+351 218 855 230     info@jfsantoantonio.pt
Lisboa:

Notícias

Esta sexta-feira, 14 de maio, a Mercearia Social VALOR Humano recebeu uma doação de bens alimentar e produtos de higiene pessoal da KW Select. Esta doação foi feita no âmbito de uma iniciativa da empresa, o Red Day, onde os vários colaboradores da empresa contribuem para uma causa social "todos os anos, à segunda-quinta-feira do mês de maio", como explica Angélica Capela, da KW Select

"Quisemos centralizar a nossa ajuda na freguesia a que pertencemos. Já tínhamos trabalhado com a Freguesia de Santo António para fazer a recuperação do Centro Social Laura Alves e, depois de conhecermos a VALOR Humano, achámos o projeto espetacular, é diferente", termina Angélica Capela.

O presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, esteve presente para receber esta oferta à mercearia.

O Sobe e Desce já está a funcionar, com partidas do Largo de São Mamede às 09h00, 10h00 e 11h00, fazendo o percurso habitual.

Alertamos que apenas os horários das 09h00 e 10h00 incluem o regresso ao Largo de São Mamede.

Percurso:

Largo de São Mamede;
Rua do Arco de São Mamede;
Rua de São Bento;
Rua Nova da Piedade;
Rua da Palmeira;
Praça do Príncipe Real;
Rua D. Pedro V;
Rua de São Pedro de Alcântara;
Rua das Taipas;
Rua da Conceição da Glória;
Praça da Alegria;
Rua das Pretas;
Rua do Telhal;
Calçada do Moinho de Vento;
Campo Mártires da Pátria;
Rua Luciano Cordeiro;
Largo da Andaluz;
Rua de Santa Marta;
Rua de São José;
Rua das Pretas;
Praça da Alegria;
Rua da Alegria;
Calçada Patriarcal;
Praça do Príncipe Real;
Rua da Escola Politécnica;
Largo do Rato;
Calçada Bento da Rocha Cabral;
Rua São Francisco Sales;
Travessa das Amoreiras;
Praça Das Amoreiras;
Rua das Amoreiras;
Largo do Rato;
Rua Alexandre Herculano;
Rua Castilho;
Rua Rosa Araújo;
Rua Nova de São Mamede;
Largo de São Mamede.
 

Entre 12 e 16 de maio iremos celebrar o centenário do nascimento da atriz Laura Alves com um ciclo de cinema e uma exposição no Cinema São Jorge. A entrada é gratuita para fregueses, tanto para a exposição como para as várias sessões de cinema, que incluem os seguintes filmes:

12 de maio, às 19h30: "Perdeu-se um Marido", de Henrique Campos (1957);
13 de maio, às 19h30: "O Leão da Estrela", de Arthur Duarte (1947);
14 de maio, às 19h30: "Sonhar é Fácil", de Perdigão Queiroga (1951);
15 de maio, às 11h00: "O Pai Tirano", de António Lopes Ribeiro (1941);
15 de maio, às 16h00: "O Costa d'África", de João Mendes (1954);
15 de maio, às 19h30: "O Pátio das Cantigas", de Francisco Ribeiro (1942).


Uma iniciativa da Freguesia de Santo António e do Cinema São Jorge - EGEAC com o apoio da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e do Museu Nacional do Teatro e da Dança.

As atividades lúdico-desportivas da Freguesia de Santo António estão de volta, com aulas de Esgrima, Viola, Ballet e Boxe na Rua da Fé, 46-A.

As aulas de Esgrima são dirigidas a adultos e jovens a partir dos 11 anos. Estas decorrem duas vezes por semana, das 19h15 às 20h15, havendo a possibilidade de escolher entre segunda, quarta e sexta-feira.

Já as aulas de Viola são dirigidas a crianças dos sete aos dez anos, às terças e quintas-feiras. Os inscritos podem escolher entre dois horários: das 17h45 às 18h30, ou das 18h30 às 19h15.

As aulas de Ballet dividem-se em duas turmas: Ballet I, dos três aos seis anos, das 17h45 às 18h30 e Ballet II, dos sete aos 11 anos, das 18h30 às 19h15. Com frequência duas vezes por semana, à segunda e quarta-feira.

Por fim, as aulas de boxe são dirigidas a adultos e jovens a partir dos 15 anos e decorrem duas vezes por semana. Existe a possibilidade de escolher os dias de aulas, sendo que na segunda e quarta-feira as sessões decorrem das 20h15 às 21h15 e na terça e quinta-feira o horário é das 19h15 às 20h15.

Inscreva-se no polo da Freguesia de Santo António, na Rua Alexandre Herculano, 46 - R/C ESQ. Para mais informações, contacte-nos através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

No próximo sábado, a 8 de maio, teremos aulas livres de boxe e dança no Jardim Alfredo Keil, na Praça da Alegria.

