+351 218 855 230     info@jfsantoantonio.pt
Lisboa:

Notícias

A Assembleia de Freguesia de Santo António decorre hoje, dia 9 de dezembro, às 20h30, no Centro Cultural de Cabo Verde, na Rua de São Bento 640 (Largo Hintze Ribeiro). Mais se informa que no início da referida sessão haverá um período dedicado à intervenção do público.
Para consultar o edital 10/2019, carregue AQUI.

Previous Next

A convite da União das Associações do Comércio e Serviços (UACS) todas as crianças das Escolas EB1/ JI São José e EB1/JI Luísa Ducla Soares, assistiram no dia 4 de dezembro, à versão adaptada do bailado clássico ‘’Quebra-Nozes’’.

Inês Pinto, produtora do espetáculo, conta que só com muito trabalho e empenho de todos é possível chegar a este resultado final. “O nosso trabalho, os bailarinos, os bons artistas, o trabalho deles diariamente, ensaios, afinar a roupa e a maquilhagem, tudo é importante para levar o sonho aos meninos”.

O célebre conto infantil que deu origem ao bailado, procura ‘’transmitir às crianças que o sonho comanda a vida e que podem ser o que quiserem, basta sonhar e acreditar para que isso aconteça (…) é uma mensagem de esperança e paz, que podemos viver todos em harmonia e em conjunto’’ afirma uma das personagens do ‘’Quebra- Nozes”.

Foi com muito entusiasmo, euforia e boa disposição que as nossas crianças receberam o espetáculo, a felicidade fez-se notar nos seus rostos. Para acrescentar a toda esta efusão de sentimentos, houve à saída autógrafos dos atores e pipocas também por eles distribuídas.

Previous Next

A Vila Alegria deu as boas vindas ao Natal no dia 30 de novembro, no renovado Jardim Alfredo Keil, onde entre as bancas de artesanato e iguarias tradicionais, houve a oportunidade de provar os maravilhosos sabores do Natal.

Vasco Morgado, Presidente da Freguesia de Santo António, deu as boas vindas ao Natal da Freguesia.

“É um orgulho estar aqui a apresentar a Vila da Alegria. Hoje é mais um dia de evento e comemoração aqui na Praça da Alegria, na NOVA Praça da Alegria’’. Terminou o seu discurso com uma mensagem de esperança e prosperidade.

“Meus senhores, um Feliz Natal e Boas Festas, que 2020 seja muito melhor que 2019, sei que por vezes é difícil para alguns, para outros será com certeza, mas estamos aqui, para dar o corpo às balas, de alma e coração, estamos por todos vós, porque são as pessoas que contam em primeiro lugar’’.

Em contagem regressiva, Vasco Morgado, juntamente com todos os que ali se encontravam, inaugurou oficialmente as luzes de Natal da Freguesia de Santo António, pelas ruas Luciano Cordeiro, Santa Marta, São José, Rodrigues Sampaio, Largo da Anunciada, Largo de São Mamede e Jardim das Amoreiras.

O dia de inauguração do Mercado de Natal contou com a presença em palco do Coro Génesis Christmas Songs. Existe desde 2005, é composto por oito vozes e apresentam um reportório desde o estilo Gospel ao Pop. Transmitiram imensa alegria, calor humano e o espírito natalício fez-se notar no rosto e expressão de quem ouvia.

A chegada do Pai Natal fez a delícias de todos, distribuindo lembranças aos mais pequenos. Todos os fins de semana a Casa do Pai Natal estará aberta para animar a Vila.

Os fins-de-semana enchem-se de música ao vivo, sempre ao final da tarde, com música tradicional e fado. Este será um espaço onde não vão faltar animações, comida e artesanato para alegrar o Mercado de Natal. No dia 31 de dezembro recebemos um DJ natalício para animar a última noite do ano de 2019.

