+351 218 855 230     info@jfsantoantonio.pt
Lisboa:

Notícias

Já lhe aconteceu ter que mudar a graduação e não saber o que fazer com os óculos antigos? Muitas vezes estes pares antigos acabam por habitar o fundo de uma gaveta. Mas a verdade é que, estes óculos sem uso podem, ao mesmo tempo, ajudar alguém! 

Há na área da nossa freguesia adultos, idosos e crianças que não têm dinheiro para comprar um par de óculos. E foi a pensar neles que no dia Mundial da Visão, a 10 de outubro de 2019, que a Freguesia de Santo António e o Rotary Clube de Lisboa-Centro assinaram um protocolo com a finalidade de alertar as pessoas para a importância da saúde visual e promover a distribuição, a título gratuito, de lentes oftálmicas aos fregueses em situação de carência económica. Os pedidos de apoio devem ser encaminhados para a Ação Social da Freguesia.

Inserido neste protocolo surge a campanha de doação de óculos. Neste caso para ajudar, basta doar óculos que já não usa. E como? Na sede da freguesia na Calçada Moinho de Vento nº3 e no polo da Rua Alexandre Herculano, nº46, R/C Esq, pode deixar os seus óculos antigos e ajudar a dar uma nova vida a alguém que precisa.

Um projeto com o apoio da Rotary Clube de Lisboa Centro, Visionlab, Instituto de Educação Técnica (INETE) e Universidade Lusófona.

A FeirAlegria regressa este fim de semana à Freguesia de Santo António. Mas a mostra de artesanato urbano mudou-se (temporariamente) para a Avenida da Liberdade, devido às obras de requalificação no Jardim Alfredo Keil (Praça da Alegria).
A FeirAlegria realiza-se no primeiro e terceiro fim-de-semana de cada mês.

Previous Next

Quantas beatas de cigarro são lançadas no ambiente? Para onde vão? E quais os impactes? A importância de manter uma cidade limpa, reduzindo o impacte das beatas de cigarro e seus componentes químicos e tóxicos na natureza começando pela nossa cidade através das calçadas, jardins, rios, praias, etc. Foram algumas das explicações dadas a cerca de 800 pessoas, de diferentes idades e áreas, que passaram no stand Ciências Sociais e Humanas “A mudança começa com a consciencialização, vamos conhecer?”, na Noite Europeia dos Investigadores.
 
Durante as 6 horas de evento, Jade Freire, estudante de Mestrado em Ecologia Humana na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, preparou com o apoio do serviço de comunicação da Freguesia de Santo António, uma visita interativa recorrendo a materiais visuais informativos dos resultados da investigação de mestrado, para além de conversas e tertúlias. Foram ainda distribuídos cerca de 200 cinzeiros de bolso para os adultos fumadores que participaram das atividades, materiais autocolantes e panfletos informativos, cerca de 1.500, de boas práticas ambientais em relação à beata de cigarro, a sua composição e consequências no ambiente. Resultado da campanha “Porque o mar começa aqui, bem no coração de Lisboa” de sensibilização ambiental para pontas de cigarros através do serviço de Limpeza Urbana da Freguesia de Santo António.

O resultado no dia 27 de setembro não podia ser mais positivo por parte dos visitantes:
“Obrigada pela explicação. Achamos que parte das pessoas deviam de aprender mais sobre o assunto”.
“O que mais gostei foi do globo terrestre, é muito impressionante”.
“Cinzeiros, um bom incentivo à limpeza dos passeios”.
 
A Noite Europeia dos Investigadores 2019 recebeu 4750 visitantes no Museu Nacional de História Natural e da Ciência e no Príncipe Real e 600 investigadores registados, pertencentes a 80 unidades de investigação, responsáveis pelas 118 atividades que, mais uma vez, aproximaram investigadores e sociedade.
Previous Next

Pela primeira vez, a Freguesia de Santo António vai ter na rua um desfibrilhador automático (DAE). O objetivo é salvar vidas a vítimas de paragem cardiorrespiratória.

A iniciativa é da Secção Regional do Sul (SRSul) da Ordem dos Enfermeiros em parceria com a Junta de Freguesia de Santo António através do protocolo assinado hoje, dia 1 de outubro, nas instalações da autarquia.

Neste acordo bipartido caberá à Junta de Freguesia assegurar todo e qualquer meio logístico para o bom funcionamento do referido equipamento.

