Research Center

Freguesia de Santo António formaliza novas parcerias

Hoje, dia 28 de maio, realizou-se uma cerimónia de Assinatura de Protocolos de colaboração com Associações e Instituições locais, na Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant'Anna (BACS), entre as quais:

1 - Animalife - Associação de Sensibilização e Apoio Social e Ambiental

(Representado por Rodrigo Alexandre Fernandes Livreiro)

A Animalife propõe um protocolo que visa prevenir o abandono de animais por famílias em situação de vulnerabilidade, sensibilizando-as para os cuidados com os seus animais de companhia. Pretende ainda prevenir problemas de saúde pública e promover o bem-estar destas famílias e dos seus animais. A iniciativa reforça a importância do apoio social aliado à proteção animal. O objetivo é criar comunidades mais solidárias e conscientes.

 

2- Associação Consciência Coletiva – Associação Social, Cultural e Ambiental

(Representada por Maria Lídia Cardoso Tobias)

Hoje damos um passo importante ao estabelecer uma colaboração entre a Freguesia de Santo António e a Associação Consciência Coletiva. Este trabalho conjunto tem como objetivo criar respostas de apoio social e promover a inclusão das pessoas mais vulneráveis que vivem nesta freguesia. Queremos estar mais próximos de quem mais precisa, com soluções concretas e humanas. Juntos, estamos a construir uma comunidade mais justa e solidária

3- Safe Space Associação Saúde Mental Portugal

(Representada por Ana Cecília Bacelar de Abreu Pinto Coelho)

O objetivo é promover a consciencialização sobre a importância da saúde mental na comunidade da Freguesia de Santo António. Queremos dinamizar ações que previnam e promovam o bem-estar mental, combatendo o estigma associado às doenças mentais. Ao mesmo tempo, pretendemos fomentar a inclusão e melhorar o bem-estar psicossocial de todos os residentes. É um compromisso para uma comunidade mais saudável e acolhedora.

4 - Grupo Desportivo Lâncias

(Representada José Manuel dos Santos)

Este protocolo tem como objetivo incentivar a prática desportiva de forma inclusiva e sem discriminação. Queremos promover várias atividades desportivas, especialmente coletivas, direcionadas ao público mais jovem. A ideia é criar oportunidades para que todos possam participar, ganhar saúde e conviver de forma positiva. Assim, construímos uma comunidade mais ativa e integrada.

5 – Crescer na Maior – Associação de Intervenção Comunitária

(Representada por Andréia Alves, coordenadora e membro da Direção da CRESCER.

Este protocolo une a Freguesia de Santo António e a Crescer na Maior para criar respostas de apoio à população vulnerável, promovendo inclusão social e capacitação. Visa desenvolver workshops, formações e atividades que reforcem competências pessoais e profissionais. O objetivo é facilitar a integração socioprofissional e melhorar a qualidade de vida dos participantes. Assim, pretende-se construir uma comunidade mais solidária e fortalecida.

Estas parcerias reforçam o nosso compromisso para com o bem-estar da nossa comunidade. OBRIGADO.

Começou a 10ª Edição do Arraial Santo António

Já se sente no ar o cheiro a sardinhas, manjericos e música popular, na Praça da Alegria.

O Arraial mais santo da cidade está de regresso. O Arraial Santo António arrancou dia 26 de maio, na Praça da Alegria (Jardim Alfredo Keil), pelas 12h00, organizado pelo Grupo 7 dos Escoteiros de Portugal, com o apoio da Freguesia de Santo António - Lisboa e o patrocínio oficial da Sagres.

Este ano, a iniciativa irá decorrer de 26 de maio a 22 de junho, de domingo a quinta das 12h00 às 22h00, e promete animar o jardim com bebidas, petiscos e música.

Às sextas, sábados e vésperas de feriados, entre as 12h00 e as 00h00, haverá música ao vivo. No dia 12 de junho, noite do Santo Padroeiro da cidade, o Arraial decorrerá entre as 12h00 e as 02h00.


“Podem vir com as vossas famílias, que é um arraial típico à portuguesa. Com música popular portuguesa, comida tradicional portuguesa e artistas portugueses. O que faz de nós o arraial mais familiar da cidade.”, afirmou Vasco Morgado, presidente da Freguesia de Santo António.


