Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant'Anna conhece nova morada

Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant'Anna conhece nova morada

Inauguração do novo espaço acontece dia 10 de maio 

Freguesia de Santo António prepara-se para inaugurar o novo espaço da Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant’Anna (BACS), a 10 de maio, pelas 18h00. Este equipamento passa assim do Largo de São Mamede, para a Rua Alexandre Herculano, numa lógica de centralização e modernização dos serviços adstritos à Freguesia de Santo António.

Durante mais de sete anos, o antigo edifício da Junta de Freguesia de São Mamede albergou o espólio literário do Arquiteto Eduardo Cosmelli Sant'Anna – que viria a dar nome à Biblioteca. Conta-se, neste acervo, mais de quatro mil obras nacionais e estrangeiras que cruzam campos tão diversos como a História, a Arte, Ficção, Poesia, Teatro, entre outros. Nas prateleiras, figuram inúmeras primeiras edições de autores como Eça de Queiroz, Fialho de Almeida e José Rodrigues Miguéis, aos quais se somam vários volumes em excelente estado de conservação com encadernações de luxo. 

Toda esta inestimável riqueza literária – à qual foram, posteriormente, sendo acrescentados outros títulos - ficou disponível para o público após doação, por parte do Arquiteto, em 1987.

“Àquilo que é a função dita tradicional de uma Biblioteca – de procura para o estudo, lazer ou investigação – quisemos acrescer outras valências que, na nossa opinião, tornariam o espaço ainda mais vivo e vivido, com a abertura de portas a novos públicos e de diversas faixas etárias”, explica Sofia Knapic, responsável pela BACS há nove anos. 

Desta forma, o espaço foi sendo palco de exposições e horas do conto infantis que, com a agregação territorial de três freguesias, agora sob a identidade de Santo António, se manteve. 

“A BACS era (e é) um projeto vencedor, repleto de bons resultados e que já agregava um público fiel e que, por isso, quisemos manter”, recorda Vasco Morgado, presidente da Freguesia de Santo António. “Mas agora, chegou o tempo do espólio conhecer um local mais moderno e adaptado às necessidades crescentes de uma população, também ela mais exigente, mais sedenta de cultura e de um espaço onde pode beber de forma mais cómoda da riqueza que aqui temos para partilhar”, remata.

A nova BACS tem agora áreas de leitura (nomeadamente de diários), estudo e zona infantil mais distintas e amplas. Foi construído ainda um anfiteatro capaz de receber eventos como: apresentações várias e lançamentos de livros. Facilitada ficou, ainda, o acesso à Internet.

Contudo, dois projetos continuam a ter como palco principal a BACS: o Canto do Conto e a BACS ARTE.

O Canto do Conto “já é uma expressão de força junto das famílias e de um público infantil que começa a dar os primeiros passos na aquisição do gosto pelos livros. Este é um projeto que tem contribuído imenso para a promoção do livro e da leitura desde tenra idade (2 anos) e que aqui encontra agora um espaço mais dinâmico para ser efetivado a cada mês”, reforça Sofia Knapic. Por outro lado, a zona de exposições “embora mais diminuta, também se mantém com a BACS ARTE, porque consideramos importante manter esta valência de comunicação e visibilidade dos artistas com a comunidade e num espaço que é de cultura e onde esta está acessível de forma gratuita a quem nos visita”.

A Biblioteca Arquiteto Cosmelli Sant'Anna continuará a funcionar aos dias úteis, das 10h00 às 18h00, na Rua Alexandre Herculano, n. 46 – r/c direito.

INFORMAÇÃO ADICIONAL:

Descarregue aqui as imagens da nova BACS