A Freguesia de Santo António encontra-se preparada para levar a efeito um conjunto de atividades no âmbito do Complemento de Apoio à Família (CAF) e das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) durante o mês de agosto. Tratam-se de atividades extraordinárias já que, habitualmente, estas são suspensas durante esse período.

No entanto, e face à época diferente que vivemos, provocada pela pandemia COVID-19, entendemos apoiar e responder de imediato ao desafio das entidades oficiais que propuseram o funcionamento excecional em agosto, sendo que podemos apenas atuar no âmbito das competências que nos foram delegadas pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), que é quem gere estes projetos.

Do nosso lado está tudo pronto.

Foi, assim, com incredulidade e enorme surpresa que recebemos, esta manhã, uma comunicação da Câmara Municipal de Lisboa, do Vereador Manuel Grilo, responsável pelo Pelouro da Educação e Direitos Sociais, a informar que os AFF e CAFF não poderão funcionar no mês de agosto “devido a uma série de constrangimentos “.

Assim, lamentavelmente, não nos será possível, como previsto, funcionar com estas estruturas em agosto, o que vai provocar graves e sérios incómodos à vida de todos vós.

A Freguesia de Santo António lamenta profundamente esta tomada de posição da CML e do Vereador Manuel Grilo, quer por ser tardia (a apenas oito dias do início do mês de agosto), quer por não propor quaisquer soluções alternativas ao que impede, para além de simplesmente não se dignar a dar explicações que nos ajudem, a todos, a entender o porquê desta decisão.

Queremos acreditar que todas as entidades municipais têm como objetivo primeiro o bem-estar da vida dos seus munícipes – pelo menos na nossa Freguesia é o que nos norteia – e é-nos muito difícil conviver com estas decisões, que apenas demonstram a pouca atenção e consideração de quem neste momento tem esse poder, apresenta em relação aos incómodos que vai causar à vida das pessoas.

Do nosso lado estamos já a negociar e tentar construir alternativas, das quais vos daremos nota assim que possível.