Programa:

30 de maio - Cristais da Noite - 21h00
31 de maio - Gina Reis e Hélder Pereira - 21h00
6 de junho - Joana e Ricardo Silva - 21h00
7 de junho - Jorge Paulo e Susana - 21h00
9 de junho - Jovimusic - 21h00
10 de junho - Tarde de Fados - 17h00
12 de junho - Nuno Ropio e Lakota - 21h00
13 de junho - Banda Celtas - 21h00
14 de junho - Hélder Pereira e Hélio Esteves - 21h00
18 de junho - KZL Music - 21h00
20 de junho - Luís Rosa e André Patrão - 21h00
21 de junho - Gina Reis e Fábio Matos - 21h00


Não há em Lisboa arraial mais santo, nem festa mais animada!

2ª Edição do jantar do Bom Vizinho no Jardim das Amoreiras

Dia 22 de maio, o antigo espírito do bairro saiu à rua para celebrar as boas relações de vizinhança, com a 2ª Edição do jantar do Bom Vizinho, com organização da Associação Jardim das Amoreiras (AJA) e apoio da Freguesia de Santo António.

A iniciativa juntou mais de 354 bons vizinhos, reunidos num jantar ao ar livre no Jardim das Amoreiras (Jardim Marcelino Mesquita).

“Esta iniciativa consiste em comemorar o dia dos vizinhos, existe aqui um grande espírito de vizinhança. Para nós é uma honra sermos uma ponte para conectarmos todos os vizinhos.”, sublinhou Sofia Tonim, da Associação Jardim das Amoreiras.

A presidente da AJA, Paula Naia, frisou a importância da iniciativa para aproximar pessoas. “Acho que é em alegria que as pessoas se intrusam mais umas com as outras. Tento sempre apresentar todos uns aos outros, para que de ano para ano, se conheçam mais”, frisou.

O serão contou com a animação de Joana Anta, performer, que animou o jardim com música contemporânea,

Foi mais um dia de convívio num ambiente divertido e animado no Jardim Marcelino Mesquita para recuperar o antigo espírito do bairro.

Cerimónia de assinatura de Protocolo com a Associação Avenida

No dia 21 de maio, realizou-se a assinatura de Protocolo de Colaboração entre a Freguesia de Santo António – Lisboa e a Associação Avenida, no Teatro Variedades.

O protocolo foi assinado pelo presidente da Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, e o presidente da Associação Avenida, Pedro Leal.

“A Avenida da Liberdade além de ser a mais célebre do país, é a avenida que dita a nossa democracia. Isto tem uma importância significativa. A Freguesia é sócia fundadora desta associação. Aqui trabalhamos como um todo, esse apoio reflete-se no apoio que conseguimos dar e na melhoria das condições locais.”, sublinhou Vasco Morgado.  

Já o presidente da Associação Avenida, Pedro Leal, frisou a importância do diálogo entre as duas entidades. “Tem sido uma relação muito bem-sucedida, entre a Associação Avenida e a Freguesia. Esse diálogo é cada vez mais importante, entre a sociedade cívica e as entidades políticas, para o bem público.”

No que toca a projetos futuros foi destacada a requalificação da Avenida da Liberdade, em parceria com a Freguesia de Santo António.

Reunião de Júri do Concurso de Ilustração Santo António 2025

No dia 16 de maio, decorreu a reunião de júri do “Concurso de Ilustração Santo António Lisboa 2025”, lançado a 10 de abril, para apreciar os muitos trabalhos enviados e tomar a decisão de quem vai levar o primeiro, segundo e terceiros prémios e as 7 menções honrosas.

A figura de Santo António, o santo dos amores e dos milagres perdidos, foi mote do concurso, que visou incentivar artistas, ilustradores e apaixonados pela arte a darem vida ao padroeiro dos lisboetas através da criação de uma ilustração, caricatura ou cartoon original.

Este concurso, aberto à participação de todo o mundo, encerrou às 23:59 do dia 13 de maio, tendo recebido mais de 341 participações, validadas, provenientes de artistas de 35 países.

