Noite Europeia dos Investigadores regressa ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Noite Europeia dos Investigadores regressa ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência

A Noite Europeia dos Investigadores regressou em formato presencial ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) a 24 de setembro, desta vez sob o tema “Ciência para o Clima”.


Entre bancas demonstrativas, jogos e palestras, os investigadores explicam aos mais curiosos as investigações que têm desenvolvido em Portugal de forma simples e acessível, num evento que atrai miúdos e graúdos. Este ano, para além da programação presencial, com 40 atividades, o MUHNAC apostou também no online, num programa com 90 atividades.


“Em circunstâncias normais temos 120 atividades a decorrer e em 2019 conseguimos ter cerca de 4500 visitantes. Com a COVID-19 tivemos de restringir o evento, até porque o nosso museu tem uma lotação interior de 365 pessoas”, explica Raquel Barata, coordenadora do núcleo educativo e de exposições do MUHNAC.


Sobre a aposta no online – que, aliás, foi o único molde utilizado para a Noite Europeia dos Investigadores de 2020 – Raquel Barata explica que este formato permitiu abrir “portas para públicos que nunca viriam [ao museu], mesmo em circunstâncias normais”. Só o ano passado registaram 14.550 participações online em Portugal continental.


“O objetivo principal destes eventos é aproximar a sociedade civil da ciência. Penso que temos duas vertentes: não só pormos o público a falar com os cientistas, como os cientistas a falarem com o público, e a comunicação faz-se da adaptação que uns vão tendo em relação aos outros”, termina a coordenadora.


O evento decorreu entre as 16h00 e as 23h00 desta sexta-feira e promete nova edição em formato presencial e online para o próximo ano.