A Festa da Francofonia está de volta à Freguesia de Santo António e este ano celebra o seu 50º aniversário.

O mês de março é o mês da Francofonia, isto é, anualmente os países membros ou observadores da Organização Internacional da Francofonia (OIF) com expressão diplomática em Portugal, reúnem-se para celebrar os valores da democracia, educação, tolerância, solidariedade e partilha de uma língua.

No dia 21 de março, das 14h à meia noite, no Cineteatro Capitólio, a francofonia será celebrada com música, sabores e partilha. A entrada é livre.

Durante a tarde, os visitantes vão descobrir uma aldeia francófona, a partir das 14h, onde cada país participante (Andorra, Argentina, Bélgica, Canadá, Costa do Marfim, Dinamarca, Egipto, França, Geórgia, Luxemburgo, Marrocos, Moldávia, Roménia, Senegal, Suíça, Tunísia) apresentará a sua riqueza e cultura através de documentação, jogos, prémios e exposições. Esta parte da tarde é animada pelo saxofonista Abel Zambujo que toca soul, blues e jazz.

Das 18h35 às 19h35, o público poderá deliciar-se com as especialidades culinárias de cada país, degustando as várias iguarias oferecidas na receção gastronómica. Uma ocasião para viajar através dos sabores da francofonia.

Festa que é festa termina com música e esta não é exceção. Uma série de concertos onde será possível ouvir a música clássica moldava, música folk, música tradicional árabe, com a música tradicional marroquina e até com a pop electro francesa!

A divulgação de toda a programação aconteceu no dia 2 de março na residência da Embaixadora da Bélgica em Portugal. Um final de tarde marcado pela atuação de Salvador Sobral que cantou algumas músicas do cantor Jacques Brel, acompanhado ao piano por Samuel Lercher.

A Freguesia de Santo António é parceira neste evento.

Conheça a programação em www.festadafrancofonia.com