Assembleia de Crianças de Lisboa

Assembleia de Crianças de Lisboa

O plano do dia 22 de março para os alunos da Escola de São José e da Escola Luísa Ducla Soares tiveram algo em comum: “a visita do Presidente da Junta de Freguesia de Santo António”.

Vasco Morgado começou por explicar o que é uma Assembleia de Freguesia e uma Assembleia Municipal para que estas crianças possam participar ativamente na Assembleia de Crianças de Lisboa.

“É importante que comecem a participar nestas iniciativas e que escolham bem o vosso representante para que defenda as vossas ideias”, disse Vasco Morgado aos alunos nesta parceria entre a Assembleia Municipal, a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia e as escolas da cidade.

O que se pretende é que cada escola promova a eleição entre as crianças de um rapaz e de uma rapariga, entre os 8 e os 12 anos, como candidatos à Assembleia das Crianças da Freguesia. A Junta de Freguesia deve depois reunir a Assembleia das Crianças da Freguesia e eleger um rapaz e uma rapariga para a Assembleia das Crianças de Lisboa.

O direito à participação em todas as matérias que lhes dizem respeito está consignado no artigo 12º da Convenção sobre os Direitos da Criança. A Assembleia de Crianças de Lisboa pretende proporcionar o diálogo entre as crianças e decisores políticos; capacitar as crianças para participarem no governo da cidade e assim promover participações futuras ao longo da sua vida.

A primeira Assembleia das Crianças de Lisboa terá lugar no dia 1 de junho de 2022.