“O sucesso deste concurso, ao termos tantas participações e provenientes de países tão longínquos como o Egipto, Ucrânia, Colômbia, Estados Unidos ou Timor-Leste foi uma grata surpresa”, afirmou Vasco Morgado, presidente da Freguesia de Santo António.

“Obrigado por participarem nestas coisas que fazemos. Obrigado por darem razão à aposta na cultura, que esta Freguesia sempre teve. Temos desenhos dos 4 anos aos 80. Obrigado por mostrarem que Santo António é do mundo. A única palavra que temos é: obrigado. É uma honra fazer estas coisas.”, acrescentou.

O júri é composto por: o cartoonista, António, a ilustradora, Inês do Carmo, o produtor, Luís Montez, o historiador, Osvaldo Macedo de Sousa, o diretor, Pedro Ribeiro Ferreira, o coordenador do Museu de Lisboa- Santo António, Pedro Teotónio Pereira, e o presidente Vasco Morgado.

A divulgação dos vencedores e entrega de prémios vai ter lugar no próximo dia 10 de junho, na Praça da Alegria em Lisboa.

Todos os trabalhos vão, posteriormente, ficar expostos na Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant'Anna, no pólo da Rua Alexandre Herculano da Freguesia de Santo António (Lisboa).

O “Concurso de ilustração Santo António 2025” é uma iniciativa pioneira da Freguesia de Santo António (Lisboa), com a organização da Arco da Velha em parceria com a Lisboa Cultura (EGEAC), Museu de Lisboa – Santo António, El Corte Inglés, Associação Avenida, Ponto das Artes, editora LeYa e Casa Agrícola Pinto do Amaral.

 

 

Resultados Eleições Legislativas 2025

No dia 18 de maio de 2025, este foi o resultado das Eleições Legislativas 2025 na Freguesia de Santo António:

Brancos - 61

Nulos- 36

Ergue-te (E) - 9

Livre (L) - 706

Juntos Pelo Povo (JPP) - 3

Partido Popular Monárquico (PMM) - 5

Alternativa Democrática Nacional (ADN) - 55

Pessoas-Animais-Natureza (PAN) - 118

Partido Comunista Dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP) - 13

Partido Socialista (PS) - 1194

Iniciativa Liberal (IL) - 699

Chega (CH) - 588

Volt Portugal (VP) - 16

Nós, Cidadãos! (CD) - 3

Bloco de Esquerda (B.E.) - 196

Nova Direita (ND) - 4

CDU- Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV) - 224

AD - Coligação PSD/CDS (PPD/PSD.CDS-PP) - 2313

Partido Liberal Social (PLS) - 1

Reagir Incluir Reciclar (R.I.R) - 60

 

Obras de Requalificação na Rua Braamcamp

A Freguesia de Santo António deu início à requalificação dos canteiros da Rua Braamcampum dos principais eixos verdes da nossa Freguesia.

A intervenção inclui:

  • Substituição das vedações metálicas degradadas;
  • Reforço da vegetação com novas espécies arbustivas e herbáceas;
  • Aumento do canteiro no cruzamento com a Rua Castilho;
  • Manutenção e reparação do sistema de rega existente, com instalação nos canteiros ainda não abrangidos;
  • Melhoria da acessibilidade através da reconfiguração da passagem pedonal na zona da passadeira;

Esta obra visa preservar e valorizar a estrutura verde urbana, reforçar a biodiversidade local, melhorar a paisagem e promover mais conforto térmico e segurança para todos.

Passeio Sénior a Fátima

O dia 30 de abril começou no Largo de São Mamede e no Teatro Tivoli para os cerca de 150 fregueses que se inscreveram no Passeio Sénior da Freguesia de Santo António. O destino escolhido? Fátima.

Passavam poucos minutos das 8h30, quando os nossos jovens da idade de ouro partiram em direção ao Santuário de Fátima. Aqui, desfrutaram de uma manhã tranquila, num local de peregrinação cristã e e desfrutaram de um animado almoço no Restaurante Vitória.

“Gosto de vir. Assim que soube que o Passeio era em Fátima, fui a correr inscrever-me. É um convívio muito bom.”, contou uma das nossas freguesas.

