020, para colorir as janelas da nossa freguesia.
O desafio é muito simples, aproveitando que estamos em casa, teremos de fazer um arco íris e colar nas janelas ou varandas, virados para a rua. 
No desenho deve constar a frase: Vamos todos ficar bem.

A ideia seguinte veio para ajudar a fazer uma prenda para o Dia do Pai, e com os materiais que existem nas vossas casas, façam um presente especial para celebrar este dia. Podem fazer o desenho do vosso pai numa folha, escrever uma carta para dizer aquilo que mais gostam nele, ajudar na preparação do jantar, fazer molduras para fotografias ou até suportes para as mesmas.
As opções variam conforme aquilo que têm em casa. 

A sugestão do dia 19 de março de 2020 passou por incutir de forma lúdica a importância do ato de lavar as mãos, explicando assim às nossas crianças um pouco mais acerca deste novo vírus, de forma divertida e educativa.
1º - Desenhar um monstrinho no dorso da mão
2º - Explicar a importância de lavar as mãos várias vezes ao dia para combater o vírus
3º - Antes de deitar, na última lavagem de mãos do dia, o monstrinho desenhado deverá ter desaparecido, concluindo que a criança percebeu a mensagem:)
Mostrem-nos os vossos monstrinhos, as crianças a lavar as mãos ou enviem-nos sugestões de outras atividades que tenham feito, para que possamos divulgar e entreter a criançada.

No dia seguinte a proposta recaiu numa videochamada. Com saudades dos amigos da escola? Do vizinho com quem brincariam no fim de semana?
Façam videochamadas com os vossos amigos, troquem dúvidas sobre a matéria dada, ajudem-se mutuamente e partilhem a vossa experiência de estar em casa: o que têm feito, o que gostariam de fazer e ainda o que estão a aprender com esta mudança repentina de hábitos.

Desenhámos também sombras de animais com o objetivo de descobrirmos uma nova perspetiva das coisas, através da sombra. O desafio foi simples, com um papel, um lápis e vários animais, procurar uma janela com o sol a espreitar, e desenhar as sombras.

A sugestão do dia 22 de março de 2020 exigiu alguma técnica e paciência. Vão precisar de uma folha e uma caneta. Estão prontos? 
- Reunir toda a família na cozinha e selecionar os alimentos que estão perto de terminar a validade ou que podem ser usados no imediato;
- Pôr os alimentos em cima de uma mesa, ou de um balcão;
- Agora está na altura de, como esses alimentos, pensarem num menu para o dia de hoje (podem usar outros alimentos que não estejam na seleção que fizeram, mas os que estão, terão de obrigatoriamente ser usados, para combater o desperdício);
- Escrevam o menu na folha de papel e comecem a pô-lo em prática em 3… 2… 1…
Queremos saber como correu o desafio. Enviem-nos fotos dos vossos pequenos cozinheiros e dos seus petiscos.

Uma das sugestões enviadas por email foi perceber como funciona um foguetão.
Vais precisar de um fio com 4 metros, 1 palhinha, 1 balão, 1 mola de roupa e fita-cola. Tens tudo o que precisas? Então vamos começar...
1 - Ata uma das extremidades do fio a uma perna da cadeira da sala.
2 - Passa a outra extremidade do fio por dentro de uma palhinha.
3 - Ata a extremidade livre do fio ao manípulo de uma janela ou a uma porta.
4 - Enche o balão. Torce a "boca" do balão e prende-a com uma mola de roupa, para que o ar não saia.
5 - Com duas tiras de fita-cola, prende o balão à palhinha, com a mola virada para a cadeira.
O que pensam que vai acontecer quando tirar a mola do balão? Contem-nos como correu a experiência.

A sugestão de hoje foi-nos enviada por e-mail e vai fazer com que os mais novos fiquem ligados à sétima arte: o cinema.

