A Freguesia de Santo António, em Lisboa, já está presente numa plataforma que irá facilitar ainda mais a comunicação com os seus fregueses.

Através do Whatsapp Santo António, com o número 933 103 103, os fregueses podem colocar questões e reportar ocorrências no espaço público da Freguesia – seja um buraco na calçada ou a limpeza de uma rua, assim que a ocorrência é reportada na plataforma esta é imediatamente transmitida ao serviço responsável pela sua resolução, para que os fregueses possam ter uma resposta o mais eficaz possível.

Esta plataforma funciona através de duas opções: um assistente virtual, que funciona 24h por dia, 365 dias por ano, e operadores, com um horário de atendimento pré-definido.

Desta forma, o assistente virtual permite: reportar ocorrências do espaço público integrado com a nossa Central de Gestão de Ocorrências, informando posteriormente o freguês da sua resolução; consultar informações; realizar sondagens e pesquisas online; emitir relatórios relativos a inquéritos e sondagens; conhecer os serviços e projetos disponíveis na Freguesia; ler as notícias e Magazines de Santo António e consultar a agenda de eventos a decorrer na Freguesia.

Questões mais específicas, como a marcação de reuniões ou outras informações não contempladas pelo assistente virtual, são tratadas com um operador humano, que promove uma resposta mais individualizada às questões dos utilizadores.

O WhatsApp Santo António permite ainda que os fregueses subscrevam o envio de mensagens com informações úteis, sejam elas relacionadas com recomendações sobre o coronavírus, orientações de contingência, ou ainda avisos de proteção civil, por exemplo.

No fundo, esta plataforma pretende cumprir dois grandes objetivos da Freguesia de Santo António: facilitar e estimular a participação cívica na comunidade e estar mais próxima dos seus fregueses, melhorando a sua qualidade de vida.