De 02 a 06 de março de 2019 decorreu a terceira edição do Carnaval na Neve da Freguesia de Santo António. Mas antes de chegarmos até à Serra da Estrela houve uma série de procedimentos. Desde a divulgação, às inscrições para todas as crianças e jovens dos 6 aos 17 anos até à reunião com os Encarregados de Educação. Na Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant’Anna (BACS) muitos foram os Encarregados de Educação que, no dia 25 de fevereiro, esclareceram as suas dúvidas e ficaram a conhecer o programa das férias de carnaval.

Das várias recomendações, roupa quente, confortável e impermeável, tempo ainda para conhecer todos os elementos – três membros da freguesia, um coordenador e quatro monitores - que acompanharam o “Carnaval na Neve”. Uma iniciativa com o apoio do Restaurante McDonald's da Rua Rodrigo da Fonseca.

O dia 02 de março começou bem cedo para miúdos e graúdos que logo pelas 07h estavam na Avenida da Liberdade para partir rumo à Serra da Estrela. Entre muitos que se estreavam nestas andanças, fosse por dormir fora de casa, ir à serra ou mesmo aprender andar de ski/snowboard, era comum entre todos a ansiedade e a alegria por partirem rumo a umas férias diferentes.

Aos mais pequenos estavam destinadas as aulas de ski na Estância da Serra da Estrela e aos mais velhos as aulas de snowboard. Entre quedas e muita brincadeira foi possível aprenderem os diferentes truques para deslizarem nas pistas como “pequenos profissionais”. Tal como nos indicam os testemunhos de quem viveu estas férias.

“Está a ser bom porque nunca tinha feito ski, nem nunca tinha vindo à Serra da Estrela. É uma oportunidade e estou a gostar muito” - Francisco 

“Está a ser muito divertido, todos os anos a equipa da freguesia supera as nossas expectativas e torna as nossas férias mais interessantes” - Beatriz 

“Aprendemos a fazer ski com o instrutor e fizemos ski livre nas pistas toda a tarde. Foi muito divertido” - Salvador 

“Adorei andar no elevador, nas pistas e gostei muito de fazer ski. Quero repetir” - Joana 

E o que seriam destas férias sem os disfarces de carnaval na Pousada da Juventude, local onde ficaram a dormir. O Super Mário, as Princesas, a Mulher Maravilha e até uma Mulher Polícia não faltaram ao tradicional desfile.

Antes do regresso a casa, tempo para visitar o Museu dos Lanifícios - Núcleo da Real Fábrica de Panos, na cidade da Covilhã.