Até ao dia 5 de janeiro de 2020 venha viver a essência desta quadra de Natal e relembrar os tempos de infância num dos mais antigos jardins da cidade. A entrada é livre.
 
Horário: domingo a quinta das 12h às 22h
             sextas, sábados e vésperas de feriado das 12h às 24h
 
O vídeo da inauguração da Vila Alegria pode ser visto AQUI.
Previous Next

A exposição “Animais do Jardim Zoológico”, esteve na Biblioteca Arquiteto Cosmelli Sant’Anna (BACS), sendo a segunda exposição do ciclo IlustraNatura. Uma exposição de Pedro Salvador Mendes, onde a beleza, o poder e a destreza do reino animal transportaram-nos, precisamente, até ao Jardim Zoológico.

O artista começou por ilustrar os desenhos ao vivo, olhando para cada animal, desenhando os mais ínfimos detalhes, porém, devido ao tempo que começava a ser escasso, optou por registar fotograficamente os animais e desenhá-los em casa. Estes desenhos mais tarde seriam editados pelos CTT e dessa edição, Pedro Salvador Mendes, escolheu quinze desenhos para a BACS.

O autor contou à Freguesia que gosta de todos os animais, contudo o mais especial, é o tigre. “Porque simboliza o poder, o tigre é sem dúvida lindíssimo, é força e poder, é o expoente máximo da destreza animal”, conta o artista.

Pedro Salvador Mendes confessou ainda que mantém o seu enorme gosto pelo desenho, todavia ilustrar animais é o que lhe dá mais prazer pelo facto de o animal ser o que mais corre e que tem mais força. “Subestimamos os animais, mas os animais têm o físico, a beleza, a camuflagem, a pelagem e o tigre significa tudo isso’’.

Os desenhos estiveram expostos na Biblioteca Cosmelli Sant’Anna de 7 a 29 de novembro de 2019.

O programa das Férias Natal está fechado!

A Freguesia de Santo António sugere divertidas dinâmicas de grupo, visitas a museus, circo e muita magia, só possível nesta altura do ano. Conheça AQUI o programa destas férias.

Todas as férias escolares trazem um desafio: o que fazer? Os adultos nem sempre conseguem tirar férias com eles ou deixá-los com os avós… Por isso a freguesia procura dar uma resposta a todas as crianças e jovens. Permitir que nas férias de Natal vivam experiências e façam atividades diferentes. Uma forma de lhes proporcionarmos estímulos de desenvolvimento, conhecimento, diversão, e também abrir espaço para que conheçam outras crianças e façam novas amizades.

E a verdade é que são programas tão giros que até os pais gostavam de participar…

O programa das Férias Natal está fechado!

A Freguesia de Santo António sugere divertidas dinâmicas de grupo, visitas a museus, circo e muita magia, só possível nesta altura do ano. Conheça AQUI o programa destas férias.

Todas as férias escolares trazem um desafio: o que fazer? Os adultos nem sempre conseguem tirar férias com eles ou deixá-los com os avós… Por isso a freguesia procura dar uma resposta a todas as crianças e jovens. Permitir que nas férias de Natal vivam experiências e façam atividades diferentes. Uma forma de lhes proporcionarmos estímulos de desenvolvimento, conhecimento, diversão, e também abrir espaço para que conheçam outras crianças e façam novas amizades.

E a verdade é que são programas tão giros que até os pais gostavam de participar…

Previous Next

O apelo foi deixado pelo Presidente da República no dia em que visitou, pela primeira vez, o projeto ESPAÇO JÚLIA – RIAV: Resposta Integrada e Apoio à Vítima, sedeado na Freguesia de Santo António.
 
Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu, no Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, o trabalho cooperante e dedicado por parte da Freguesia de Santo António, do Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública e do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC).
 
“Estes dias servem para recordar problemas muito concretos e de pessoas que sofrem. Por isso eu queria agradecer-vos muito esta devoção, porque isto é um trabalho de devoção e apaixonante. Isto é muito difícil com tudo aquilo que exige uma doação integral das vossas vidas”.
 