O IndieJúnior Allianz: Curtas em casa, escolheu algumas curtas metragens que estiveram no festival para ajudar-te a passar o tempo mais depressa: a história de um carpinteiro obcecado pela ideia de fazer o objecto perfeito, um lobo que gosta de fazer ballet, uma casa num mundo semelhante ao nosso, um camaleão, o sol e a chuva, assim como uma mãe atarefada. As curtas metragens podem ser vistas aqui: http://www.indiejunior.com/indiejunior-allianz-curtas-em-casa/

A sugestão do dia 25 de março foi um pouco... gulosa. Fácil, prático e rápido.. é assim o bolo de chocolate de caneca. Numa caneca coloque 2 colheres de sopa de farinha, 2 colheres de sopa de açúcar e 2 colheres de sopa de chocolate em pó. Mexa tudo e junte um ovo. Junto 2 colheres de sopa de leite e 2 colheres de sopa de óleo. Leve ao microondas durante 3 minutos a 1000watts.

Que tal ficou o vosso bolo? Por aqui até sentimos o cheirinho a bolo acabado de fazer.

A sugestão de 26 de março foi-nos enviada pela Rita Moreira, que é Educadora de Infância, e que ensina as crianças a fazer uma massagem relaxante.

O desafio só é bem sucedido se imaginarem mesmo que estão a preparar uma pizza. Estão prontos? Então vamos a isto.

1 - Começa por esticar a massa nas costas (vais ter de usar a força, tem de ficar muito bem esticadinha).

2 - Espalha o tomate.

3 - Adiciona os restantes ingredientes, um de cada vez, e com movimentos de mãos diferentes.

4 - Finaliza a tua pizza com o queijo.

Agora és tu que vais receber a massagem. A melhor pizza é a da pessoa que ficar mais relaxada.

 

A sugestão do dia 27 de março foi uma Caça ao Abecedário.

Espalhe folhas com letras pela casa, colocando-as ao nível das crianças.

Dê inicio ao jogo, dizendo a letra que quer que seja encontrada, ou pedindo a letra pela qual começa determinada palavra.

Para dificultar pode dar tempo limite, ou para tornar o jogo mais divertido peça que "vão ao pé coxinho" ou "a saltar de pés juntos".

 

No dia 28 de março fomos até ao mundo das artes. Com folhas e lápis de cor (ou outro material de pintura que tenham em casa) desenhem algumas coisas caso estivessem em contacto com a natureza. A ideia é que em cada folha trabalhem um tema diferente: numa folha o sol, noutra folha uma flor, numa outra uma borboleta, entre outras coisas que gostem e que estejam de acordo com o tema.

A 29 de março chegou-nos via e-mail a sugestão de fazer um piquenique dentro de casa. Lembram-se dos desenhos que fizeram ontem? Pois bem, espalhem-nos pela divisão da casa onde o piquenique vai acontecer: o sol brilhante, as flores cheias de cor e as borboletas que nelas pousam.

Será certamente uma tarde diferente, que ficará nas vossas memórias.

A sugestão do dia 30 de março foi doce.
Vais precisar de um pacote de gelatina, água e, caso tenhas, formas para gelatina.
1 - Aquece um copo com água.
2 - Coloca o conteúdo da gelatina em pó e junte água quente.
3 - Depois de tudo estar bem diluído, juntar um copo de água fria e levar ao frigorifico.

No final do mês de março 
plantámos um feijão para o ver crescer bem de perto, acompanhando um processo que se chama germinação.

Irás precisar de um copo (de preferência de vidro), algodão, grãos de feijão e água. Primeiro terás de humedecer o algodão com a água e forrar o fundo do copo. Depois terás de colocar alguns grãos de feijão sobre o algodão e deixar o copo num local com luz, tendo apenas a preocupação de deixar sempre o algodão humedecido.

Ao fim de mais ou menos 3 dias, o feijão irá germinar, e vais poder vê-lo crescer todos os dias mais um pouco.

No dia 1 de abril fomos explorar a natureza que nos rodeia, sem sair de casa, claro.

Desfrutem de um pouco de tempo no vosso quintal, varanda, ou mesmo à janela, permitindo conhecer todo um novo mundo natural!

Tentem identificar as árvores e as aves que observam, assim como os pequenos insectos.

Podem anotar as suas observações e fotografar o que vêm.