Vasco Morgado, Presidente da Junta de Freguesia de Santo António, realça que este “é um primeiro passo para ir ao encontro das necessidades reais dos nossos fregueses, trabalhadores na área da freguesia e visitantes. Este equipamento pode fazer toda a diferença na cadeia de sobrevivência, composta por quatro aspetos: ligar o 112, reanimar, desfibrilhar e estabilizar”.

Nuno Branco, Presidente do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros, no final da assinatura do protocolo, afirma que “o importante é começar e fazer a acontecer aquilo que é uma intenção em termos estratégicos a nível mundial, que é disponibilizar meios que possam fazer a diferença entre a vida e a morte”.

A Rua Castilho nº59 foi o local escolhido pela freguesia para a colocação do primeiro DAE, sendo esta a localização da sede Secção Regional do Sul.  À SRSul, caberá formar pessoas aptas a aplicar o SBV com DAE, nomeadamente trabalhadores de empresas no geral e os vários hotéis em particular, situados na mesma rua. O objetivo é que haja, nesta artéria, pessoas com competência, e disponíveis 24h para socorrer. 

Dados Estatísticos:

Anualmente, mais de 700 mil adultos na Europa morrem de doença cardiovascular, fazendo desta a primeira causa de morte no Ocidente. Registam-se mais 25 mil mortes por ano em Portugal, abrangendo todas as faixas etárias. Por tudo isto, a SRSul e a Freguesia de Santo António unem esforços sabendo que muitas vidas podem ser salvas se, quem estiver com a vítima, ligar o 112 e iniciar de imediato o suporte básico de vida (SBV); e, se devidamente formado/treinado, aplicar a desfibrilhação em escassos minutos. A rapidez dos procedimentos fará toda a diferença.

Atualmente, apenas 5% de vítimas de morte súbita sobrevivem em locais onde não existe um DAE. Pelo contrário, onde existem esses aparelhos, e se aplica o primeiro choque nos três minutos após o colapso cardíaco, a taxa de sobrevivência para fibrilhação ventricular por morte súbita é superior a 74%.

Desfibrilhador Automático Externo (DAE):

É utilizado em paragens cardiorrespiratórias, tem como função identificar o ritmo cardíaco ou fibrilação ventricular (FV) presente em 90% das paragens cardíacas. Este equipamento tem a capacidade de efetuar a leitura automática do ritmo cardíaco e as condições cardíacas através de pás adesivas em contacto com o toráx do paciente.

As descargas elétricas de 200 Joules (bifásico) e 360 Joules (monofásico) devem ser ministradas em adultos. As crianças acima de 8 anos – 100 Joules (redutor). Não há consenso na utilização por crianças com menos de 30 kg.

Hoje em dia, são utilizados equipamentos em Unidades de Emergência e UCI (Unidades de Cuidados Intensivos), com cargas monofásicas que variam de 0 a 360 Joules ou Bifásicas de 0 a 200 Joules.

Potenciar e fomentar a prática da desfibrilhação com um DAE visa o aumento da taxa de sobrevivência por morte súbita causada por fibrilação ventricular.

A semana termina com uma boa notícia para toda a Freguesia de Santo António.
O Jardim do Torel irá ser alvo, durante os próximos 60 dias, de uma profunda intervenção desde sistema de rega, a fertilização dos terrenos e a plantação de diferentes espécies. Desde já pedimos a compreensão de todos.
No final estamos certos que esta é mais uma obra para juntos usufruirmos mais e melhor da nossa freguesia.

Pelas Pessoas, Sempre!

Um dos lugares mais emblemáticos da nossa freguesia prepara-se para receber uma festa silenciosa, mas com muita música e dança à mistura!

Numa verdadeira batalha musical, dois Dj's e duas frequências vão proporcionar muitas horas de animação aos participantes. Através dos auscultadores cada pessoa pode escolher o que quer ouvir. Por isso no dia 28 de setembro, das 18h às 23h, Bem no Coração de Lisboa, iremos demonstrar como é possível fazer a festa e dançar em silêncio.

Vasco Morgado, Presidente da Freguesia de Santo António de Lisboa, pretende demonstrar com este evento que “é possível divertirmo-nos sem incomodar quem vive e quer descansar, conseguindo isto através do uso das novas tecnologias. Lisboa não pode deixar de pensar, em primeiro lugar, no descanso das Pessoas que (ainda) cá moram”.

O Torel será o palco escolhido para acolher muitos cantores e assim celebrarmos a chegada do outono. Junte-se a nós nesta festa silenciosa, o acesso é gratuito. Atenção, as entradas são limitadas à lotação do espaço.

Silêncio que a festa vai começar!
 
