Recolha de Sangue: Doar salva vidas

Para fazer a diferença 30 minutos bastam. Foi sob esta premissa que se realizou mais uma recolha de sangue, dia 13 de novembro, das 9h00 às 13h00, em parceria com o Instituto Português de Sangue e da Transplantação (IPST) e a Associação Avenida da Liberdade, na Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant'Anna (BACS).

O objetivo? Reforçar os bancos de sangue e ajudar quem mais precisa, através de colheitas agendadas em intervalos de 30 minutos, aberta à população.

Foram muitos os que responderam a este apelo. Como é o caso de Paulo Silvestre, agente da Polícia Municipal de Lisboa. “Nós temos uma excelente relação com a Junta de Freguesia, uma parceria de anos. Surgiu o convite e divulgámos junto dos nossos colegas. Acho que é um dever cívico também.”, afirmou.

Já a Diretora Executiva da Associação Avenida da Liberdade, Inês Ortigão, descreve a parceria com a Freguesia de Santo António como “fundamental para o sucesso desta iniciativa”.

“Juntas, estas duas entidades conseguem promover a solidariedade, e mobilizar a comunidade de forma mais eficaz e evolvente. É mais uma forma de reforçarmos o compromisso com a saúde e o bem-estar de todos.”, frisou Inês Ortigão.

A iniciativa contou com 29 inscritos, 18 colheitas de sangue, 5 realizadas em dadores pela primeira vez. 

Segundo a presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Filipa Veiga, “é um orgulho receber esta iniciativa”, numa zona com diversos hospitais, nomeadamente os Hospitais Âncora.

“Por isso, cabe-nos a nós ajudar no que podemos. E é isso que estamos a fazer, tentar angariar mais gente para dar sangue, tentar ajudar os hospitais e também as pessoas. Ou seja, ajudamos também os nossos.”, sublinhou Filipa Veiga.