As culturas, portuguesas e australianas, estiveram de mãos dadas em mais uma Festa de Natal da Freguesia de Santo António. A proposta para a noite de 16 de dezembro foi juntar a voz da fadista Mel com o coro e orquestra do Newington College de Sydney (Austrália).

O Cinema São Jorge recebeu este evento organizado pela Freguesia de Santo António e a Embaixada da Austrália em Portugal.

A Embaixadora, recentemente chegada ao nosso país, afirma que “Para quem está muito longe de casa, como eu e outros membros da Embaixada, ficamos muito contentes em ouvir as canções australianas nesta altura do ano”. Palavras de Claire Rochecouste, que agradeceu o apoio da Freguesia em mais um evento que ajudou a criar “uma maior proximidade com as pessoas”.

“Uma noite pensada para toda a família”, realçou no seu discurso, Vasco Morgado, Presidente da Freguesia de Santo António, realçou no seu discurso. “Este espetáculo de Natal, mais uma vez, foi pensado para uma família grande que é a nossa Freguesia. Agradeço-vos a honra que é estar à frente desta Freguesia. Tudo fazemos para que continuem a sentir-se em casa”.

A sala rendeu-se à voz da fadista Mel acompanhada por Jorge Carreira, André Dias, António Neto. Entre os fados, “Fala da Mulher Sozinha”, “Lamentos” foi o “Cheira bem, Cheira a Lisboa” que colocou os presentes a cantar.

Os ensaios decorreram sempre em separado, uns em Portugal, outros na Austrália, e após alguns meses foi, finalmente, possível juntar o fado com o conjunto de 47 estudantes de música do Newington College de Sydney. Uma atuação inédita, que aconteceu na nossa Freguesia, com as músicas “Fado”, “Lisboa Menina e Moça” e “A Holy Night”.

Após 11 dias repletos de apresentações, numa tournée musical por Espanha e Portugal, o Coro/Conjunto de Sopros e Conjunto de Cordas da Austrália apresentou, também, um reportório próprio, terminando com chave de ouro, perante “uma sala fantástica e um público espetacular”, segundo um dos alunos.

No final da noite, oferta de chocolate quente, bolo rei e o novo calendário do ano de 2020, para todos os presentes.