 O regresso a casa fez-se com a promessa de voltar. Golegã, Nazaré, Sesimbra, Setúbal e Évora foram alguns dos sítios que os nossos fregueses já visitaram no nosso Passeio Sénior organizado anualmente pela Freguesia.

 

 

 

 

46ª Corrida da Liberdade traz os ideais de abril à Avenida da Liberdade

No dia 25 de abril, decorreu a 46ª Corrida da Liberdade em comemoração dos 51 anos da Revolução dos Cravos, na Avenida da Liberdade

A Praça dos Restauradores foi novamente o ponto de chegada de todas as provas, com partida pelas 10h00.

Assim, acolhemos todos aqueles que mantêm vivos e celebram os ideais de abril.

A iniciativa contou com a organização da CDL - Federação das Colectividades de Cultura Recreio e Desporto do Distrito de Lisboa, ACCL - Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa e  A25A - Associação 25 de Abril.

 

Espaço Júlia recebe Sr. Procurador Diretor da SEIVD

No dia 9 de abril, o Espaço Júlia - RIAV (Resposta Integrada de Apoio à Vítima) recebeu o  Sr. Procurador Diretor da SEIVD, Dr. João Pires, o Procurador Sérgio Costa e a Procuradora Cristina Arcanjo. 

A visita deu a conhecer o trabalho desenvolvido por este espaço pioneiro de resposta integrada de apoio à vitima de violência doméstica, no ano que marca o seu 10.º aniversário. 

Na ocasião estiveram presentes o presidente da Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, a Diretora Técnica do Espaço Júlia, Inês Carrolo, o Comandante da 1.ª Divisão Policial, Subintendente Iuri Rodrigues, o Chefe Sousa Dias, da 1.ª Divisão do Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública de Lisboa e a Comissária Justina Amaral.

Nova sede da Ordem dos Farmacêuticos Lisboa

Sabia que, existe um edifício que carrega a memória de mais de 120 anos de história, na Freguesia de Santo António?

No dia 23 de setembro, a Ordem dos Farmacêuticos inaugurou a sua nova sede, na Rua da Sociedade Farmacêutica.

A cerimónia, realizada em honra da profissão farmacêutica, assinalou o início de uma nova etapa para a instituição.

Da Botica do Hospital de São José à Sede Centenária

A história deste edifício começa em 1835, na Botica do Hospital de São José, em que nasceu a Sociedade Farmacêutica Lusitana (SFL) – entidade que, hoje, a Ordem dos Farmacêuticos (OF) reconhece como sua continuadora. Até o final do século XIX, a Sociedade transitou por diversas casas alugadas, culminando no desejo de conquistar uma “casa” própria.

Em janeiro de 1900, o anúncio da instalação da sua primeira sede fez-se ouvir. E foi então que em fevereiro do ano seguinte (1901), a SFL inaugurou a sua sede - um marco que selou o compromisso dos farmacêuticos com a permanência e o progresso.

Localizado numa zona entre o Marquês de Pombal e o Campo dos Mártires da Pátria, o edifício situa-se no gaveto formado pela Rua Bernardim Ribeiro e pela antiga Rua n.o 4 do Bairro Camões, que passou a denominar-se Rua da Sociedade Farmacêutica, em reconhecimento aos serviços prestados pela instituição.
Com o passar dos anos, o edifício mostrou sinais de desgaste.

No início dos anos 80, sob a liderança do bastonário Alfredo Albuquerque, medidas de conservação e de reforço da segurança foram implementadas.

Uma década depois, surgiu a oportunidade de adquirir o prédio contíguo, um imóvel que prometia integrar a nova sede – um projeto que nunca chegou a concretizar-se. Diversos grupos de trabalho, ao longo dos anos, estudaram alternativas sustentáveis para acolher a casa dos farmacêuticos, preservando a sua identidade e história. Os estudos técnicos para a recuperação do edifício na Rua Bernardim Ribeiro iniciaram-se em 2014, marcando o início de uma nova etapa.

Em 2016, os trabalhos alargaram-se, culminando num Concurso Público de Conceção do Projeto de Arquitetura que foi aprovado e concretizado.