Dia: 28 de setembro
Hora: 18h-23h
Local: Jardim do Torel
Previous Next

A delícia que é a chegada de cada ano letivo e entregar os Kits Escolares às crianças que frequentam as escolas da nossa freguesia. Para chegarmos a este dia, muito trabalho de casa teve que ser feito por parte dos serviços de Educação da freguesia, com o objetivo de apoiar as famílias, contribuindo para a generalização de uma educação universal, gratuita e de qualidade.
 
Aos alunos de 1º e 2º ano:
·         Caderno de linhas de capa preta - 2
·         Afia com deposito
·         Borracha
·         Caneta azul, verde, preta vermelha
·         Cola batom
·         Lápis de cor
·         Canetas feltro
·         Lápis de carvão
·         Tesoura
·         Régua de 20 cm
 
Aos alunos de 3º e 4º ano:
·         Caderno de linhas capa preta
·         Caderno quadriculado capa preta
·         Compasso
·         Esquadro
·         Régua 20 cm
·         Transferidor
·         Afia com deposito
·         Borracha
·         Caneta azul, verde, preta vermelha
·         Cola Batom
·         Lápis de cor
·         Canetas de feltro
·         Lápis de carvão
·         Tesoura

Às crianças do Jardim de Infância preparámos uma surpresa: avental, um mealheiro e tintas para colori-lo.

A EB1/JI São José e a EB1/JI Luísa Ducla Soares receberam ainda um Kit de Primeiros Socorros.
 
A todas as crianças (e respetivas famílias) um bom regresso. Que seja uma etapa cheio de sucesso.

O serviço de transporte gratuito - Sobe e Desce - da Freguesia de Santo António vai de FÉRIAS de 16 e 20 de setembro de 2019.

Regressa no dia 23 de setembro com o objetivo de melhorar as suas deslocações diárias. Com partida e chegada no Largo de São Mamede, a carrinha do Sobe e Desce pode ser mandada parar em qualquer ponto do seu trajeto, bastando para tal fazer sinal ao motorista.

Porque a descer todos os santos ajudam, mas a subir só a carrinha de Santo António.

Horário de funcionamento:
De 2.ª a 6.ª (exceto feriados), entre as 8h e as 13h.

A semana arranca na Freguesia de Santo António com a instalação de casas para gatos com três áreas para dormir, proporcionando um abrigo seguro e de proteção para estes animais. A partir do dia 9 de setembro, 9 gatos já têm um sítio adequado para ronronar.

Reconhecendo a existência de colónias de gatos de rua na área da freguesia e, numa lógica de proteção de TODOS os animais, Vasco Morgado, Presidente da Junta de Freguesia de Santo António, afirma que “não podíamos deixar de atuar de uma forma preventiva e protetora. E, como tal, juntámos ao protocolo existente com a Animalife (apoio na esterilização, vacinação, desbaratização e alimentação), estas casas que agora vamos começar a colocar em áreas já identificadas”.

Estas foram as primeiras de muitas casas a serem distribuídas na área da freguesia, em locais previamente identificados.

O projeto “Gato, Doce Lar” já está na rua pela proteção animal.

Este fim de semana, de 7 a 8 de setembro, a FeirAlegria regressa à Freguesia de Santo António. Mas devido às obras de intervenção no Jardim da Praça da Alegria, a feira realiza-se na Avenida da Liberdade. Esperamos pela sua visita das 9h às 18h, podendo o seu horário ser estendido até às 20h, nos meses de verão.

Já estão abertas as inscrições para a Universidade Sénior de Santo António de Lisboa (USSAL) com o objetivo de ser mais uma resposta social, capaz de responder aos interesses e às expectativas da população sénior.

Uma oportunidade de aprender viola, cavaquinho, arraiolos, língua e cultura italianas, desenho, piano, flauta transversal, pintura, desenho, expressão corporal/ginástica, entre outras disciplinas. O que se pretende em cada ano letivo é que este seja um tempo/espaço de partilha e de aprendizagem não formal para evitar situações de isolamento e solidão.

As inscrições decorrem nos Polos da Freguesia: Calçada Moinho de Vento nº3 e na Alexandre Herculano nº46, R/C.

CALENDÁRIO ESCOLAR:
O 1º período de 07/10/2019 a 17/12/2019.
O 2º período de 06/01/2020 a 27/03/2020
O 3º período de 14/04/2020 a 30/06/2020
 
INTERRUPÇÕES LETIVAS:
- Natal: 18/12/2019 a 05/01/2020
- Carnaval: 24/02/2020 a 26/02/2020
- Páscoa: 28/03/2020 a 13/04/2020
 
Para aceder à ficha de inscrição, clique AQUI.
 
