Notícias
Lançamento da 1ª Pedra
A cerimónia de arranque das obras de requalificação da Escola Básica Luísa Ducla Soares decorreram na manhã de 14 de dezembro de 2018, onde após uma breve visita às áreas que serão intervencionadas, o Presidente da Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, agradeceu à Câmara Municipal de Lisboa (CML) o arranque desta obra muito desejada pelos moradores da freguesia. “Um projeto de excelência que vai servir de âncora para as pessoas se manterem na freguesia”.
João Paulo Leonardo, diretor do agrupamento de escolas Baixa-Chiado também felicitou e agradeceu à autarquia por esta obra que permitirá “fixar mais crianças no centro da cidade”. Ideia também deixada pelo Vereador da Educação, Manuel Grilo, que afirmou que “esta é uma intervenção que fará nascer no local uma escola extraordinária, numa zona central da cidade e permitir fixar a residência de muitos pais que verão os seus filhos a frequentar um equipamento de excelência”. Já o Presidente da CML, Fernando Medina, começou por agradecer a presença da escritora Luísa Ducla Soares, madrinha desta escola. E garantiu que apesar das “complexidades desta obra estariam a inaugurá-la em dezembro de 2019”.
Há ainda a possibilidade de ampliar o equipamento escolar com a intervenção de três áreas devolutas, propriedade da autarquia, permitindo desta forma criar espaços como uma sala polivalente para ginásio ou auditório, duas salas para jardim-de-infância, aumento da capacidade do refeitório e confeção local e mais instalações sanitárias.
A intervenção prevê ainda o reperfilamento da rua do Passadiço e a melhoria dos seus acessos, a eliminação de barreiras arquitetónicas, e a criação de um percurso alternativo pela Calçada de Santo António, que garante também acesso de emergência alternativo aos bombeiros e a outros espaços da escola.
Até à data a EB1/JI Luísa Ducla Soares tem vindo a funcionar nas instalações da EB1ºCL/JI Gaivotas e na Escola Básica Maria Barroso.