No dia 2 de julho o presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, fez parte do júri de um concurso de tronos de Santo António organizado pela diretora da Boa Vizinhança, Cristina Velozo, na Dona Ajuda.

Sobre o evento, Vasco Morgado afirma que “o concurso de tronos de Santo António é uma tradição lisboeta e nossa. Enquanto freguesia de Santo António não podíamos deixar de apadrinhar”.

Do júri fizeram ainda parte Teresa Vilaça, diretora da Casa-Museu Medeiros e Almeida, e Pedro Teotónio Pereira, diretor do Museu de Santo António.

Dos mais tradicionais aos mais originais, houve quem criasse tronos relacionados com o tema do verão e até com o COVID-19. Cristina Velozo explica que a ideia para o concurso surgiu depois de “participarem no concurso de tronos de Santo António da EGEAC. A partir daí, perguntámos se seria possível pegar na ideia e trazê-la para a Boa Vizinhança”.

O diretor do Museu de Santo António de Lisboa caracterizou este pedido como algo “quase natural”, uma vez que “normalmente participamos noutros concursos de tronos que também existem em Lisboa. Este foi um dos que fomos convidados e tivemos muito gosto em participar”, afirma.

Os tronos que foram a concurso estarão em exposição na Dona Ajuda durante os próximos dias.