A programação do ano letivo 2019/2020 está disponível AQUI.
 
Mais informações sobre a USSAL

A PÉ, DE CASA PARA A ESCOLA

A Freguesia de Santo António com o início do ano letivo 2019/2020 ganha novas paragens. Todas as manhãs, de segunda a sexta, levamos o seu filho(a) de casa até à Escola Básica e Secundária Passos Manuel acompanhado(a) por um monitor da freguesia.
E como forma de ajudar a criar hábitos saudáveis nos nossos jovens este percurso será sempre feito a PÉ. Uma forma de contribuirmos para a diminuição da pegada ecológica, evitando que tantos carros parem à porta da escola e proporcionar aos nossos jovens um maior conhecimento da nossa freguesia.

Os diferentes locais vão estar identificados na nossa freguesia onde o monitor acompanhará os nossos jovens. Tal como qualquer meio de transporte, aqui passamos a horas, por isso dá corda aos sapatos e NÃO te atrases.
 
PERCURSO:
Rua do Conde de Redondo com a R. Luciano Cordeiro (junto à pastelaria Camacha)
Rua do Conde de Redondo com a R. de Santa Marta (junto à UAL)
Rua Alexandre Herculano com a Av. da Liberdade (junto à Cartier)
Av. Liberdade (em frente ao Tivoli Fórum)
Av. da Liberdade (passeio central junto à estátua de Simón Bolívar)
Rua da Mãe d'Água (junto ao Hotel Botânico)
Alto do Penalva com a R. D. Pedro V
Escola Básica e Secundária Passos Manuel
 
O novo PROGRAMA DE MOBILIDADE ESCOLAR – PEDIBUS - da freguesia é gratuito e aberto a todas as crianças e jovens que frequentem a Escola Básica e Secundária Passos Manuel.
 
As inscrições estão abertas, são obrigatórias e devem ser feitas nos polos da freguesia (Calçada de Moinho de Vento nº3 ou Rua Alexandre Herculano, nº46, R/C).

Para mais informações Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 

A eterna corrida entre a lebre e a tartaruga serviu de inspiração para mais uma peça da Byfurcação Teatro. Até ao dia 22 de setembro (sábados e domingos às 11h30) no MUHNAC (Museu Nacional de História Natural e da Ciência).
Basta que levante o seu voucher nos polos da Freguesia e o troque por um bilhete no MUHNAC, valor de 5€.
"A Lebre e a Tartaruga" é para maiores de 3 anos, realiza-se ao ar livre. 

Nota: A peça não se realiza no dia 14 de setembro.

 

As inscrições estão abertas para as aulas de esgrima destinadas a jovens a partir dos 11 anos e para adultos.
Todas as segundas, quartas e sextas das 19h15 às 20h15 na Rua da Fé 46A (Sociedade Filarmónica João Rodrigues Cordeiro) com um professor da Federação Portuguesa de Esgrima.
Inscrições e informações nos polos da freguesia.

As inscrições estão abertas para as aulas de boxe destinadas a jovens a partir dos 15 anos e para adultos.
Todas as segundas, quartas e quintas às 20h15 na Rua da Fé 46A (Sociedade Filarmónica João Rodrigues Cordeiro) com os professores Pedro Matos e Rui Duarte.
Inscrições nos polos da freguesia. Mais informações nos polos ou por email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Previous Next

Porque o mar começa aqui, bem no coração de Lisboa é o mote da campanha de sensibilização ambiental para pontas de cigarros da Freguesia de Santo António, com lançamento marcado em plena Avenida da Liberdade, na entrada do Cinema São Jorge, dia 29 de agosto, às 18 horas.
 
Neste dia será colocado o primeiro cinzeiro da campanha que, numa primeira fase, distribuirá 200 cinzeiros de parede a entidades públicas e privadas da Freguesia e desenvolverá diversas ações de sensibilização à população com a distribuição de cinzeiros de bolso. Os cinzeiros são fabricados manualmente em POLISIN®, matéria prima de patente portuguesa que reutiliza plásticos acumulados em aterros por impossibilidade de reciclagem.
 
Em Portugal, a cada minuto, 7.000 pontas de cigarro são atiradas para o chão, sendo arrastadas pelo vento e chuva para os circuitos de águas pluviais (sarjetas), por onde são transportadas até aos rios, oceanos e praias. As pontas de cigarro, são a forma mais comum de lixo nos oceanos excedendo sacos de plástico, palhinhas e garrafas e podem demorar até 10 anos a decompor-se, libertando neste processo mais de 4 mil substâncias químicas que entram no ambiente e têm efeitos nocivos para animais e humanos. Segundo o Presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado "a campanha Porque o mar começa aqui, bem no coração de Lisboa pretende alterar esta realidade e contribuir para mudar comportamentos".
 
