+351 218 855 230     info@jfsantoantonio.pt
Lisboa:

Projeto Farol

Image
O Projeto Farol tem como premissa base de que a Saúde e a Educação são um direito humano a que todos devem ter acesso.

Acredita, igualmente, que a Educação é o único garante de um futuro de sucesso para as nossas crianças e que estas, não são todos iguais e devem ser respeitadas na sua diferença.

Nesse sentido, o Projeto Farol tem como objetivo disponibilizar serviços especializados em Psicologia, Terapia da Fala, Tutora Educacional e outros técnicos especializados, de forma a chegar à população escolar mais sensível, isto é, às crianças com Necessidades Educativas Especiais e/ou dificuldades temporárias de aprendizagem, emocionais e do comportamento.

Muitas vezes junto de uma criança com dificuldades, está uma criança que sofre, uma família perdida e um professor angustiado. E em alguns casos quem a rodeia, desconhece o melhor acompanhamento ou encaminhamento a fazer.

Num elo de ligação e de envolvimento entre a escola, neste caso o Docente/Professor Titular, e a família da criança, pretende-se após sinalização dos casos, avaliar as necessidades do aluno numa consulta de Psicologia para que se possa elaborar um programa pessoal e adaptado a cada caso.

Destinado a todas as crianças/jovens do 1º ao 3º ciclo de ensino, residentes na Freguesia de Santo António que estejam abrangidos pelo anterior decreto-lei 3/2008 e que apresentam atualmente dificuldades continuadas ao nível da comunicação, aprendizagem, mobilidade, autonomia, relacionamento interpessoal e participação social.

As palavras de ordem são ADAPTAR, INCLUIR e POTENCIAR cada uma destas crianças e jovens.

Entretanto, e na sequência da pandemia por Covid-19, a Freguesia deu conta de um aumento dos problemas de saúde mental e psicológica. Foi neste contexto que foi tomada a decisão de alargar o Projeto Farol no âmbito da saúde mental a todas as idades, com a criação de um serviço de apoio psicológico que conta com um gabinete com duas psicólogas e uma enfermeira.

A sinalização dos casos que possam precisar deste tipo de apoio é feita pelos projetos de Ação Social da Freguesia, nomeadamente o Vassouras & Companhia, o Atendimento e o Centro Social Laura Alves, que conhecem a população e mantém um contacto diário com a mesma. Posteriormente, este gabinete fará uma primeira avaliação gratuita. Consoante esta avaliação, os fregueses serão encaminhados para entidades parceiras, sendo que o pagamento das consultas será adequado de acordo com a situação económica dos fregueses.

No fundo, este serviço de apoio psicológico, para além de ser acessível a todos os residentes na Freguesia, permite a avaliação das necessidades de cada freguês e a intervenção ajustada a cada problemática.

MAGAZINE SANTO ANTÓNIO

APP DESCUBRA PORTUGAL SANTO ANTÓNIO

Uma aplicação útil, dinâmica e apelativa que permitirá ajudar os nossos fregueses e visitantes a explorarem a Freguesia. O utilizador tem acesso a informação sobre sítios a descobrir, a agenda de eventos, onde dormir, comer ou fazer compras, para além de mapas dedicados a rotas e percursos, avaliações e comentários.

 

Para mais informações comunicacao@jfsantoantonio.pt

Descarregue aqui a APP

Disponível em iOS e Android

Search