A funcionar 365 dias por ano, 24 horas por dia, desde 2015, o “Espaço Júlia tem vindo adaptar a sua missão conforme as necessidades que surgem diariamente”. Tal como explicou o Presidente da Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, que reforçou “a necessidade de pelo menos mais quatro espaços como este na cidade de Lisboa”.
 
O nome “Júlia” surge como homenagem a Júlia Santos de 77 anos que vivia com o marido há mais de trinta anos na Rua Luciano Cordeiro. Os vizinhos descreviam-nos como um casal sossegado, sem nunca “quererem meter a colher“. Após, 40 anos de casamento, no dia 25 de setembro de 2011, Júlia passou a fazer parte de mais um número da estatística de mulheres assassinadas, como vítima de violência doméstica.
 
Foram apresentados dados no âmbito da prevenção e combate à violência doméstica, como por exemplo o número de casos desde a abertura do Espaço Júlia.

Mês

           

 

2015

2016

2017

2018

2019

Total

janeiro

 

40

32

32

22

126

fevereiro

 

33

29

23

36

121

março

 

26

29

28

41

124

abril

 

36

40

33

29

138

maio

 

35

27

25

31

118

junho

 

33

49

25

31

138

julho

8

42

25

28

33

136

agosto

41

44

31

38

43

197

setembro

41

34

29

26

30

160

outubro

50

27

34

23

15

149

novembro

30

18

29

19

 

96

dezembro

17

32

23

24

 

96

Total

187

400

377

324

311

1599

 
Neste dia estiveram ainda presentes o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, o Comandante do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, Jorge Maurício, o Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP), Luís Farinha, o Comandante da 1ª Divisão de Lisboa da PSP, Superintendente Sofia Godinho, a Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, Rosa Valente de Matos, a Enfermeira Diretora, Maria José Costa Dias, as Administradoras dos Polos do Hospital dos Capuchos, Maria da Luz Cabral, Teresa Vaz Pato e Anabela Gama, a Procuradora Coordenadora da 7ª secção do Departamentos de Investigação e Ação Penal (DIAP), Fernanda Alves e a Técnica Responsável pelo Espaço Júlia por parte da Freguesia de Santo António, Inês Carrolo.
 
25 de novembro:
Em 1999, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinalou oficialmente o dia 25 de novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. O objetivo da data é alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, como os casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.
Previous Next

Na passada sexta-feira, dia 22 de novembro de 2019, a Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant’Anna, recebeu mais um encontro de Ciência na Bacs.

Contámos com a presença de Ana Pêgo, Bióloga e autora do livro ‘’Plasticus Maritimus – Uma Espécie Invasora’’. Durante a sessão Ana falou sobre a relação entre os plásticos e os oceanos, do seu livro e projeto, que nos alertam para todas as questões relativamente à poluição dos oceanos e praias e de que forma se deve agir perante esta situação que se torna tão presente na atualidade.

Ana trouxe ainda alguns dos imensos objetos que recolhe das praias de Portugal, separando-os por cores. Houve assim oportunidade de os observar, desde tampas de garrafas a objetos mais incomuns, como por exemplo uma sandália ou até um alguidar. 

O principal objetivo deste livro é sensibilizar as pessoas à utilização do plástico e dar a conhecer a realidade em que se vive, desta forma a autora pretende persuadir o público a mudar os seus hábitos. É possível encontrar, ainda dentro do livro, algumas sugestões e ideias de como fazer esta mudança, não radical, mas sim suficiente para ajudar o Planeta.

Ana Pêgo deixa o legado de que podemos, verdadeiramente, viver sem plástico e avisa que ações e providências têm que ser tomadas imediatamente, para salvarmos este que é o nosso Planeta.