A Freguesia de Santo António desenvolve esta campanha de sensibilização ambiental para pontas de cigarros, através dos serviços de Limpeza Urbana e Licenciamento, porque é urgente para bem do ambiente e da saúde publica. Está ainda enquadrada nas atribuições da freguesia na área de “cuidados primários de saúde”, “ambiente e salubridade” e “proteção da comunidade”. Uma boa parcela dos custos de uma autarquia é canalizada anualmente para a varredura de beatas da via pública, com custos para os contribuintes que poderiam ser canalizados para outras áreas socioculturais ou mesmo ambientais.
 
Porque o mar começa aqui, bem no coração de Lisboa irá ajudar a mudar esta realidade com a distribuição de cinzeiros de bolso bem como cinzeiros de parede a entidades públicas e privadas. Porque protege o ambiente.  Melhora as condições de limpeza do espaço urbano. Cumpre com deveres de legislação e regulamentos vigentes.

A Junta de Freguesia de Santo António vai entregar, no arranque do ano letivo 2019/2020, material escolar a todas as crianças das escolas do 1º ciclo da rede pública.
Com o objetivo de apoiar as famílias desta freguesia, no início de mais um ano letivo, contribuindo para a generalização de uma educação universal, gratuita e de qualidade, todas as crianças irão receber conjuntos de material escolar.
 
Os alunos de 1º e 2º ano vão receber:
· Caderno de linhas de capa preta - 2
· Afia com deposito
· Borracha
· Caneta azul, verde, preta vermelha
· Cola batom
· Lápis de cor
· Canetas feltro
· Lápis de carvão
· Tesoura
· Régua de 20 cm
 
Os alunos de 3º e 4º ano vão receber:
· Caderno de linhas capa preta
· Caderno quadriculado capa preta
· Compasso
· Esquadro
· Régua 20 cm
· Transferidor
· Afia com deposito
· Borracha
· Caneta azul, verde, preta vermelha
· Cola Batom
· Lápis de cor
· Canetas de feltro
· Lápis de carvão
· Tesoura

Às crianças do Jardim de Infância preparámos uma surpresa que será entregue no arranque do ano.
 
Desejamos a todos um ano cheio de alegria e sucesso!!!
 

A Junta de Freguesia de Santo António pretende tornar o tecido social da freguesia mais coeso e a sua economia mais dinâmica aproximando os fregueses que procuram trabalho dos empregadores que operam na freguesia. Propomo-nos a divulgar as ofertas de emprego disponíveis nas empresas que aqui operam.
Se quiser publicar uma oferta de emprego em Santo António, basta enviá-la por e-mail para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Aos candidatos pedimos que enviem os respetivos CV's diretamente aos empregadores e não à Junta de Freguesia de Santo António.

O serviço de transporte gratuito - Sobe e Desce - da Freguesia de Santo António vai de FÉRIAS de 26 a 30 de agosto de 2019.
Regressa no dia 2 de setembro com o objetivo de melhorar as suas deslocações diárias. Com partida e chegada no Largo de São Mamede, a carrinha do Sobe e Desce pode ser mandada parar em qualquer ponto do seu trajeto, bastando para tal fazer sinal ao motorista.
Porque a descer todos os santos ajudam, mas a subir só a carrinha de Santo António.
Horário de funcionamento:
De 2.ª a 6.ª (exceto feriados), entre as 8h e as 13h.
Previous Next

Há quem diga que são pais a dobrar. Servem para mimar com doces e carinhos. Ganham outra vida quando participam nas brincadeiras (quando a saúde o permite). No geral estas são algumas das características que ajudam a descrever os avós. E a 26 de julho foi o dia de celebrar e agradecer com um evento comunitário no Jardim do Torel, organizado pela Fábrica de Cidadãos. Apoiado pela Freguesia de Santo António.

MAGAZINE SANTO ANTÓNIO

APP DE SANTO ANTÓNIO

A aplicação para dispositivos móveis da Freguesia de Santo António permite que aceda, de forma simples e gratuita,  à informação, agenda, noticias e serviços da sua freguesia e reportar "problemas na minha rua" que eventualmente surjam. Basta que se registe na nossa plataforma.

 

Para mais informações comunicacao@jfsantoantonio.pt

Descarregue aqui a APP

Disponível em iOS e Android

Search