Podem também descarregar o Guia para registar a vida selvagem à sua porta: https://www.wilder.pt/wp-content/uploads/2017/11/Guia-para-registar-a-vida-selvagem-1.pdf

Uma outra opção é o site Explore Live Cams, que nos oferece uma coletânea de câmaras que mostram, ao vivo e em direto, animais e Natureza em vários pontos do mundo!

Fonte: QUERCUS

No dia 2 de abril, comemora-se o Dia Internacional do Livro Infantil e, não só neste dia, como em todos os outros, os livros são muito importantes. Não importa o género ou o autor, o importante é ler.
Nesta temática, a sugestão é que façam um marcador de livros, a partir de um envelope. Corta o canto do envelope e decora-o ao teu gosto (podes pintar, colar aplicações, ou escrever uma mensagem).

Outra sugestão foi de fazermos uma “limpeza de primavera”, sugerida pela Quercus, para aprendermos como, e onde, podemos entregar diferentes materiais para reciclagem na aplicação da Quercus para telemóveis: WasteApp, podendo também consultar o site https://www.wasteapp.pt/home.
Aproveitem este isolamento para dar um novo uso a objectos que já não utilizem, ou guardar para doar a instituições que necessitem (no caso da Freguesia de Santo António, a Mercearia Social Valor Humano, é o local ideal para o fazer). Porque às vezes nem nos apercebemos que aquilo que temos, e já não precisamos, pode ter um grande impacto noutro local.

No dia 6 de abril criámos um leão de cartão.
Para construíres este rei da selva necessitas de rolos de papel higiénico (apenas o cartão), cartolina para desenhares com caneta o focinho do leão, tinta para pintar os rolos, lã, cola e uma tesoura. Depois de todo o material à tua volta é só seguires os passos:
1 – Pintar os rolos de papel;
2 – Cortar fios de lã e colar no rolo para fazer a juba do leão;
3 – Desenha com caneta os olhos e focinho do leão, depois com a tesoura recorta. Quando estiver pronto é altura de colares por cima da juba no rolo;
4 - Por fim faz uma trança de lã e cola também no rolo, simulando o rabo do leão.

A sugestão do dia seguinte foi visualizar uma pequena curta-metragem sobre a importância dos livros e do ato de ler, porque "ler faz-nos voar..." Vejam "Os Fantásticos livros voadores" aqui: https://www.youtube.com/watch?v=dwh7Z2cRxYk

A 8 de abril explorámos as pinturas em relevo ou as pinturas insufláveis. Nesta tarde artística precisas da ajuda de um adulto.
Vais precisar de 1colher de farinha, 1 colher de sal, um pouco de tinta guache da cor que quiseres e água, para misturar.
Misturas a farinha com o sal, a cor que escolheste e juntas um bocadinho de água apenas para ficar com espessura para pintar.
Na folha de cartolina fazes o teu desenho e depois de terminado colocas no micro-ondas durante 10 a 20 segundos, depende a potência.
 

A 13 de abril fizemos robôs, com todos os materiais que temos em casa: plásticos, botões, tampas, rolhas, lã, tecido… o que quiseres!!!
Vais precisar de rolos de papel higiénico (apenas o rolo de cartão), papel de alumínio, cola e tesoura.
Tens que forrar os rolos com o papel de alumínio e depois decoras, cortas e colas o que quiseres….

Quem é que já ouviu falar em Origami? É uma arte muito antiga do Japão, e o objetivo é dobrar um papel de uma determinada forma, até que ele represente um objeto, imagens ou figuras, sem que o tenhas que cortar, e dando um aspeto tridimensional (3D). Vamos experimentar?
Vejam os tutorias:
- https://www.youtube.com/watch?v=gcp2FE5t4AA&feature=youtu.be
- https://www.youtube.com/watch?v=QgmLEZmFZqQ&feature=youtu.be

A 9 de abril estávamos na semana da Páscoa e a sugestão foi criar postais pop-up, com uma mensagem personalizada para oferecer aos teus amigos em casa, ou para alguém especial que queiras presentear quando pudermos todos sair de casa.
Para isso basta seguir as instruções do site https://papeis.blogs.sapo.pt/246652.html e visualizar mais ideias aqui https://www.youtube.com/watch?v=OJvInlo7BAE

