Workshop Vitrinismo – Interior da Loja

Workshop Vitrinismo – Interior da Loja

"A montra é um espaço confinado para comunicar um determinado produto. Quando passo para o interior da loja tenho que pensar inevitavelmente nas pessoas. Mas estará o interior da loja pensado para quem entra ou para quem trabalha lá?" A questão estava lançada aos cerca de 25 empresários e colaboradores do comércio, no último workshop sobre o Vitrinismo, na União de Associações do Comércio e Serviços (UACS). Após uma primeira abordagem mais poética sobre a montra, tempo para entrar na loja com os cinco sentidos em alerta e olhar para os aspetos

técnicos mais centrados na exposição do produto e na organização física da loja. Um processo de conquista mais demorado tal como explica a formadora Ângela Fernandes. “Espera-se que o interior de loja seja um espaço cativante por excelência onde apetece estar, apeteça ir. E é importante também que o interior de loja seja coerente com aquilo que nós queremos transmitir em montra. Ou seja, coerência é a palavra-chave. Faz sentido que se defina uma estratégia para comunicar na loja”. O desafio que se coloca aos presentes é transportar a teoria para a prática. Desafio esse superado por Ana Reis que tem seguido os apontamentos destas duas formações organizadas pela Freguesia de Santo António. “Já coloquei em prática o que aprendi no workshop sobre a montra, desde as linhas de visualização, os pontos mortos e a distribuição de iluminação. Esta formação tem uma versão prática muito grande e a forma como está a ser transmitida é muito clara”. Uma ideia também partilhada por Carlos Jerónimo, cuja área de negócio é o retalho de vestuário, e vê nestas formações uma mais valia. “O mercado está a evoluir e se estagnamos um pouco no nosso local de trabalho não vemos. Assim abrimos os horizontes para outras ideias. E os workshops fazem isso mesmo, abrem os horizontes e dão-nos outras ideias que depois podemos colocar em prática no local de trabalho”. Perceber a importância do visual merchandising passando para o interior da loja onde a primeira impressão é o que conta. Foram algumas das ideias deixadas em dois dias de formação com a parceria da União das Associações do Comércio e Serviços (UACS), Agência de Promoção Económica de Lisboa (INVEST Lisboa), Associação Passeio Público (APP) e Associação de Comerciantes da Rua Castilho (ACRC). [cycloneslider id="workshop-vitrinismo-interior-da-loja"]