Os pequenos passos e a correria das crianças contrastam com os primeiros acordes dos músicos que se preparam em palco. A tarde é de tradição na Praça da Alegria que se encheu para ouvir cantar o fado. Este ano com uma homenagem muito especial a Fernando Costa.

Os filhos - Vanda, Pedro e Bruno – encarregues de continuar o trabalho do pai afirmaram que “o palco era o sítio que (Fernando) gostava de estar” e “organizava esta tarde de uma forma exemplar”. O presidente Vasco Morgado lembrou um amigo de quem tem “muitas saudades” e esta iniciativa nasceu entre a “Rua Luciano Cordeiro com a Padre Luís Aparício, após um desafio do Fernando”.

Joaquim Maralhas foi o apresentador de um leque muito variado de fadistas, tais como Augusto Ramos, Maria Armanda, Tiago Correia, Rute Soares, Alcino Bom, Beatriz Felício, Marcelo Costa e Mel. O elenco do Café Luso também marcou presença neste tributo com Elsa Laboreiro, Catarina Rosa, Filipe Acácio e Cristiano Sousa. Acompanhados por Sandro Costa e Sérgio Costa (Guitarra Portuguesa), António Neto (Viola de acompanhamento de fado) e Jorge Carreiro (Baixo).

Todos lembraram Fernando Costa como um “amigo”, um “homem sempre bem-disposto”, “um tio” e “um avô” que deixa saudades.

A tarde de 10 de junho foi de emoção num dia em que a cultura e a tradição estiveram de mãos dadas.

Veja AQUI os melhores momentos da tarde de Fados na Praça da Alegria.