No dia 15 de janeiro, o presidente da Freguesia de Santo António Vasco Morgado, visitou a nova sede da OF, com a presença do bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Hélder Mota Filipe, na Rua da Sociedade Farmacêutica.

A casa dos farmacêuticos, permanece então como testemunho vivo de um percurso que se estende por quase dois séculos, homenageando esta profissão e preservando a história e memória dos farmacêuticos lisboetas.


Recordando as palavras do farmacêutico brasileiro Carlos Drummond de Andrade:

“Para o farmacêutico, amar não é apenas o verbo transitivo direto que se aprende a conjugar, nas escolas. Amar é ação. A ação de servir, a qualquer hora de qualquer dia e em qualquer lugar. É cuidar, é promover a saúde, é salvar vidas".

Monstros (de Estimação) invadem a Freguesia de Santo António

Entre os dias 11 de março e 13 de abril, a Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant’Anna (BACS) foi palco de uma autêntica invasão... mas sem pânico! A exposição “Monstros de Estimação - Dear Monsters” trouxe um universo (arrepiante) repleto de criaturas fantásticas, concebidas por artistas do mundo do cartoon, caricatura, ilustração e banda desenhada, de diferentes proveniências.

A iniciativa, partiu de um desafio lançado em outubro de 2024 nas redes sociais pelo Diretor do Concurso, Pedro Ribeiro Ferreira, e teve uma adesão surpreendente: um total de 181 monstros, criados por 102 autores de diferentes origens.

A criatividade e diversidade das obras fizeram as delícias do público, que se deparou com monstros para todos os gostos – alguns assustadores, outros divertidos e, claro, todos inesquecíveis.

"Viva os monstros e viva a Freguesia de Santo António! Nesta exposição, estão monstros fruto da criatividade dos seus atores, muito variados. Monstros que estimamos muito.", sublinhou Pedro Ribeiro Ferreira.

Já o presidente da Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, destacou a oportunidade única de conhecer estas criaturas de perto e, quem sabe, levar um "monstrinho" para casa.

A exposição – patente de 11 de março a 13 de abril – na BACS, recebeu 300 alunos das nossas escolas EB1/JI São José e JI/ EB1 Luísa Ducla Soares e cerca de 40 crianças do nosso Projeto Bússola. Aqui, para além de visitarem os “monstrinhos”, expressaram a sua criatividade, através de diversas atividades, nas quais tiveram oportunidade de criar os seus próprios Monstros. Um desafio que proporcionou muitos sorrisos (e alguns sustos)!

Com entrada gratuita e uma boa dose de humor, “Monstros de Estimação - Dear Monsters” provou que a arte não tem limites – e tem muitos monstros à solta!

“O que vê além do seu reflexo” – Uma celebração do Dia Internacional da Mulher

Em antecipação do Dia Internacional da Mulher, a Freguesia de Santo António assinalou este dia com uma iniciativa especial, levando mensagens de reconhecimento e carinho às mulheres da comunidade.

As equipas da Freguesia percorreram as ruas, no dia 7 de março, surpreendendo as mulheres com um presente simbólico e palavras de incentivo, destacando a sua força, determinação e resiliência, através de um pendurante com um espelho, um desafio interativo de sopa de letras e o questionamento "O que vê além do seu reflexo?".

Esta iniciativa incentivou as participantes a refletirem sobre a sua própria  singularidade e qualidades, promovendo o autoconhecimento e a valorização pessoal. A interação foi levada também às redes sociais da Freguesia, onde muitas mulheres partilharam as palavras que encontraram e os significados que estas tinham nas suas vidas.

Na sopa de letras, puderam encontrar palavras como:

Corajosa; Competente; Inteligente; Generosa; Bonita; Divertida; Mãe; Amiga; Resiliente; Confiante; Criativa; Especial

Que palavras acrescentaria a esta lista?

A Freguesia de Santo António reforçou, assim, a sua mensagem de reconhecimento e celebração da mulher, lembrando a todos a importância da igualdade e do empoderamento feminino. "Celebre-se, reconheça a sua força e resiliência. Feliz Dia Internacional da Mulher!" — uma mensagem que ressoou ao longo desta jornada de homenagem e reflexão.

