+351 218 855 230     info@jfsantoantonio.pt
Lisboa:

Notícias

Previous Next

A partir desta quinta-feira, 29 de julho, a Freguesia de Santo António passa a ser servida por uma Carreira de Bairro da CARRIS, o 19B Campo Mártires da Pátria / Circulação São Bento.

Esta percorre as duas colinas da freguesia, que passam agora a estar mais próximas.

Para utilizar a carreira de bairro pode utilizar o passe carreira de bairro (10 euros, válido por 30 dias), ou todos os títulos válidos na rede CARRIS. Conheça todas as paragens:

  • Campo Mártires da Pátria;
  • Alameda Santo António dos Capuchos;
  • Rua Luciano Cordeiro;
  • Rua Conde Redondo;
  • Rua Alexandre Herculano;
  • Rua Alexandre Herculano;
  • Largo do Rato;
  • Rua São Bento;
  • Rua São Bento;
  • Rua Nova Piedade;
  • Rua Palmeira;
  • Rua da Escola Politécnica;
  • Rua D. Pedro V;
  • Rua São Pedro de Alcântara;
  • Rua das Taipas;
  • Rua Conceição da Glória;
  • Rua do Telhal;
  • Campo Mártires da Pátria.

#FreguesiaSantoAntonioLisboa #CarreiradeBairro

O Cinema no Verão ao Ar Livre está de volta à Freguesia de Santo António, em Lisboa. De 6 a 28 de agosto, todas as sextas-feiras e sábados, o Parque Mayer recebe a sétima arte em sessões gratuitas para toda a família.

No primeiro fim de semana, 6 e 7 de agosto, poderá ver O Nosso Último Verão na Escócia (2014) e A Fabulosa Gilly Hopkins (2015), respetivamente. Já no segundo fim de semana iremos exibir os filmes Absolutely Anything – Uma Comédia Intergalática (2015), a 13 de agosto e Ou Nadas ou Afundas (2018), a 14 de agosto.

A 20 e 21 de agosto damos lugar aos filmes Acerta o Passo (2017) e Hector e a Procura da Felicidade (2014), respetivamente. Por fim, no último fim de semana, projetamos Não Incomoda (2014), a 27 de agosto, e Quo Vado ou Já Foste (2016), a 28 de agosto.

As exibições terão lugar às 21h00 e a entrada é gratuita, limitada aos lugares existentes.

À semelhança de eventos anteriores, o Cinema no Verão ao Ar Livre cumpre um plano de contingência com medidas de segurança contra a Covid-19, nomeadamente: o local terá circuitos de entrada e saída controlados por um colaborador da organização e álcool gel à entrada; os lugares cumprem o distanciamento físico e a saída é efetuada por fila, num período alargado, para evitar aglomerados de pessoas. Todo o material de plateia e divisões de segurança serão devidamente higienizados antes de cada sessão e os intervalos serão evitados, ou reduzidos ao mínimo indispensável.

Uma iniciativa da Freguesia de Santo António – Lisboa com o apoio da EGEAC e da EMEL.

Tendo em conta o crescimento da pandemia em Portugal, o Conselho de Ministros procedeu à reavaliação semanal da taxa de incidência concelhia em todo o território continental. A cidade de Lisboa encontra-se na lista de concelhos de risco muito elevado, aplicando-se, por isso, as seguintes medidas:


• Teletrabalho obrigatório quando as funções o permitam;
• Espetáculos culturais até às 22h30;
• Ginásios sem aulas de grupo;
• Casamentos e batizados com 25% da lotação;
• Restaurantes, cafés e pastelarias até às 22h30:
  - No interior com máximo de quatro pessoas;
  - Em esplanada, seis pessoas por grupo.
• Comércio a retalho durante a semana a funcionar até às 21h;
• Aos fins-de-semana e feriados: retalho alimentar até às 19h | Retalho não-alimentar até às 15h30;
• Limitação da circulação na via pública a partir das 23h nos concelhos de risco elevado e muito elevado.