Cozinhar em família é sempre uma atividade divertida, sejam doces ou salgados, ao almoço ou ao jantar.
Vais precisar de salsichas cruas, esparguete cru, sal, azeite e molhos para acompanhar. Vais precisar também da ajuda de um adulto.
Ponham uma panela ao lume com água, sal e uma colher de sopa de azeite.
Cortem as salsichas em rodelas, com largura aproximada de dois ou três dedos, e partam o esparguete ao meio.
Com cuidado e aos poucos, espetem o esparguete nas salsichas.
Coloquem tudo na panela, já com a água a ferver e deixem cozinhar. Sirvam com o molho que quiserem.

No dia 16 de abril foi tempo de escrever uma carta. Há quem diga que as cartas já saíram de moda, mas a nossa sugestão de hoje vem provar o contrário.
Podes escrever para um amigo, um familiar ou outra pessoa que queiras presentear…
Quando nos for possível sair de casa, pede a um adulto que ponha a carta no correio, para que essa pessoa a receba em casa. A quem vão escrever?

No dia seguinte pedimos ajuda para ilustrar a nossa Freguesia, através das vistas da tua janela.Recorrendo ao telemóvel propomos que nos mostres o que de mais bonito, estranho, invulgar, espetacular, ou até mesmo feio possas observar da tua janela.
A proposta é muito simples, só tens de observar o mundo, através daquilo que se passa à tua janela, e captar as imagens que achas importantes. Das fotografias tiradas ao longo de um dia, ou do fim de semana, escolhe a melhor e envia-nos.
As fotografias darão lugar a um álbum fotográfico que documente a vida da Freguesia, vista pelos olhos de quem espreita por detrás das várias janelas.
Envie-nos as suas fotografias para comunicacao@jfsantoantonio.pt com a indicação no assunto "da minha janela".


A 20 de março lançámos novos desafios através do Facebook da Freguesia de Santo António:

- Segundas e Sextas-Feiras - Chega o Chef em Casa, com o chef Manuel Freitas, do Centro Social Laura Alves com ideias para as refeições do dia a dia.

- Terças-Feiras - O “Passaporte da Leitura” lança-nos o desafio do Bingo da Leitura. Através da página de Facebook da Freguesia disponibilizamos o cartão das atividades a realizar durante as próximas cinco semanas. Será uma oportunidade para reler os livros favoritos, ler os que ainda não tivemos oportunidade de ler ou relembrar aqueles que nos eram lidos. A cada desafio superado, os quadrados, correspondentes a cada atividade, têm que ser coloridos para fazer BINGO.

- Quartas-Feiras - Vamos todos aproveitar para fazer desporto com a iniciativa Sofá e Boa Forma. Da parte da manhã exercícios físicos para os adultos e da parte da tarde exercícios para os seniores.

- Quintas-Feiras - Abrimos as portas do Facebook da Freguesia e da BACS para os nossos cientistas juniores entrarem em ação com várias experiências, com a Ciência na BACS Júnior. E uma vez por mês os mais pequenos podem ouvir o Canto de Conto em Casa. Todas as segundas quintas-feiras de cada mês, às 18h, uma história infantil para animar o final do dia.

- Sábados - Propomos várias obras literárias que podem ser lidas online, a não perder todos os sábados de manhã, no Facebook da Freguesia, a Biblioteca Online.

- Domingos - Os domingos de manhã são dedicados a viajar sem sair de casa com várias visitas a museus mundiais através do Museu em Casa.

MAGAZINE SANTO ANTÓNIO

APP DE SANTO ANTÓNIO

A aplicação para dispositivos móveis da Freguesia de Santo António permite que aceda, de forma simples e gratuita,  à informação, agenda, noticias e serviços da sua freguesia e reportar "problemas na minha rua" que eventualmente surjam. Basta que se registe na nossa plataforma.

 

Para mais informações comunicacao@jfsantoantonio.pt

Descarregue aqui a APP

Disponível em iOS e Android

Search