Turismo Sustentável

Turismo sustentável é aquele que tem em conta os atuais e futuros impactos económicos, sociais e ambientais das suas atividades, tendo em consideração as necessidades dos visitantes, do meio ambiente, das comunidades locais e das organizações económicas.


Entende-se por Turismo, o conjunto de atividades que as pessoas realizam durante as suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros.


Adaptado de Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (http://sdt.unwto.org/content/about-us-5)


O crescimento exponencial do turismo nas últimas décadas traz novos desafios sociais, económicos e ambientais. Apesar do impacto positivo no crescimento económico, o turismo tem contribuído para o aumento das desigualdades e da poluição e para a descaracterização de espaços locais - como se verifica atualmente em alguns bairros de Lisboa, estando associado à expulsão de antigos habitantes e à especulação imobiliária.
Quando abordado numa perspetiva sustentável, o turismo tem impacto positivo na redução da pobreza e na promoção do diálogo e entendimento entre os povos - facilitando o reconhecimento da riqueza das várias civilizações e do valor das diferentes culturas, contribuindo para a paz mundial.

Para ser uma atividade geradora de valor social, económico e ambiental sustentável, o turismo deve promover:
- o respeito pela autenticidade das comunidades locais, apoiando a conservação das heranças culturais e dos valores tradicionais, o entendimento intercultural e a tolerância;
- o uso adequado dos recursos ambientais, respeitando e ajudando a conservar a herança natural dos territórios e a sua biodiversidade;
- benefícios socioeconómicos distribuídos de forma justa por todos os atores envolvidos, incluindo emprego estável e oportunidades de geração de renda nas comunidades locais, contribuindo para a redução da pobreza.


É urgente que cidadãos, turistas, empresários e governantes, pensem como podem promover um turismo que contribua, de forma integrada, para o bem-estar e a qualidade de vida, promovendo um desenvolvimento sustentável.


Com o turismo “tudo cresceu: o aumento de renda, os conhecimentos diferentes, as culturas diferentes, novos pratos e ementas; mas cresceu também a nível de obras, de venda de prédios, pronto, cresceu tudo”. Testemunho de migrante das Comunidades
Interculturais na ARM

Sabias que...
O Turismo é um dos sectores da economia que mais cresceu no mundo? Corresponde a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, 7% das exportações e a 1 em cada 11 empregos no mundo.
Que no dia 27 de setembro se comemora o Dia Mundial do Turismo?
Em 2015, 1.186 milhões de pessoas viajaram pelo mundo inteiro e que, em 2030, se prevê que o número chegue aos 18 biliões?
Para cada Lisboeta a viver em Lisboa, existem 9 turistas?

Trocado por miúdos

Turismo são todas as atividades relacionadas com as viagens que as pessoas fazem quando se deslocam para outro local, por períodos de
tempo curto - inclui os transportes; os hotéis ou apartamentos; a visita a espaços locais e culturais, como museus e bairros típicos; e o consumo de bens, desde a comida a produtos locais.
O número de pessoas que viaja por todo o mundo é muito grande e continua a crescer. O aumento do turismo é bom porque traz dinheiro para as comunidades locais e países, mas tem um lado negativo, porque provoca o aumento da poluição, o desgaste dos espaços e, por vezes, até o afastamento dos moradores, levando à perda da identidade e cultura.

Para que o turismo seja bom para todos – para os que visitam e para os que são visitados tem que ser sustentável. Turismo sustentável significa proteger o ambiente e a biodiversidade; melhorar as condições económicas da população local e respeitar a cultura e os valores das diferentes comunidades. Só assim será possível que os sítios visitados hoje possam existir por muitos anos com a sua beleza natural e cultural.

Passar à ação...

  • Adota as seguintes práticas quando viajas: leva uma garrafa de água reutilizável e sacos de pano para as compras; anda de transportes públicos; escolhe alojamentos ou restaurantes com impactos sociais locais reconhecidos (já há muitos com estas características).
  • Vê Lisboa com outros olhos e descobre as rotas turísticas de
    cidadania global www.coordenadas.pt.
  • Sensibiliza os teus amigos para o turismo responsável. Agora
    que és um turista consciente, quando partilhares as tuas fotos
    de viagem, não te esqueças de colocar #TurismoSustentável
    #TuristaConsciente


Fonte: https://ddesenvolvimento.com/wp-content/uploads/2019/01/DD_TURISMO_SUSTENTAVEL.pdf

Image
* Conhece algum equipamento que não esteja aqui listado? Envie-nos um email para comunicacao@jfsantoantonio.pt. Ajude-nos a manter esta lista completa.

Os contactos telefónicos são da responsabilidade das respectivas entidades.