Acresce a exigência de Certificado Digital ou teste negativo para acesso a:


• Estabelecimentos turísticos e de alojamento local em todo o território continental;
• Restaurantes para serviço de refeições no interior nos concelhos de risco elevado e muito elevado (até às 22h30):
  - Sextas-feiras a partir das 19h00;
  - Durante todo o dia aos sábados, domingos e feriados.


Saiba mais em: https://covid19estamoson.gov.pt/desconfinamento-atualizacao-8-de-julho/

Previous Next

Esta terça feira, 6 de julho, o presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, participou numa ronda de agradecimento aos comerciantes de Santo António que fazem parte do Projeto Radar. Também Sérgio Cintra, administrador da Santa Casa no pelouro da ação social, marcou presença nesta visita.


Este projeto, criado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, é um plano de intervenção comunitária que pretende acompanhar pessoas com mais de 65 anos, identificando situações de risco. Para isso, conta com um conjunto de “radares”, que tanto podem ser proprietários de comércio local, vizinhos ou voluntários. Uma vez que estes agentes estão mais atentos às dinâmicas do bairro, conseguem identificar mais facilmente a ausência de um cliente habitual, ou do vizinho com quem costumam conversar.


Assim que é dado o alerta, a questão é transmitida “à organização mais adequada para resolver o problema”, que tanto pode ser “a junta de freguesia, a Polícia de Segurança Pública, a Santa Casa da Misericórdia ou uma IPSS”, como explica Sérgio Cintra.


“Este projeto, para alguém como eu e o senhor presidente Vasco Morgado, que crescemos na zona histórica da cidade, é a concretização daquilo que toda a vida fomos vendo na rede de vizinhança: é entender que quem trabalha nos pontos de venda são e devem ser muitas das vezes o nosso apoio, porque são eles que nos conhecem desde pequenos”, afirma Sérgio Cintra.


Sobre esta ronda, o presidente da Junta de Freguesia de Santo António afirmou que não podia deixar de fazer um “agradecimento pessoal aos que trabalham connosco diariamente e que são uma ajuda fulcral para conseguirmos fazer mais e melhor. Não conseguimos estar em todo o lado ao mesmo tempo, e os comerciantes ajudam-nos a perceber como é necessário estarmos presentes”.

De 2 a 27 de agosto a Escola EB1/JI São José irá ter um programa de verão escolar dirigido aos alunos desta instituição de ensino e da Escola EB1/JI Luísa Ducla Soares.

As inscrições decorrem de 24 a 30 junho e devem ser enviadas para:

  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A Freguesia de Santo António criou uma Carta de Princípios Ambientais, que foi aprovada em Assembleia de Freguesia na passada terça-feira, 15 de junho.


Esta carta pretende estabelecer princípios e normas para criar um ambiente cada vez mais sustentável. Por essa razão, o documento estabelece quatro grandes princípios: “Alteração Climática e Energia”; “Consumo e Gestão de Resíduos”; “Gestão da Água e Proteção da Diversidade Ambiental” e “Educação, Compromisso e Parcerias”.


No princípio da “Alteração Climática e Energia” a freguesia compromete-se a reduzir o consumo de energia e emissão de gases, mantendo os serviços que presta à comunidade. Desta forma, o objetivo passa por promover a eficiência energética, aumentar a utilização de fontes de energia renováveis, gerir o consumo de eletricidade e apostar em veículos e equipamentos mais ecológicos.


Já no princípio de “Consumo e Gestão de Resíduos” assume-se o compromisso de valorizar e promover o reaproveitamento de materiais, através da redução do consumo excessivo de papel e plástico e da eliminação do plástico de utilização única, por exemplo.


No terceiro princípio, referente à “Gestão da Água e Proteção da Diversidade Ambiental”, a freguesia pretende maximizar o valor e a eficiência da água, para além de assumir um compromisso de proteção da fauna e flora existentes. No fundo, a aplicação deste princípio pretende atuar na gestão do consumo de água, na promoção do conhecimento do valor da água, no incentivo à variedade de ambientes verdes e naturais e na minimização da poluição nos espaços verdes.


