Na passada sexta-feira, dia 22 de novembro de 2019, a Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant’Anna, recebeu mais um encontro de Ciência na Bacs.

Contámos com a presença de Ana Pêgo, Bióloga e autora do livro ‘’Plasticus Maritimus – Uma Espécie Invasora’’. Durante a sessão Ana falou sobre a relação entre os plásticos e os oceanos, do seu livro e projeto, que nos alertam para todas as questões relativamente à poluição dos oceanos e praias e de que forma se deve agir perante esta situação que se torna tão presente na atualidade.

Ana trouxe ainda alguns dos imensos objetos que recolhe das praias de Portugal, separando-os por cores. Houve assim oportunidade de os observar, desde tampas de garrafas a objetos mais incomuns, como por exemplo uma sandália ou até um alguidar. 

O principal objetivo deste livro é sensibilizar as pessoas à utilização do plástico e dar a conhecer a realidade em que se vive, desta forma a autora pretende persuadir o público a mudar os seus hábitos. É possível encontrar, ainda dentro do livro, algumas sugestões e ideias de como fazer esta mudança, não radical, mas sim suficiente para ajudar o Planeta.

Ana Pêgo deixa o legado de que podemos, verdadeiramente, viver sem plástico e avisa que ações e providências têm que ser tomadas imediatamente, para salvarmos este que é o nosso Planeta.