Dia Mundial dos Oceanos

Em Portugal, a cada minuto 7 mil beatas são atiradas para o chão, sendo esta a forma mais comum de lixo. As beatas são arrastadas pelo vento e pelas chuvas para os circuitos de águas pluviais (sarjetas), e assim transportados para os rios, oceanos e praias.

 

As pontas de cigarro não são biodegradáveis, podendo demorar até 10 anos a decompor-se, período durante o qual liberta cerca de 4700 substâncias, algumas das quais tóxicas para aves e animais marinhos, mas também para os próprios consumidores através da sua nossa cadeia alimentar. O tratamento responsável de beatas é urgente para bem do ambiente e da saúde publica.

Foi então para celebrar o Dia Mundial dos Oceanos, dia 8 de junho, na Praça da Alegria, que foi realizada uma ação de sensibilização das 18h00 às 20h00, onde os promotores realizaram contactos com as pessoas presentas na área e deram a conhecer o dia que se celebra e a importância de não atirar beatas para o chão. Por fim, ofereceram também cinzeiros de bolso, de forma a incentivar as boas práticas na hora de descartar as beatas de cigarro.