Celebração do Dia Mundial do Teatro com Novos Nomes no "Passeio da Fama"

No dia 27 de março, a Freguesia de Santo António voltou a dar palco ao talento e à história do teatro português com a quinta edição da iniciativa "Um Brinde ao Teatro".


O evento decorreu na Praça da Alegria (Jardim Alfredo Keil), reunindo artistas, gentes do teatro e amantes das artes cénicas, para celebrar o Dia Mundial do Teatro e homenagear personalidades marcantes do mundo teatral português.

A cerimónia deste ano ficou marcada pela inscrição de mais 30 nomes no "Passeio da Fama", uma distinção que imortaliza os contributos de grandes artistas em calçada portuguesa.

Para Vasco Morgado, presidente da Freguesia de Santo António, esta iniciativa é um testemunho do valor e da importância dos artistas na cultura nacional. "O Passeio da Fama é uma celebração do talento e do legado dos nossos artistas. Todos os anos, reforçamos este tributo àqueles que, nos palcos, dão vida a sonhos e às histórias que nos emocionam. É uma homenagem da Freguesia ao teatro e ao seu património humano, para que nunca nos esqueçamos da sua riqueza e do impacto nas nossas vidas."

A cerimónia contou com a presença de diversas entidades e personalidades, incluindo o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, o Embaixador do Paraguai em Portugal, Raúl Silvero, e, claro, muitos dos artistas homenageados.A emoção e o orgulho eram visíveis nos rostos daqueles que viram os seus nomes eternizados na calçada portuguesa.

Como parte do tributo, cada artista recebeu ainda uma pedra laminada com o seu nome, simbolizando a perenidade do seu contributo para o teatro.

Para os atores Pepê Rapazote e Inês Castel-Branco, esta distinção tem um significado especial. “Eu trocava dez estrelas (Calçada da Fama de Hollywood) do outro lado do mundo, por isto que está a acontecer aqui hoje. [...] É um orgulho por ter o Vasco a fazer isto, por ter a Freguesia do Santo António com esta iniciativa, por ter a Calçada Portuguesa que é o maior orgulho nacional. É uma sensação única!”, afirmou Pepê Rapazote.


Inês Castel-Branco destacou que “é daquelas coisas que nós, em pequenos, nunca pensamos que nos vai acontecer. Ter o nome numa calçada, ter o nome numa rua, é um honra gigante, como é óbvio, é uma coisa que os meus filhos, meus netos, espero que um dia possam ver e orgulharem-se de mim, estou muito agradecida à Freguesia do Santo António”.

Entre os homenageados desta edição, encontram-se figuras incontornáveis como Adriano Luz, Estrela Novais, Mário Viegas, Mariana Rey Monteiro, Mário Raínho, Joana Seixas, António Calvário, Laura Soveral, Manuel Cavaco, Margarida Marinho, Pinto de Campos, Maria Tavares, Fernando Gomes, Natália Luiza, José Viana, Carla Vasconcelos, Ary dos Santos, Anabela Moreira, André Gago, Lúcia Moniz, Pepê Rapazote, Inês Castel-Branco, Luís Aleluia, Luísa Cruz, Luís Mascarenhas, São José Correia, Vítor Mendes, Sissi Martins, Ribeirinho e João Villaret.

Ainda durante esta celebração, estiveram presentes quatro caricaturistas, Pedro Ribeiro Ferreira, Ricardo Galvão, Carlos Laranjeira e Rui Duarte, que mostraram, em tempo real, um pouco desta arte. Muitos foram os que tiraram alguns minutos para terem os seus rostos caricaturados. Foi, sem dúvida, uma ação que trouxe muitas gargalhadas!

A Freguesia de Santo António convida todos a celebrarem esta arte milenar e a visitarem o "Passeio da Fama", um espaço que perpetua a história e o talento do teatro português para as futuras gerações.

Concurso de Ilustração celebra Santo António e desafia criatividade dos lisboetas

A Freguesia de Santo António prepara-se para a primeira edição do Concurso de Ilustração Santo António 2025. Promovido pela Arco da Velha, Design e Ilustração, Lda., com o apoio da Freguesia de Santo António – Lisboa, e em parceria com o Museu de Lisboa – Santo António, El Corte Inglés, Associação Avenida, Ponto das Artes, LeYa e Casa Agrícola Pinto do Amaral, o concurso visa homenagear a figura do santo mais popular da capital portuguesa através da arte.