Por fim, no princípio da “Educação, Compromisso e Parcerias” a freguesia compromete-se a despertar mentalidades para as problemáticas ambientais, através de sensibilização interna e externa, da organização de eco eventos e da criação de parcerias para a promoção de iniciativas ambientais. Pretende-se ainda criar uma rede colaborativa de autarquias ambientalmente responsáveis, que promova os princípios ambientais desta carta.


Para além destes princípios, a carta estabelece três grandes compromissos: com a população, com o ambiente e com as metas governamentais e a Constituição Portuguesa.
Na mesma Assembleia de Freguesia foi aprovada a alteração da denominação de Unidade de Limpeza Urbana para Unidade de Ambiente Urbano e Sustentabilidade.


Esta renomeação foi proposta tendo em conta as ações de sensibilização ambiental, projetos e parcerias de economia circular dinamizadas por esta equipa – como é o caso do programa “O Mar começa aqui, bem no coração de Lisboa” e a presente Carta de Princípios Ambientais.

Consulte as versões resumida e completa da Carta de Princípios através dos respetivos links.

 

À semelhança de anos anteriores, as Férias Grandes serão realizadas em dois turnos: de 19 a 30 de junho e de 2 a 13 de agosto. Lembramos que as inscrições têm duas fases. A primeira fase destina-se apenas para filhos de fregueses e decorre de 14 a 30 de junho. A segunda fase, aberta a toda a população, irá depender das vagas disponíveis, decorrendo de 5 a 9 de julho.

Faça a sua inscrição no polo ou na sede da Freguesia de Santo.

Polo: Rua Alexandre Herculano, 46 – R/C ESQ. das 9h00 às 18h00;
Sede: Calçada Moinho de Vento n.º 3

A Freguesia de Santo António, em Lisboa, procedeu à alteração dos sistemas de iluminação nas suas instalações e escolas para lâmpadas LED. Ao todo foram colocadas 1250 lâmpadas que permitem poupar até 85% de energia.

Estão abertas as inscrições para as férias de verão das Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF) e Componente de Apoio à Família (CAF) das escolas da Freguesia de Santo António.

O programa funcionará entre 9 e 30 de julho e é dirigido aos alunos que frequentam as Escolas Básicas/Jardins de Infância Luísa Ducla Soares e São José.

As inscrições poderão ser feitas até ao dia 18 de junho para os seguintes endereços de e-mail:

CAF Escola São José: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

CAF Escola Luísa Ducla Soares: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Esta sexta-feira, 14 de maio, a Mercearia Social VALOR Humano recebeu uma doação de bens alimentar e produtos de higiene pessoal da KW Select. Esta doação foi feita no âmbito de uma iniciativa da empresa, o Red Day, onde os vários colaboradores da empresa contribuem para uma causa social "todos os anos, à segunda-quinta-feira do mês de maio", como explica Angélica Capela, da KW Select

"Quisemos centralizar a nossa ajuda na freguesia a que pertencemos. Já tínhamos trabalhado com a Freguesia de Santo António para fazer a recuperação do Centro Social Laura Alves e, depois de conhecermos a VALOR Humano, achámos o projeto espetacular, é diferente", termina Angélica Capela.

O presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, esteve presente para receber esta oferta à mercearia.

O Sobe e Desce já está a funcionar, com partidas do Largo de São Mamede às 09h00, 10h00 e 11h00, fazendo o percurso habitual.

Alertamos que apenas os horários das 09h00 e 10h00 incluem o regresso ao Largo de São Mamede.

