O arranque do ano escolar trouxe várias novidades para o Gonçalo Noivo e a Emília Valente. Ambos ingressaram no 5º ano da Escola Básica e Secundária Passos Manuel e todos os dias chegam da mesma forma à nova escola: a PÉ.
 
Enquanto grande parte da cidade está a acordar, já Gonçalo, Emília e outros jovens, encontram-se nas novas paragens que a Freguesia de Santo António ganhou, desde o dia 13 de setembro de 2019, com o programa de mobilidade escolar – o PEDIBUS.
 
A “conduzir” este ecológico meio de transporte, de segunda a sexta, está o monitor Paulo Sequeira, que tem notado grandes evoluções nos jovens. “Se de início faziam todo o percurso com alguma dificuldade, hoje já conversam uns com os outros e já conhecem bem o caminho. Até a subida da escadaria da Mãe d’Água já não custa (assim tanto)”, afirma em tom de brincadeira.
 
Aos pais, este programa tem facilitado na dinâmica familiar e na gestão do tempo. Como nos disse o pai de Emília, David Valente, a quem este projeto “tem ajudado bastante, porque temos uma hora determinada para estarmos prontos e não podemos atrasar-nos. Ajuda-nos a concentrar e a fazer a gestão do nosso tempo”.

Sílvia Conde, mãe do Gonçalo Noivo, reforça para o facto do Pedibus ajudar na “diminuição do sedentarismo nas crianças, principalmente numa época em que a obesidade se está a tornar “uma epidemia” e na qual os números da obesidade infantil são assustadores. Como promove a autonomia das crianças e interação com os colegas da mesma escola e de diferentes faixas etárias”.
 
Conhecer a freguesia, evitar que tantos carros parem à porta da escola e contribuir para a diminuição da pegada ecológica, foram alguns dos propósitos que levaram à criação deste programa que, tal como qualquer meio de transporte, passa sempre a horas. Por isso, o que se pede a miúdos e a graúdos, é que não se atrasem e deem corda aos sapatos.
 
Um programa gratuito e pensado para todos os jovens que frequentem a Escola Básica e Secundária Passos Manuel.
Inscrições ou informações em Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
 
Para conhecer melhor este projeto veja o vídeo AQUI