Notícias
Festa da Francofonia 2019
Anualmente os países membros ou observadores da Organização Internacional da Francofonia (OIF) com expressão diplomática em Portugal, reúnem-se para celebrar os valores da democracia, educação, tolerância, solidariedade e partilha de uma língua.
Mais uma vez a Freguesia de Santo António foi parceira da Festa da Francofonia. Os países organizadores deste ano foram: Andorra, Argentina, Bélgica, Canadá, Costa do Marfim, Egipto, França, Geórgia, Luxemburgo, Marrocos, Roménia, Senegal, Suíça e Tunísia.
O grande momento aconteceu no dia 23 de março no Capitólio e no Cinema São Jorge. Destaque para abertura oficial institucional com a presença dos Embaixadores com o momento de casa cheia para a degustação gastronómica ao som do DJ “The boods” (Bélgica). Dois bailarinos de Andorra (Olga da Cunha e Pere de Vilarrubla) converteram as paredes do Capitólio para maravilhar os presentes com um espetáculo de dança vertical – Lumen. Houve ainda tempo para ouvir o Coro do Liceu Francês Charles Lepierre; conhecer o livro do escritor francês Patrick Straumann (Lisbonne ville ouverte); assistir ao espetáculo da Argentina que juntou Carla Algeri e Armando de la Veja. A música foi também uma constante com o suíço Beat Kaestli e o acordeonista português Loïc Da Silva que homenagearam a Francofonia. Da Tunísia Riadh Ben Amor figura entre os violinistas mais talentosos da sua geração. E quase a terminar a noite no Capitólio o cantor, guitarrista autor e compositor franco-espanhol Nilda Fernandez e Paulo Bragança, da Roménia, fechou a noite com “Cativo”. A Festa da Francofonia de 2019 continuou no palco do Cinema São Jorge com Pierre Kwenders (Canadá).