Percurso:

Largo de São Mamede;
Rua do Arco de São Mamede;
Rua de São Bento;
Rua Nova da Piedade;
Rua da Palmeira;
Praça do Príncipe Real;
Rua D. Pedro V;
Rua de São Pedro de Alcântara;
Rua das Taipas;
Rua da Conceição da Glória;
Praça da Alegria;
Rua das Pretas;
Rua do Telhal;
Calçada do Moinho de Vento;
Campo Mártires da Pátria;
Rua Luciano Cordeiro;
Largo da Andaluz;
Rua de Santa Marta;
Rua de São José;
Rua das Pretas;
Praça da Alegria;
Rua da Alegria;
Calçada Patriarcal;
Praça do Príncipe Real;
Rua da Escola Politécnica;
Largo do Rato;
Calçada Bento da Rocha Cabral;
Rua São Francisco Sales;
Travessa das Amoreiras;
Praça Das Amoreiras;
Rua das Amoreiras;
Largo do Rato;
Rua Alexandre Herculano;
Rua Castilho;
Rua Rosa Araújo;
Rua Nova de São Mamede;
Largo de São Mamede.
 

Entre 12 e 16 de maio iremos celebrar o centenário do nascimento da atriz Laura Alves com um ciclo de cinema e uma exposição no Cinema São Jorge. A entrada é gratuita para fregueses, tanto para a exposição como para as várias sessões de cinema, que incluem os seguintes filmes:

12 de maio, às 19h30: "Perdeu-se um Marido", de Henrique Campos (1957);
13 de maio, às 19h30: "O Leão da Estrela", de Arthur Duarte (1947);
14 de maio, às 19h30: "Sonhar é Fácil", de Perdigão Queiroga (1951);
15 de maio, às 11h00: "O Pai Tirano", de António Lopes Ribeiro (1941);
15 de maio, às 16h00: "O Costa d'África", de João Mendes (1954);
15 de maio, às 19h30: "O Pátio das Cantigas", de Francisco Ribeiro (1942).


Uma iniciativa da Freguesia de Santo António e do Cinema São Jorge - EGEAC com o apoio da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e do Museu Nacional do Teatro e da Dança.

As atividades lúdico-desportivas da Freguesia de Santo António estão de volta, com aulas de Esgrima, Viola, Ballet e Boxe na Rua da Fé, 46-A.

As aulas de Esgrima são dirigidas a adultos e jovens a partir dos 11 anos. Estas decorrem duas vezes por semana, das 19h15 às 20h15, havendo a possibilidade de escolher entre segunda, quarta e sexta-feira.

Já as aulas de Viola são dirigidas a crianças dos sete aos dez anos, às terças e quintas-feiras. Os inscritos podem escolher entre dois horários: das 17h45 às 18h30, ou das 18h30 às 19h15.

As aulas de Ballet dividem-se em duas turmas: Ballet I, dos três aos seis anos, das 17h45 às 18h30 e Ballet II, dos sete aos 11 anos, das 18h30 às 19h15. Com frequência duas vezes por semana, à segunda e quarta-feira.

Por fim, as aulas de boxe são dirigidas a adultos e jovens a partir dos 15 anos e decorrem duas vezes por semana. Existe a possibilidade de escolher os dias de aulas, sendo que na segunda e quarta-feira as sessões decorrem das 20h15 às 21h15 e na terça e quinta-feira o horário é das 19h15 às 20h15.

Inscreva-se no polo da Freguesia de Santo António, na Rua Alexandre Herculano, 46 - R/C ESQ. Para mais informações, contacte-nos através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

No próximo sábado, a 8 de maio, teremos aulas livres de boxe e dança no Jardim Alfredo Keil, na Praça da Alegria.

Não é necessária inscrição e as atividades são gratuitas e abertas a todas as idades. A aula de boxe terá lugar às 10h00, enquanto que a aula de dança terá início às 10h45.

Uma iniciativa da Freguesia de Santo António no âmbito da Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021.

A 7 de maio, às 20h30, no Cinema São Jorge, não perca a oportunidade de ver Carlos do Carmo no grande ecrã com o filme "Fados".

Levante o seu convite na Freguesia de Santo António em:

Sede: Calçada do Moinho de Vento, 3
Polo: Rua Alexandre Herculano, 46 R/C ESQ.

