+351 218 855 230     info@jfsantoantonio.pt
Lisboa:

Vassouras & Companhia

Image

Aqui procuramos ajudar as pessoas com mais de 65 anos que vivem em situações de dependência ou isolamento na Freguesia, como entidade de primeira linha que somos, fomos construindo respostas específicas para estas situações. 


As ajudas abrangem desde 2012 o auxílio na higiene pessoal e do lar, tratamento de roupa no Centro Social Laura Alves, ao acompanhamento nas deslocações diárias (tais como idas ao médico, supermercado, farmácia, missa), a pequenas reparações nas habitações e ao próprio convívio, essencial para combater a solidão. 

Não pretendemos substituir nem desresponsabilizar a família. Todos os casos são avaliados pelos serviços de Ação Social da freguesia na perspetiva de inclusão familiar. 


A brigada de apoio deste projeto é composta por uma equipa, entre os 36 e os 53 anos, que ajudámos a voltar à vida ativa. 


É de destacar que este programa foi finalista no Prémio Europeu no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade Intergerações. 

– Como funciona?

O projeto é desenvolvido em articulação com o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) do Centro Social Coração de Jesus/São José da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o Programa Inserção + do Centro de Emprego do Conde Redondo.
Os membros do Vassouras & Companhia recebem uma bolsa correspondente ao valor do IAS (Indexante dos Apoios Sociais), mais os subsídios de alimentação e transporte. A Freguesia recebe uma verba por parte da Segurança Social de modo que o encargo fica repartido pelas duas instituições.
Estes colaboradores beneficiam ainda de apoio psicológico dado por um estagiário da Ordem dos Psicólogos, que está a desenvolver um projecto com os mesmos. Este apoio é dado nomeadamente às segundas e quintas-feiras da parte da manhã.
Os membros do Vassouras & Companhia têm um horário das 10h às 17h30 e trabalham em diferentes departamentos, desde o apoio domiciliário à reparação de calçadas, o tratamento de jardins, como motoristas, etc.
Aos idosos, é-lhes feito um diagnóstico social para definir que tipo de ajuda necessitam.

– Qual é objetivo?

O objetivo basilar deste projeto é diminuir o isolamento a que os seniores estão vetados, ajudando-os nas tarefas do quotidiano e aproximando-os, através do contacto direto da Freguesia que, como entidade de primeira linha, tem capacidades de resposta específicas para estas situações. Para além de ajudar idosos, este projeto permite que pessoas em idade útil recebam formação e desempenhem um papel relevante, quer para a sua própria inclusão social, quer para o regresso ao mercado de trabalho.


– O que fazer para ter acesso aos serviços do Vassouras & Companhia?

Deve marcar um atendimento com a Ação Social da Freguesia de Santo António para que seja feita uma avaliação do caso e um diagnóstico.
O atendimento é feito por marcação às terças-feiras na Rua Alexandre Herculano e às quintas-feiras no Centro Social Laura Alves.

MAGAZINE SANTO ANTÓNIO

APP DE SANTO ANTÓNIO

A aplicação para dispositivos móveis da Freguesia de Santo António permite que aceda, de forma simples e gratuita,  à informação, agenda, noticias e serviços da sua freguesia e reportar "problemas na minha rua" que eventualmente surjam. Basta que se registe na nossa plataforma.

 

Para mais informações comunicacao@jfsantoantonio.pt

Descarregue aqui a APP

Disponível em iOS e Android

Search