Regresso do Passeio Sénior com visitas a Fátima e à Nazaré

Regresso do Passeio Sénior com visitas a Fátima e à Nazaré

Esta quinta-feira, 25 de novembro, a Freguesia de Santo António organizou o primeiro Passeio Sénior desde a chegada da pandemia por COVID-19. Esta viagem, entre Fátima e a Nazaré, contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado.

O dia já tinha clareado quando os dois autocarros partiram do Largo de São Mamede e da Avenida rumo a Fátima. Do grupo de 96 seniores que participaram neste passeio, foi possível encontrar várias caras conhecidas de passeios anteriores e proporcionar bons momentos de convívio.

Entre eles esteve João Rodrigues, que “vem sempre que a freguesia tem passeios para andar”. Recorda-se da primeira vez que visitou Fátima, em 1967, por ocasião da visita do Papa Paulo VI: “Fátima é o melhor sítio onde me podem levar. Na primeira vez vim no jipe da tropa, diretamente de Santa Margarida”, recorda.

Também Armando Ribeiro visitou o santuário em 1967 juntamente com a sua mulher, Maria Ribeiro. Desde então, Maria já fez a peregrinação a pé três vezes, com o marido sempre a acompanhá-la de carro.

“Temos vindo a todos os passeios da freguesia. Desta vez não viemos cumprir nenhuma promessa, foi mais por devoção. Quando chegamos aqui sentimos alguma coisa diferente. É uma terra que a gente não se farta e tentamos vir sempre uma a duas vezes por ano”, conta Armando Ribeiro.

Se por um lado uns foram movidos pela devoção, Maria Beja foi movida pela curiosidade, uma vez que nunca tinha visitado Fátima.

“Já vi o santuário muitas vezes na comunicação social, mas vir ao local é diferente. Fora daquelas enchentes [de pessoas] tem-se uma perceção muito melhor. Por exemplo, achei os vitrais da igreja espetaculares. A igreja em si está muito bonita, simples, mas os vitrais estão qualquer coisa”, afirma.

Desta vez os fregueses não tiveram a visita do Papa, tal como se recordam de 1967. No entanto, este passeio não deixou de revelar uma surpresa muito especial: uma missa dedicada aos peregrinos de Santo António. E, em alusão ao passeio, a viagem de autocarro ficou marcada por um quizz com curiosidades sobre Fátima, tendo-se premiado o freguês com o maior número de respostas corretas.

Ver o mar da Nazaré pela primeira vez

Terminada a visita ao Santuário da Nossa Senhora de Fátima, foi tempo de almoçar no restaurante Dom Nuno, um espaço amplo onde todos puderam estar de forma confortável e segura. O autocarro seguiu então para a Nazaré, onde uns revisitaram memórias de outros tempos e outros viram o mar desta vila pela primeira vez.

“Estive muitas vezes para ir à Nazaré, mas nunca calhou. Conheço a Praia das Maçãs e já me disseram que as ondas são muito parecidas, mas nunca vi as da Nazaré”, conta Maria Valente.

As recordações de outros tempos estiveram sempre presentes neste passeio. Aliás, foi por esse motivo que se escolheram estes dois locais para o Passeio Sénior, como explica Vasco Morgado.

“Decidimos vir a Fátima porque houve muita gente que fez as suas promessas durante a pandemia. Já a Nazaré era o sítio onde se passava férias, o que faz com que os nossos fregueses se lembrem de outros tempos e vivências. É um reavivar de memórias e das nossas ações culturais com os nossos jovens da idade de ouro”, declara o presidente da Junta de Freguesia de Santo António.

Sobre a retoma dos passeios seniores, o presidente explicou que, dada a ausência de constrangimentos até à data, foi decidido fazer o passeio “porque estava a fazer imensa falta aos nossos seniores poderem voltar àquilo que gostam e ao que os habituámos, na qualidade das propostas de passeios e tempos livres que proporcionamos. Era urgente tirá-los de casa com esta finalidade”.

Num balanço positivo por todos os que frequentaram o passeio, apesar de alguns momentos de chuva durante a viagem, este terminou com um pôr do sol sobre o mar da Nazaré. Ou, como colocou Maria Beja: “a Nazaré é sempre bonita e hoje encomendaram um céu maravilhoso”.