A exposição “Animais do Jardim Zoológico”, esteve na Biblioteca Arquiteto Cosmelli Sant’Anna (BACS), sendo a segunda exposição do ciclo IlustraNatura. Uma exposição de Pedro Salvador Mendes, onde a beleza, o poder e a destreza do reino animal transportaram-nos, precisamente, até ao Jardim Zoológico.

O artista começou por ilustrar os desenhos ao vivo, olhando para cada animal, desenhando os mais ínfimos detalhes, porém, devido ao tempo que começava a ser escasso, optou por registar fotograficamente os animais e desenhá-los em casa. Estes desenhos mais tarde seriam editados pelos CTT e dessa edição, Pedro Salvador Mendes, escolheu quinze desenhos para a BACS.

O autor contou à Freguesia que gosta de todos os animais, contudo o mais especial, é o tigre. “Porque simboliza o poder, o tigre é sem dúvida lindíssimo, é força e poder, é o expoente máximo da destreza animal”, conta o artista.

Pedro Salvador Mendes confessou ainda que mantém o seu enorme gosto pelo desenho, todavia ilustrar animais é o que lhe dá mais prazer pelo facto de o animal ser o que mais corre e que tem mais força. “Subestimamos os animais, mas os animais têm o físico, a beleza, a camuflagem, a pelagem e o tigre significa tudo isso’’.

Os desenhos estiveram expostos na Biblioteca Cosmelli Sant’Anna de 7 a 29 de novembro de 2019.