Aberto a ilustradores, artistas e entusiastas das artes visuais, o concurso convida à criação de representações originais de Santo António, seja como pregador entre os peixes, casamenteiro ou intercessor dos objetos perdidos. A criatividade e a alma lisboeta são os únicos requisitos imprescindíveis.

A participação está aberta até ao dia 13 de maio de 2025, sendo os vencedores anunciados a 10 de junho, na Praça da Alegria, em Lisboa. Nesse mesmo dia será inaugurada uma mostra com os trabalhos a concurso no mesmo local, bem como uma exposição na Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant'Anna.

O concurso distingue artistas em duas categorias – adultos e jovens – com prémios que incluem troféus, diplomas, vales de compras e materiais de arte. Os vencedores e as menções honrosas receberão diversos prémios oferecidos por entidades como o El Corte Inglés, a Associação Avenida, o Ponto das Artes, a Leya e a Casa Agrícola Pinto do Amaral. Os jovens artistas também serão distinguidos com materiais didáticos e criativos, incluindo livros de banda desenhada e packs de pintura.

O Concurso de Ilustração Santo António assume-se, assim, como uma plataforma de valorização da criatividade local e de celebração da identidade cultural lisboeta, promovendo o encontro entre tradição e expressão artística contemporânea.

Para mais informações e inscrições, os interessados podem consultar a página oficial do concurso.

Padre António Martins: "Acho muito forte e importante a homilia que nos deixa o Papa Francisco (...)"

O Padre António Martins, Capelão da Capela do Rato, desde 2018, representou esta comunidade no Jubileu dos Artistas e do Mundo da Cultura, promovido pelo Dicastério para a Cultura e Educação, de 15 a 17 de fevereiro, na cidade do Vaticano.
 
D. José Tolentino Mendonça, prefeito do organismo da Cúria Romana, responsável por este encontro, desenvolveu durante muitos anos o diálogo entre a fé e cultura nesta comunidade, no coração da Freguesia.
 
"Acho muito forte e importante a homilia que nos deixa o Papa Francisco: "Queridos artistas, vejo em vós guardiões da beleza que sabem inclinar-se sobre as feridas do mundo"", contou-nos.
 
Este encontro, convidou todos a viver a espiritualidade, que aliada à arte e cultura pode trazer esperança.
 
"Foi significativo compreender a diversidade, complexidade e variedade das possibilidades deste diálogo entre a fé e a cultura, que estão a acontecer com riqueza e pluralismo pelo mundo fora", acrescentou. 

Dádiva de Sangue: Dar sangue, doar vida

Dar sangue é um ato altruísta que pode salvar vidas. No dia 6 de fevereiro, a Freguesia realizou uma recolha de sangue, em parceria com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IP e a Associação Avenida da Liberdade, na nossa Biblioteca Arquiteto Cosmelli Sant´Anna (BACS).

Aqui, os inscritos que atenderam aos critérios para dor sangue, submeteram-se a um processo simples e indolor, realizado por um profissional de saúde. O processo durou cerca de 30 minutos, que incluíram uma triagem clínica, colheita de sangue e tempo de recuperação.  

A ação contou com 43 inscritos, 24 recolhas de sangue, 15 das quais realizadas em dadores pela primeira vez. 

Doe sangue. Para fazer a diferença 30 minutos bastam! 

"Três A Conta Que Deus Fez" estreia no Teatro Variedades

Um espetáculo que misturou humor, crítica social e música, inspirado no teatro de revista: Três a Conta Que Deus Fez.

Florbela Queiroz, Natalina José, António Calvário e Fátima Severino foram protagonistas deste espetáculo memorável, em cena dia 12 de janeiro, no Teatro Variedades, pelas 16h00.

Estruturado de forma original, "Três, a Conta que Deus Fez", caracterizou-se por colocar “o dedo na ferida”, tendo como base a crítica social e política, pontuada por um humor elegante, que conquistou o público. O espetáculo contou ainda com muita música, canções novas e ousadas, interpretadas por António Calvário.