Não é necessária inscrição e as atividades são gratuitas e abertas a todas as idades. A aula de boxe terá lugar às 10h00, enquanto que a aula de dança terá início às 10h45.

Uma iniciativa da Freguesia de Santo António no âmbito da Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021.

A 7 de maio, às 20h30, no Cinema São Jorge, não perca a oportunidade de ver Carlos do Carmo no grande ecrã com o filme "Fados".

Levante o seu convite na Freguesia de Santo António em:

Sede: Calçada do Moinho de Vento, 3
Polo: Rua Alexandre Herculano, 46 R/C ESQ.

A partir desta quarta-feira, a Freguesia de Santo António é a primeira do país a emitir atestados de residência que impedem qualquer tipo de falsificação, graças a um estacionário emitido especificamente para o efeito pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM). Este é produzido em papel com marca de água exclusiva da INCM, com impressão de elementos de segurança a duas cores e com a aplicação de um holograma.

O holograma permite verificar a autenticidade dos documentos através da variação de cores conforme o ângulo de visão, mas também com recurso a equipamentos de ampliação reduzida. O método de aplicação do holograma garante ainda que qualquer tentativa de remoção resulte na destruição do documento.

“O bem-estar dos nossos fregueses, principalmente a sua segurança, é a nossa prioridade na Freguesia de Santo António. Com a verificação de casos de falsificações de atestados de residência, não podíamos deixar de adquirir este estacionário, que foi criado em conjunto com a entidade mais competente para o efeito. Desta forma, garantimos que as identidades dos nossos fregueses não são usurpadas”, afirma Vasco Morgado, presidente da Junta de Freguesia de Santo António.

A imagem holográfica que passará a constar nos atestados de residência da Freguesia de Santo António está registada em nome da INCM na International Hologram Manufacturers Association (IHMA), a única entidade deste tipo na Península Ibérica.

Já é possível fazer o pedido de agendamento para receber a vacina contra a COVID-19. Este pedido contempla a primeira inoculação da vacina e, por enquanto, destina-se a pessoas com mais de 65 anos.

O pedido deve ser feito através da plataforma https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento que, após validação da data de nascimento, solicita o número de utente que consta no Cartão de Cidadão.

Tendo em conta que nem todos têm acesso à Internet, o Espaço de Cidadão da freguesia está disponíveis para auxiliar os fregueses no pedido online de agendamento da vacina, não sendo necessária marcação para o efeito.

Espaço Cidadão: Rua Alexandre Herculano, 46, R/C ESQ.

Informamos que os serviços de Atendimento Geral, Licenciamento e Espaço de Cidadão voltaram ao regime presencial, sendo necessária marcação prévia por telefone ou email. Caso precise de ajuda no preenchimento do seu censo, pode dirigir-se aos nossos e-balcões na sede ou polo da Freguesia de Santo António sem qualquer marcação.

Lembramos ainda que a sede e o polo possuem serviços distintos, a saber:

Na sede da Calçada Moinho de Vento, 3
• Atendimento Geral;
• E-Balcão Censos 2021.


No polo na Rua Alexandre Herculano, 46 – R/C ESQ.
• Atendimento Geral;
• Espaço Cidadão;
• Licenciamento;
• E-Balcão Censos 2021.

Contactos para marcação:

Licenciamento: 219 010 946 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Atendimento geral: 218 855 230 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


Esta quinta-feira o Espaço Júlia (RIAV – Resposta Integrada de Apoio à Vítima), um projeto da Freguesia de Santo António, Comando Metropolitano de Lisboa – Polícia de Segurança Pública e do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, recebeu a visita de duas técnicas da Câmara Municipal de Odivelas, numa reunião onde foram especificados os procedimentos deste espaço.

"Estamos a perceber que respostas existem a nível de intervenção e resposta na violência doméstica. Tivemos conhecimento desta resposta e quisemos conhecer, in loco, como funciona e como surgiu", explica uma das técnicas da divisão de projetos educativos, igualdade e cidadania da Câmara Municipal de Odivelas.

A Freguesia de Santo António, em Lisboa, recebeu o Prémio Autarquia do Ano nas subcategorias de Medidas Covid-19, Consciencialização Política e Literatura. Em causa estiveram a campanha “Os Super-Heróis do dia-a-dia” e os projetos “Notícias Bússola” e “Programa da Biblioteca Arquiteto Cosmelli Sant’Anna (BACS)", respetivamente.

“Este prémio deixa-nos muito orgulhosos porque vem reconhecer o trabalho das equipas da Freguesia de Santo António, que nunca baixaram os braços face à adversidade da pandemia”, declara Vasco Morgado, presidente da Junta de Freguesia de Santo António.

