15ª edição do MOTELX no Cinema São Jorge

15ª edição do MOTELX no Cinema São Jorge

Após várias sessões de warm-up, a 15ª edição do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa regressou ao Cinema São Jorge esta terça-feira, 7 de setembro, com uma sessão de abertura onde foi exibida a ante-estreia do filme The Green Knight (2021), protagonizado por Dev Patel.


Este ano o festival, que decorre até 13 de setembro, pretende desconstruir o estereótipo da representação masculina nos filmes de terror, apresentando filmes feministas na competição oficial, como é o caso de Black Medusa, de Ismaël e Youssef Chebbi, e Violation, de Madeleine Sims-Fewer e Dusty Mancinell. Foi ainda criado um programa especial, “Fúria Assassina – Mulheres Serial Killer”, uma retrospetiva que junta filmes de serial killers femininas como o biopic de Erzsébet Bathory, A Condessa Sangrenta (2009), de Julie Delpy; Monster (2004), realizado e interpretado por Charlize Theron; Baise-Moi (2000), de Virginie Despentes e Coralie Trinh Thi; Audition (1999), de Takashi Miike e a sátira de John Waters, Serial Mom (1994).


Sobre a escolha de temas, João Monteiro, diretor do MOTELX, afirma que “nunca forçamos um tema ao festival, acaba por ser sempre um processo de escolha natural”, algo que assegura também se ter repetido este ano.


“Ao ver os filmes deste ano sentimos que havia uma mudança na representação. Fomos à procura de filmes especificamente serial killers e achámos engraçado como os vários elementos e circunstâncias se juntaram – por exemplo, este ano, em Cannes, ganhou um filme sobre serial killers femininas. Por isso, acho que acertámos este ano”, conta.

O assinalar dos 60 anos do início da Guerra Colonial, que decorreu entre 1961 e 1974, também mereceu um destaque nesta edição, marcando a secção “O Quarto Perdido” com a exibição dos filmes Inferno (1999) e 20,13 Purgatório (2006), de Joaquim Leitão.


Já na secção Lobo Mau, dirigido para o público infantil, o destaque vai para a celebração dos 20 anos da obra A Viagem de Chihiro (2001), de Hayao Miyazaki, até porque, como menciona João Monteiro, este “é um festival aberto a pessoas dos oito aos 80 anos”.


Consulte a programação completa do MOTELX através do link.