Na estreia da peça, esteve presente o presidente da Freguesia Santo António, Vasco Morgado e diversos utentes do Centro Social Laura Alves.

Uma homenagem à cultura portuguesa. Uma ode à revista. A descrição apropriada para esta peça, que proporcionou um espetáculo único a todos os presentes.

Espaço Júlia recebe visita da Ministra da Juventude e Modernização

Margarida Balseiro Lopes visitou esta quarta-feira o Espaço Júlia. O encontro permitiu conhecer, no terreno, o trabalho desenvolvido por este espaço, no ano que marca o seu 10.º aniversário. A visita deixou a promessa de replicar pelo país projetos como este.

Na manhã de 8 de janeiro, o Espaço Júlia recebeu a Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.

"Este é um exemplo extraordinário do que é um trabalho em equipa. Fiz questão de vir cá porque me permite agradecer o trabalho que faz. E em segundo lugar, a necessidade que temos de replicar este espaço no resto do país.", disse a Ministra na ocasião.

Para a Ministra a “vontade política é fundamental”, sendo crucial que “os responsáveis políticos reconheçam o trabalho feito neste tipo de espaços”.

“Mais de 50% da cidade de Lisboa recorre a este espaço. A cooperação entre estas três entidades é muito importante. A vontade política também.”, explicou o presidente da Freguesia de Santo António, Vasco Morgado.

A visita contou com a presença da Diretora Técnica do Espaço Júlia, Inês Carrolo; a presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Sandra Ribeiro; o Superintendente Pedro Sousa, Diretor do Departamento de Operações da Polícia de Segurança Pública de Lisboa; e o Subintendente Iuri Rodrigues, Comandante da 1.º Divisão do Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública de Lisboa.

O Espaço JÚLIA – RIAV (Resposta Integrada de Apoio à Vítima), inaugurado em julho de 2015, é um espaço único de intervenção e acompanhamento a vítimas de violência doméstica e vítimas particularmente vulneráveis, que oferece um atendimento especializado, feito por técnicos de apoio à vítima da Freguesia de Santo António - Lisboa conjuntamente com agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) e técnicos da Unidade Local de Saúde de São José, Hospital de Santo António dos Capuchos.

O seu nome é uma homenagem a Júlia, idosa que vivia na mesma rua deste equipamento social e que - a 25 de setembro de 2011 - aos 77 anos foi assassinada pelo marido num ato de violência doméstica. Estavam casados há mais de 30 anos.

Dia de Reis: Cantaram-se as Janeiras na Praça do Município

Três Reis Magos: Gaspar, Belchior, Baltazar. Dão nome ao Dia de Reis, 6 de janeiro, uma celebração cristã, que une a fé, à tradição e ao convívio. Neste dia, despedimo-nos da quadra natalícia, com muito Bolo Rei e as tradicionais Janeiras, na Praça do Município, pelas 18h00.

Dia de Reis. No dia 6 de Janeiro, comemorámos esta data festiva, tão portuguesa, na Praça do Município.

Na comemoração, as Janeiras ficaram a cargo do CoroProArte, que protagonizou um momento de suster a respiração, na varanda dos Paços do Conselho, com os temas: Natal dos Simples, de Zeca Afonso; Cantar as Janeiras, de Cancioneiro Entre Mar e Serra da Alta Estremadura; Dorme Menino Jesus, de José Firmino; e Quem vos vem dar Boas Festas, de Lopes Graça.

Já o Bolo Rei - com 80 metros, e cerca de 100 quilos - confecionado pelo Chefe Vitor Sobral, deliciou todos os que por aqui passaram.  

A ocasião contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e o presidente da Freguesia de Santo António, Vasco Morgado.

" Muito Obrigado. Hoje é uma noite muito especial. É um momento muito feliz. As janeiras são uma tradição muito bonita. Sem mais delongas, viva Lisboa, viva o Dia de Reis, e vamos comer Bolo Rei. Obrigado a todos." , afirmou Carlos Moedas no seu discurso.

Foi certamente uma noite para recordar.