Debater ciência na biblioteca: 1 livro 1 cientista na BACS

Debater ciência na biblioteca: 1 livro 1 cientista na BACS

Será que os genes controlam os nossos comportamentos? Esta foi a questão chave da tertúlia literária deste trimestre da Ciência na BACS 1 livro 1 cientista, que teve lugar na Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant’Anna (BACS). Desta vez, o destaque foi para a obra O Gene Egoísta, de Richard Dawkins.

A sessão contou com a presença de Diana Prata, neurocientista e coordenadora do Diana Prata Lab, do Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Numa conversa informal, Diana Prata explicou um pouco do seu percurso e do trabalho que desenvolve em laboratório, ao mesmo tempo que desvendou alguns dos segredos por detrás dos genes e da sua influência no meio ambiente.

Há muito que se debate o que tem maior peso nos nossos comportamentos, se a genética, se o ambiente em que crescemos. No entanto, não depende apenas de um dos fatores, uma vez que “os genes e o meio ambiente interagem a vários níveis”.

“Os genes não controlam tudo e o ambiente é muito ao acaso: o clima, a geologia são coisas externas aos genes. No entanto, os genes criam veículos que se adaptam cada vez mais a esse ambiente, gerando organismos que conseguem modificar o ambiente”, explica a neurocientista na sessão que juntou vários interessados por esta área da ciência.

A próxima tertúlia literária terá lugar em janeiro. Esteja atento às nossas redes sociais e não se esqueça: faça a sua inscrição para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..