Reabrimos o Ensino Pré-Escolar e as Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) da Freguesia de Santo António, no dia 1 de junho.

Nada melhor do que celebrar o Dia Mundial da Criança e receber os nossos meninos com uma equipa preparada e informada sobre os procedimentos a adotar, segundo as recomendações da Direção Geral da Saúde (DGS).

Para chegar a este dia, foi necessário reorganizar o espaço e adquirir material de proteção, tal como nos explica Raquel Almeida, responsável pelo Serviço de Educação da Freguesia de Santo António.

“Tivemos de reorganizar todos os espaços que iriam ser utilizados pelas crianças e adultos. Retirámos móveis, lavámos todos os brinquedos, a desinfeção do espaço e do brinquedo do recreio foi feita pela Junta de Freguesia de Santo António. Equipámos todas as Monitoras e Assistentes Operacionais do Jardim de Infância com máscaras cirúrgicas, luvas, viseiras, calçado próprio para o recinto escolar. E todos os adultos têm de mudar de roupa e de calçado e colocar a sua proteção individual obrigatória”, concluí.

Ao chegar à escola, alunos e funcionários colocam o gel nas mãos e avançam para o tapete do pórtico de higienização onde são pulverizados nos sapatos e ao nível do corpo. Um investimento que a Junta de Freguesia fez e, que segundo Vasco Morgado, “quisemos tranquilizar pais e encarregados de educação para que todos possamos minimizar os riscos de contágio ao COVID-19”.


Um regresso que se quer seguro e confiante.