A campanha “Os Super-Heróis do dia-a-dia” teve o intuito de reconhecer o trabalho dos colaboradores da Freguesia de Santo António durante a quarentena. Por forma a honrar o esforço destas equipas, foi realizada uma campanha de comunicação em suportes físicos e digitais – através de um vídeo, publicações nas redes sociais e um calendário – que foi replicada por 35 órgãos de comunicação social, nacionais e estrangeiros, de sete países – Portugal, Brasil, Malásia, Japão, Reino Unido, Estados Unidos da América e Espanha.

Já o "Notícias Bússola" surgiu no âmbito de dotar os mais jovens de capacidade crítica e autonomia, através da criação de um noticiário televisivo sobre os acontecimentos da Freguesia. Inserido nas atividades extracurriculares do Projeto Bússola – um centro de atividades da freguesia –, os jovens dos dez aos 14 anos adquirem conhecimentos jornalísticos, que lhes dão ferramentas para produzir um pequeno noticiário. O resultado final é publicado posteriormente nas redes sociais da Freguesia de Santo António.

Por fim, o "Programa BACS" dinamiza mensalmente atividades literárias para miúdos e graúdos. Sejam sessões de leitura ou atividades científicas, o saber não ocupa lugar nesta biblioteca, que organiza cinco tipos de atividades: Canto do Conto, Ciência na BACS Júnior, Contos com Memória, Clube de Leitura e a tertúlia literária 1 livro, 1 cientista – que já contou com a presença do virologista Pedro Simas, da bióloga marinha Ana Pêgo e ainda do astrofísico João Lin Yun.

A partir de 5 de abril o Instituto Nacional de Estatística dará início ao processo dos Censos de 2021, em articulação com a Freguesia de Santo António. Este ano, e tendo em conta as medidas de segurança necessárias para o combate à pandemia de Covid-19, os Censos respeitarão o seguinte calendário:

A partir de 5 de abril

Receberá uma carta do INE com os códigos necessários para responder aos censos.

A partir de 19 de abril

Responda pela internet em https://censos2021.ine.pt/, preferencialmente até 3 de maio. Pode responder através de um computador, tablet ou smartphone com ligação à Internet.

Para responder pela internet, basta digitar o código e a password indicados na carta que recebeu do INE. Depois de responder às questões colocadas, selecione "Entregar".

Para mais informações, consulte o site do INE relativamente aos Censos 2021.

 

 

Dando cumprimento ao disposto no artigo 56.º, n.º I , da Lei n.º I 3/99, de 22 de março, alterada e republicada pela Lei n.º 4712018, de 13 de agosto, lembramos os fregueses que se encontram disponíveis nos nossos postos de atendimento os cadernos de recenseamento da Freguesia de Santo António, com data de referência de 31 de dezembro de 2020, para efeitos de consulta e reclamação dos interessados durante o mês de março.

Caso deseje proceder a esta consulta, agende o seu atendimento através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Na próxima sexta-feira, 26 de março, às 10h00, o Observatório do Mundo Islâmico irá organizar uma conferência sobre o tema "A Presidência Portuguesa da União Europeia e a relação com o Médio Oriente e o Norte de África", que conta com a parceria da Freguesia de Santo António.

A sessão terá lugar por videoconferência, via CISCO WEBEX, das 10h00 às 13h00, com moderação do jornalista da RTP, António Mateus. Abaixo, explanamos o programa da conferência, bem como os respetivos acessos.

Programa

Das 10h00 às 10h15: Sessão de boas-vindas, com o professor doutor José Esteves Pereira, presidente do Observatório do Mundo Islâmico

Das 10h15-11h15: Painel 1, com moderação de António Mateu, jornalista da RTP

Hermenegildo Fernandes, professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e membro da direcção do Observatório do Mundo Islâmico; Felipe Pathé Duarte, investigador e professor auxiliar na NOVA School of Law e membro da direcção do Observatório do Mundo Islâmico; José Moreira da Cunha, diplomata e representante Especial para acompanhar a evolução política, económica, social e de segurança no conjunto dos países da região do Sahel.

Das 11h15 às 11h45: Debate


Das 11h45 às 12h15: Intervenção de Madalena Fischer, directora-geral de Política Externa no Ministério dos Negócios Estrangeiros


Das 12h15 às 12h45: Sessão de perguntas a Madalena Fischer


12h45: Sessão de encerramento a cargo de José Manuel Anes, professor da Universidade Lusíada e presidente da Assembleia-Geral do Observatório do Mundo Islâmico

 

Poderá aceder à conferência via CISCO WEBEX através do endereço:

https://observatoriodomundoislamico.my.webex.com/observatoriodomundoislamico.my/j.php?MTID=m79ace79b92f76eb0cd792071c1bcfaf8

ID: 182 600 3306
PASSWORD: 26032021

Esta segunda-feira, às 7h00, foram realizados testes rápidos de zaragatoa ao pessoal das escolas EB1/JI São José e Luísa Ducla Soares – professores, monitores e equipa de refeitório – bem como aos colaboradores do serviço de Educação da freguesia.

