O impossível tornou-se possível

O impossível tornou-se possível
A Festa de Natal da Freguesia de Santo António aconteceu na noite de 18 de dezembro no Cinema São Jorge para celebrar o Natal ao som da melhor música.
Este ano em parceria com a Embaixada da Austrália, a atuação da Orquestra Knox Grammar School de Sydney (Austrália), pela primeira vez na freguesia, e do Cante Alentejano do Grupo Coral e Etnográfico Amigos do Alentejo do Feijó, foi a prova de que a música não precisa de falar a mesma língua.

A quem assistiu a esta noite testemunhou algo inédito na Freguesia de Santo António: a junção da orquestra australiana com o grupo coral alentejano onde interpretaram duas modas do Cancioneiro Tradicional Alentejano, “Alentejo, Alentejo” e “Vamos lá saindo”.
 
James Brice, Diretor Musical da Knox Grammar School (Maestro) salientou esta experiência como algo “muito diferente para todos nós, é a primeira vez que o coro canta com uma orquestra, tal como é a primeira vez que a orquestra trabalha com um coro tradicional. Os ensaios correram muito bem e estamos ansiosos”.

A ansiedade era também recíproca para os 28 elementos dos Amigos do Alentejo como nos explicou José Ramos, Presidente da Direcção da Associação. “É a primeira vez que vamos interpretar algumas modas do Alentejo, mas com uma Orquestra é mais difícil. Mas gostamos de enfrentar os desafios”.

O nervosismo era compreensível porque o ensaio em conjunto aconteceu pela primeira vez na noite do espetáculo. Devido à distância geográfica ambos os grupos ensaiaram separadamente. E para chegarmos a este momento, existiu por parte da freguesia um contacto prévio com Carlos Amarelinho, responsável pela orquestração de algumas modas alentejanas, que enviou eletronicamente as partituras a serem ensaiadas pelos grupos.
 
“Através da música da Knox Grammar School e também dos Amigos do Alentejo, vamos poder emocionar-nos, celebrar os valores da fraternidade e da amizade, e dar as boas vindas a esta época, que para além de festiva deve representar também alguma reflexão de um ano que está prestes a findar”, concluiu Vasco Morgado, Presidente da Freguesia de Santo António.