Notícias
A saúde oral é um direito de todos!
Para que esta frase se torne um direito universal junto das populações, a ONG Mundo a Sorrir, tem levado a cabo ações de sensibilização na saúde oral. E nada melhor do que envolver os estabelecimentos de ensino para promover o hábito de escovagem diário, quebrar alguns ciclos sociais para que as crianças adquiram hábitos de higiene.
“As idas às escolas são extremamente importantes para as crianças verem que o médico dentista não é uma pessoa que lhes vai fazer mal, é alguém que pode ir à escola deles, num lugar onde eles se sentem confortáveis, mas também ajudar a desmistificar essa ideia de que o médico dentista é um bicho papão”. Quem o afirma é André Sousa, da Mundo a Sorrir, que nos dias 10 e 11 de março de 2022, visitou com a Inês Pita, as escolas da nossa freguesia (EB1/JI Escola de São José e EB1/JI Luísa Ducla Soares).
Quando questionados quantas vezes lavavam os dentes ou se já tinham ido ao dentista muitas crianças responderam que sim. Mas a realidade mostra-nos que em Portugal, 59% das crianças com 6 anos tem cáries dentárias e 47% das crianças de 6 anos escova os dentes apenas 1 vez por dia. 63% das famílias com menores de 6 anos nunca visitaram o médico dentista.
“Para além disso, notamos que a escovagem em casa é deficitária e muitas vezes não é apoiada pelos pais. Um problema que temos que resolver e implementar medidas para que a que a saúde oral das crianças seja vista da melhor forma”.
Em cada uma destas visitas as nossas crianças receberam uma escova e uma pasta de dentes para ajudar a que cada um tenha um sorriso do tamanho do mundo.
A 20 de março comemora-se o dia da saúde oral, por isso durante este mês a ONG Mundo a Sorrir pretende levar a cabo várias atividades para trabalhar a saúde oral para adquirir mais resultados a médio e a longo prazo.