Compostor Comunitário

Compostor Comunitário

A Freguesia de Santo António de Lisboa já tem um compostor comunitário, junto ao parque canino no Jardim das Amoreiras.

Os restos de comida, as folhas do jardim ou as plantas secas do quintal ganham vida nova através de um processo muito simples e 100% natural: a compostagem.

O composto é o resultado do processo de transformação biológica, a que chamamos compostagem. Neste processo obtemos um fertilizante ou adubo que no solo funciona como corretor agrícola, nutrindo o solo, melhorando as suas propriedades físicas, químicas e a sua estrutura, evitando o consumo oneroso e poluidor dos fertilizantes químicos.

Agora os resíduos que sobram da preparação das refeições, sobretudo as frutas e os legumes, podem ser colocá-los no compostor.

Há, no entanto, alguns cuidados a ter em conta para que o processo decorra sem quaisquer sobressaltos.

Os resíduos que podem e devem ser compostados são, normalmente, classificados em “verdes” e “castanhos”.

Os verdes são: folhas verdes, ervas daninhas de preferência antes de dar semente, restos de vegetais e frutas, borras de café, incluindo os filtros, cascas de ovos (esmagadas), flores, saquetas de chá, aparas de relva frescas.

Os castanhos são: folhas secas, resto de relva cortada seca, palha ou feno, resíduos de cortes e podas, aparas de madeira e serradura, casca de batata.

Há resíduos a evitar, pois podem dar origem a maus odores, pragas ou atrasar o processo. São eles: comida cozinhada temperada ou com gordura, restos de carne, peixe e marisco, produtos lácteos, cinzas, beatas de cigarros, medicamentos, resíduos de plantas tratadas com produtos químicos, excrementos de animais domésticos, resíduos não biodegradáveis (plástico, vidro, metal, pilhas, tintas, têxteis, etc.).

O projeto de compostagem, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) e Valorsul, tem como objetivo reduzir a quantidade de resíduos urbanos biodegradáveis que são incinerados, contribuindo assim para um melhor ambiente.

Para utilizar o compostor tem que primeiro assistir à formação que a CML oferece. Para tal deve fazer a sua inscrição em https://lisboaacompostar.cm-lisboa.pt/

O ambiente ganha, a cidade agradece porque nestes pequenos gestos fazem-se grandes mudanças.