Previous Next

O arranque do ano escolar trouxe várias novidades para o Gonçalo Noivo e a Emília Valente. Ambos ingressaram no 5º ano da Escola Básica e Secundária Passos Manuel e todos os dias chegam da mesma forma à nova escola: a PÉ.
 
Enquanto grande parte da cidade está a acordar, já Gonçalo, Emília e outros jovens, encontram-se nas novas paragens que a Freguesia de Santo António ganhou, desde o dia 13 de setembro de 2019, com o programa de mobilidade escolar – o PEDIBUS.
 
A “conduzir” este ecológico meio de transporte, de segunda a sexta, está o monitor Paulo Sequeira, que tem notado grandes evoluções nos jovens. “Se de início faziam todo o percurso com alguma dificuldade, hoje já conversam uns com os outros e já conhecem bem o caminho. Até a subida da escadaria da Mãe d’Água já não custa (assim tanto)”, afirma em tom de brincadeira.
 
Aos pais, este programa tem facilitado na dinâmica familiar e na gestão do tempo. Como nos disse o pai de Emília, David Valente, a quem este projeto “tem ajudado bastante, porque temos uma hora determinada para estarmos prontos e não podemos atrasar-nos. Ajuda-nos a concentrar e a fazer a gestão do nosso tempo”.

Sílvia Conde, mãe do Gonçalo Noivo, reforça para o facto do Pedibus ajudar na “diminuição do sedentarismo nas crianças, principalmente numa época em que a obesidade se está a tornar “uma epidemia” e na qual os números da obesidade infantil são assustadores. Como promove a autonomia das crianças e interação com os colegas da mesma escola e de diferentes faixas etárias”.
 
Conhecer a freguesia, evitar que tantos carros parem à porta da escola e contribuir para a diminuição da pegada ecológica, foram alguns dos propósitos que levaram à criação deste programa que, tal como qualquer meio de transporte, passa sempre a horas. Por isso, o que se pede a miúdos e a graúdos, é que não se atrasem e deem corda aos sapatos.
 
Um programa gratuito e pensado para todos os jovens que frequentem a Escola Básica e Secundária Passos Manuel.
Inscrições ou informações em Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
 
Para conhecer melhor este projeto veja o vídeo AQUI
 
 
Previous Next

A 4ª. Edição "Encontro na Avenida" já está a decorrer. Até ao dia 17 de novembro venha à Avenida da Liberdade e conheça artesanato genuíno.

Um evento organizado pela Associação dos Artesãos da Região de Lisboa, com o apoio da Freguesia Santo António Lisboa, do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Câmara Municipal de Lisboa (CML).

Estão abertas as inscrições, até ao dia 29 de novembro, para receber o Cabaz de Natal* da Freguesia de Santo António.
 
Para tal deve dirigir-se à sede da freguesia (Calçada do Moinho de Vento nº3) e ao polo na Rua Alexandre Herculano, nº46, R/C Esq. Apresentar o Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade, Certidão de Eleitor, IRS e Comprovativos de Despesas (renda, educação, eletricidade, gás, água e saúde). Mais informações na sede e no polo.
 
* Este cabaz é dirigido para as pessoas com comprovado rendimento médio inferior ao valor do IAS
Previous Next

Decorreu a meio da tarde de 11 de novembro, dia de São Martinho, o Magusto nas Escolas da Freguesia (EB1/JI Luísa Ducla Soares e EB1/JI São José), onde cerca de 300 crianças tiveram a oportunidade de passar um dia diferente na escola, entre brincar, comer castanhas e aproveitar o dia de sol que se fez notar.

A Freguesia de Santo António participou uma vez mais no Magusto, com castanhas, sal e carvão, este ano fomos mais amigos do ambiente com copos de cana-de-açúcar para as nossas crianças beberem água com sabor e assim evitar o consumo de sumos.

