As aves tomaram conta da Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant’Anna (BACS) no dia 6 de fevereiro. Mais uma inauguração inserida no ciclo “IlustraNatura” que pela primeira vez trouxe a exposição Viagens Ornitológicas de Filipe Martinho.

“Esta coleção de imagens, desde os esboços representando os primeiros encontros, até a artes mais finalizadas, tem como base o produto dos últimos quatro anos de viagens”.

Na sua primeira exposição individual, este veterinário de profissão confessa-nos que “Em todas as viagens, estiveram sempre presentes um par de binóculos, um caderno e material de desenho. E as aves sempre foram, em termos de fauna selvagem, o mais fácil de observar”.

A coleção de ilustrações, que esteve patente até ao dia 27 de fevereiro na BACS, pretendeu representar três grandes interesses do artista: viagens, desenho/ilustração e a parte natural que acabam por ser as aves mais representadas.

Aves de Manchester, Camboja, Escócia, Grécia, passando pela Madeira e Serra do Caramulo, foram alguns dos desenhos que nos ajudaram a viajar durante o mês de fevereiro na BACS.