A partir desta quarta-feira, a Freguesia de Santo António é a primeira do país a emitir atestados de residência que impedem qualquer tipo de falsificação, graças a um estacionário emitido especificamente para o efeito pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM). Este é produzido em papel com marca de água exclusiva da INCM, com impressão de elementos de segurança a duas cores e com a aplicação de um holograma.

O holograma permite verificar a autenticidade dos documentos através da variação de cores conforme o ângulo de visão, mas também com recurso a equipamentos de ampliação reduzida. O método de aplicação do holograma garante ainda que qualquer tentativa de remoção resulte na destruição do documento.

“O bem-estar dos nossos fregueses, principalmente a sua segurança, é a nossa prioridade na Freguesia de Santo António. Com a verificação de casos de falsificações de atestados de residência, não podíamos deixar de adquirir este estacionário, que foi criado em conjunto com a entidade mais competente para o efeito. Desta forma, garantimos que as identidades dos nossos fregueses não são usurpadas”, afirma Vasco Morgado, presidente da Junta de Freguesia de Santo António.

A imagem holográfica que passará a constar nos atestados de residência da Freguesia de Santo António está registada em nome da INCM na International Hologram Manufacturers Association (IHMA), a única entidade deste tipo na Península Ibérica.

Já é possível fazer o pedido de agendamento para receber a vacina contra a COVID-19. Este pedido contempla a primeira inoculação da vacina e, por enquanto, destina-se a pessoas com mais de 65 anos.

O pedido deve ser feito através da plataforma https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento que, após validação da data de nascimento, solicita o número de utente que consta no Cartão de Cidadão.

Tendo em conta que nem todos têm acesso à Internet, o Espaço de Cidadão da freguesia está disponíveis para auxiliar os fregueses no pedido online de agendamento da vacina, não sendo necessária marcação para o efeito.

Espaço Cidadão: Rua Alexandre Herculano, 46, R/C ESQ.

Informamos que os serviços de Atendimento Geral, Licenciamento e Espaço de Cidadão voltaram ao regime presencial, sendo necessária marcação prévia por telefone ou email. Caso precise de ajuda no preenchimento do seu censo, pode dirigir-se aos nossos e-balcões na sede ou polo da Freguesia de Santo António sem qualquer marcação.

Lembramos ainda que a sede e o polo possuem serviços distintos, a saber:

Na sede da Calçada Moinho de Vento, 3
• Atendimento Geral;
• E-Balcão Censos 2021.


No polo na Rua Alexandre Herculano, 46 – R/C ESQ.
• Atendimento Geral;
• Espaço Cidadão;
• Licenciamento;
• E-Balcão Censos 2021.

Contactos para marcação:

Licenciamento: 219 010 946 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Atendimento geral: 218 855 230 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


Esta quinta-feira o Espaço Júlia (RIAV – Resposta Integrada de Apoio à Vítima), um projeto da Freguesia de Santo António, Comando Metropolitano de Lisboa – Polícia de Segurança Pública e do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, recebeu a visita de duas técnicas da Câmara Municipal de Odivelas, numa reunião onde foram especificados os procedimentos deste espaço.

"Estamos a perceber que respostas existem a nível de intervenção e resposta na violência doméstica. Tivemos conhecimento desta resposta e quisemos conhecer, in loco, como funciona e como surgiu", explica uma das técnicas da divisão de projetos educativos, igualdade e cidadania da Câmara Municipal de Odivelas.

MAGAZINE SANTO ANTÓNIO

APP DE SANTO ANTÓNIO

A aplicação para dispositivos móveis da Freguesia de Santo António permite que aceda, de forma simples e gratuita,  à informação, agenda, noticias e serviços da sua freguesia e reportar "problemas na minha rua" que eventualmente surjam. Basta que se registe na nossa plataforma.

 

Para mais informações comunicacao@jfsantoantonio.pt

Descarregue aqui a APP

Disponível em iOS e Android

Search