Para o efeito, os testes foram realizados por duas enfermeiras em cada uma das escolas a cerca de 50 pessoas, com o objetivo de preparar o regresso às aulas em segurança.

Uma iniciativa da Freguesia de Santo António através da subunidade de Educação.

Esta quinta-feira o Conselho de Ministros aprovou o decreto que regulamenta o Estado de Emergência, que entra em vigor às 00:00h de 17 de março de 2021.

Após reunião em sede de Conselho de Ministros, o primeiro-ministro apresentou o plano de desconfinamento, que se divide em quatro fases: 15 de março, 5 de abril, 19 de abril e 3 de maio.

Desta forma, o plano do Governo prevê as seguintes datas de reabertura:

15 de março

  • Creches, pré-escolar e 1.º ciclo, bem como ATL’s para as mesmas idades;
  • Comércio ao postigo;
  • Cabeleireiros, salões de manicure e similares;
  • Livrarias, comércio automóvel e mediação imobiliária;
  • Bibliotecas e arquivos.

5 de abril

  • 2.º e 3.º ciclos, bem como ATL’s para as mesmas idades;
  • Equipamentos sociais na área da deficiência;
  • Museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares;
  • Lojas até 200 metros quadrados com porta para a rua;
  • Feiras e mercados não alimentares, por decisão municipal;
  • Esplanadas, no máximo com quatro pessoas;
  • Modalidades desportivas de baixo risco;
  • Atividade física ao ar livre até quatro pessoas e ginásios sem aulas de grupo.

19 de abril

  • Ensino secundário e ensino superior;
  • Cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculos;
  • Lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação;
  • Todas as lojas e centros comerciais;
  • Restaurantes, cafés e pastelarias, com um máximo de quatro ou seis pessoas em esplanadas, até às 22h ou 13h ao fim de semana e feriados;
  • Modalidades desportivas de médio risco;
  • Atividade física ao ar livre até seis pessoas e ginásios sem aulas de grupo;
  • Eventos exteriores com diminuição de lotação;
  • Casamentos e batizados com 25% de lotação.

3 de maio

  • Restaurantes, cafés e pastelarias, com máximo de seis pessoas, ou dez em esplanadas, sem limite de horário;
  • Todas as modalidades desportivas;
  • Atividade física ao ar livre e ginásios;
  • Grandes eventos exteriores e eventos interiores com diminuição de lotação;
  • Casamentos e batizados com 50% de lotação.

Ficam ainda em vigor as seguintes regras gerais:

Teletrabalho sempre que possível;

Horários de funcionamento

  • 21 horas durante a semana;
  • 13 horas ao fim-de-semana e feriados ou 19h para retalho alimentar.

Proibição de circulação entre concelhos a 20 e 21 de março e entre 26 de março e 5 de abril, no período da Páscoa.

Previous Next

Esta segunda-feira celebrámos o Dia Internacional da Mulher com uma entrega de bolsas para máscara em todos os domicílios da Freguesia de Santo António e alguns comerciantes. A distribuição foi ainda realizada no Centro de Vacinação COVID-19 no Picadeiro Real, na Rua da Escola Politécnica.

Para além desta distribuição, celebrámos as mulheres que servem a Freguesia de Santo António através de um vídeo com algumas das nossas colaboradoras.

 

Por sabermos que as aulas à distância condicionam o processo de ensino a vários níveis, a Freguesia de Santo António delineou um Projeto Educativo que permite apoiar os alunos da freguesia.
 
Este apoio é ministrado de forma gratuita e não presencial e destina-se aos alunos da Freguesia de Santo António de Lisboa que frequentam os 1.º, 2.º e 3.º ciclos. Terá especial incidência sobre as disciplinas de Português e Matemática, por forma a mitigar as consequências que se farão sentir devido à interrupção do ensino presencial.
 
Para inscrições e informações, envie email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

MAGAZINE SANTO ANTÓNIO

APP DE SANTO ANTÓNIO

A aplicação para dispositivos móveis da Freguesia de Santo António permite que aceda, de forma simples e gratuita,  à informação, agenda, noticias e serviços da sua freguesia e reportar "problemas na minha rua" que eventualmente surjam. Basta que se registe na nossa plataforma.

 

Para mais informações comunicacao@jfsantoantonio.pt

Descarregue aqui a APP

Disponível em iOS e Android

Search