Freguesia de Santo António previne falsificação de atestados de residência

Freguesia de Santo António previne falsificação de atestados de residência

A partir desta quarta-feira, a Freguesia de Santo António é a primeira do país a emitir atestados de residência que impedem qualquer tipo de falsificação, graças a um estacionário emitido especificamente para o efeito pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM). Este é produzido em papel com marca de água exclusiva da INCM, com impressão de elementos de segurança a duas cores e com a aplicação de um holograma.

O holograma permite verificar a autenticidade dos documentos através da variação de cores conforme o ângulo de visão, mas também com recurso a equipamentos de ampliação reduzida. O método de aplicação do holograma garante ainda que qualquer tentativa de remoção resulte na destruição do documento.

“O bem-estar dos nossos fregueses, principalmente a sua segurança, é a nossa prioridade na Freguesia de Santo António. Com a verificação de casos de falsificações de atestados de residência, não podíamos deixar de adquirir este estacionário, que foi criado em conjunto com a entidade mais competente para o efeito. Desta forma, garantimos que as identidades dos nossos fregueses não são usurpadas”, afirma Vasco Morgado, presidente da Junta de Freguesia de Santo António.

A imagem holográfica que passará a constar nos atestados de residência da Freguesia de Santo António está registada em nome da INCM na International Hologram Manufacturers Association (IHMA), a única entidade deste tipo na Península Ibérica.