As crianças divertiram-se, aproveitaram e brincaram muito neste dia.
“É um dia para celebrar e estar com os amigos’ disse-nos Valentina de 6 anos.
“Gosto deste dia, porque estamos a brincar. Temos castanhas’’, Rafael de 8 anos.

Sofia Reis, Coordenadora de Escola da EB1/JI Luísa Ducla Soares, conta que “é necessária uma grande logística entre professores para a preparação deste dia, o envolvimento de parceiros como a Freguesia de Santo António e os Encarregados de Edução é bastante útil para proporcionar estes dias maravilhosos às crianças. Alguns dos Encarregados de Educação, por livre vontade, forneceram bolos e bolachas, tal como alguns professores, diz também que a missão da escola é todos os meninos terem as mesmas oportunidades”.

Foi realmente um dia de celebração e de muita brincadeira para as nossas crianças. Encontramo-nos para o ano.

Previous Next

O dia 3 de outubro de 2019 foi de inauguração na Biblioteca Arquiteto Cosmelli Sant’Anna com um novo projeto - IlustraNatura. Um ciclo de exposições dos quatro cantos do mundo, dedicada à ilustração científica e à pintura naturalista. Deu-se início a este ciclo com uma exposição de pinturas e gravuras de João Carvalho, artista plástico, apaixonado pela arte e com uma forte ligação ao Japão.

As inscrições estão abertas para o Programa de Voluntariado Jovem da Freguesia de Santo António. Pensado para os jovens dos 15 aos 22 anos durante a interrupção letiva de Natal. Muitas vezes os nossos jovens não sabem como ocupar os tempos livres durante as férias. Uma forma de mobilizar os mais novos para um serviço à comunidade e qualificar a freguesia como exemplo de inclusão.
Mais informações e inscrições na sede da freguesia (Calçada Moinho de Vento nº3) e no polo de atendimento (Rua Alexandre Herculano nº46).
Para aceder à ficha de inscrição clique AQUI.

A Freguesia de Santo António disponibiliza aulas de Sunshine Yoga Kids. É uma metodologia de yoga específica para crianças com aulas criativas, lúdicas, divertidas e interessantes. Estas aulas são para todas as crianças do Jardim de Infância das nossas escolas com a professora Vanda Guerreiro. O objetivo? Potenciar cada criança como um todo juntando as suas capacidades físicas, emocionais e intelectuais.

As inscrições das Férias de Natal Bússola estão abertas!!! São limitadas e decorrem até ao dia 15 de novembro de 2019.

Os jovens dos 10 aos 16 anos podem contar com idas a exposições, ao cinema, aos museus e muitas dinâmicas de grupo.

As inscrições são feitas na sede da freguesia (Calçada Moinho de Vento nº3) ou no polo da Rua Alexandre Herculano nº46, r/c Esq.

As inscrições das Férias de Natal estão abertas!!! E são limitadas.

A primeira fase decorre, de 28 de outubro a 8 de novembro, apenas para filhos de eleitores.

A segunda fase, caso ainda existam vagas, decorre de 11 a 15 de novembro para TODAS as crianças dos 4 aos 16 anos.

As inscrições são feitas na sede da freguesia (Calçada Moinho de Vento nº3) ou no polo da Rua Alexandre Herculano nº46, r/c.

O pagamento deve ser efectuado no ato da inscrição. Pode descarregar a ficha de inscrição AQUI.

Mais informações através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 
As Férias de Natal decorrem de 18 a 23 de dezembro, 26 a 30 de dezembro e dia 2 e 3 de janeiro*. Das 9h às 17h30.
*Exceto nos dias 24 e 31 de dezembro que estaremos encerrados.

Já lhe aconteceu ter que mudar a graduação e não saber o que fazer com os óculos antigos? Muitas vezes estes pares antigos acabam por habitar o fundo de uma gaveta. Mas a verdade é que, estes óculos sem uso podem, ao mesmo tempo, ajudar alguém! 

Há na área da nossa freguesia adultos, idosos e crianças que não têm dinheiro para comprar um par de óculos. E foi a pensar neles que no dia Mundial da Visão, a 10 de outubro de 2019, que a Freguesia de Santo António e o Rotary Clube de Lisboa-Centro assinaram um protocolo com a finalidade de alertar as pessoas para a importância da saúde visual e promover a distribuição, a título gratuito, de lentes oftálmicas aos fregueses em situação de carência económica. Os pedidos de apoio devem ser encaminhados para a Ação Social da Freguesia.

Inserido neste protocolo surge a campanha de doação de óculos. Neste caso para ajudar, basta doar óculos que já não usa. E como? Na sede da freguesia na Calçada Moinho de Vento nº3 e no polo da Rua Alexandre Herculano, nº46, R/C Esq, pode deixar os seus óculos antigos e ajudar a dar uma nova vida a alguém que precisa.

Um projeto com o apoio da Rotary Clube de Lisboa Centro, Visionlab, Instituto de Educação Técnica (INETE) e Universidade Lusófona.

A FeirAlegria regressa este fim de semana à Freguesia de Santo António. Mas a mostra de artesanato urbano mudou-se (temporariamente) para a Avenida da Liberdade, devido às obras de requalificação no Jardim Alfredo Keil (Praça da Alegria).
A FeirAlegria realiza-se no primeiro e terceiro fim-de-semana de cada mês.

Previous Next

Quantas beatas de cigarro são lançadas no ambiente? Para onde vão? E quais os impactes? A importância de manter uma cidade limpa, reduzindo o impacte das beatas de cigarro e seus componentes químicos e tóxicos na natureza começando pela nossa cidade através das calçadas, jardins, rios, praias, etc. Foram algumas das explicações dadas a cerca de 800 pessoas, de diferentes idades e áreas, que passaram no stand Ciências Sociais e Humanas “A mudança começa com a consciencialização, vamos conhecer?”, na Noite Europeia dos Investigadores.
 
Durante as 6 horas de evento, Jade Freire, estudante de Mestrado em Ecologia Humana na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, preparou com o apoio do serviço de comunicação da Freguesia de Santo António, uma visita interativa recorrendo a materiais visuais informativos dos resultados da investigação de mestrado, para além de conversas e tertúlias. Foram ainda distribuídos cerca de 200 cinzeiros de bolso para os adultos fumadores que participaram das atividades, materiais autocolantes e panfletos informativos, cerca de 1.500, de boas práticas ambientais em relação à beata de cigarro, a sua composição e consequências no ambiente. Resultado da campanha “Porque o mar começa aqui, bem no coração de Lisboa” de sensibilização ambiental para pontas de cigarros através do serviço de Limpeza Urbana da Freguesia de Santo António.

O resultado no dia 27 de setembro não podia ser mais positivo por parte dos visitantes:
“Obrigada pela explicação. Achamos que parte das pessoas deviam de aprender mais sobre o assunto”.
“O que mais gostei foi do globo terrestre, é muito impressionante”.
“Cinzeiros, um bom incentivo à limpeza dos passeios”.
 
A Noite Europeia dos Investigadores 2019 recebeu 4750 visitantes no Museu Nacional de História Natural e da Ciência e no Príncipe Real e 600 investigadores registados, pertencentes a 80 unidades de investigação, responsáveis pelas 118 atividades que, mais uma vez, aproximaram investigadores e sociedade.

MAGAZINE SANTO ANTÓNIO

APP DE SANTO ANTÓNIO

A aplicação para dispositivos móveis da Freguesia de Santo António permite que aceda, de forma simples e gratuita,  à informação, agenda, noticias e serviços da sua freguesia e reportar "problemas na minha rua" que eventualmente surjam. Basta que se registe na nossa plataforma.

 

Para mais informações comunicacao@jfsantoantonio.pt

Descarregue aqui a APP

Disponível em iOS e Android

Search