Um Brinde ao Teatro - No Passeio da Fama

Um Brinde ao Teatro - No Passeio da Fama

A alegria, a surpresa, a tristeza, a raiva, são algumas das muitas emoções que uma peça de teatro pode despertar. Com os atores sonhamos e viajamos, sem sairmos do lugar. E se há nomes que nos marcam, outros vão ficar para sempre gravados na história.

Vasco Santana, Laura Alves, Nicolau Breyner, Camilo de Oliveira, Eunice Muñoz, são alguns desses exemplos. Como forma de homenagear e agradecer o trabalho destes artistas e de muitos outros, surgiu em 2019, na Freguesia de Santo António, o Passeio da Fama com 35 nomes gravados na calçada portuguesa do Jardim Alfredo Keil (Praça da Alegria).

A segunda edição decorreu este domingo, 27 de março, no Dia Mundial do Teatro, onde foram homenageados todos aqueles que, devido à pandemia, não foi possível reunir no ano de 2020 deste “Brinde ao Teatro”.

“É uma honra ter-vos aqui. Amigos, família, pessoas com quem cresci, aprendi ao ver-vos em palco. Juntos partilhámos sonhos. Esta é uma forma singela de vos homenagear por todo o trabalho que fazem”. Palavras do Presidente da Junta de Freguesia de Santo António, visivelmente emocionado por conseguir reunir a cultura no coração da sua freguesia.

Ao seu lado estava “alguém que também se preocupa com a cultura”, como mencionou Vasco Morgado ao referir o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, que pretende uma cidade com alma e identidade.

“A cultura é o que nos leva à inovação e pretendo criar uma Lisboa com alma, memória e identidade. Vocês (personalidades do mundo do espetáculo) são a base dessa identidade. Farei tudo pela cultura porque acredito que é essa a diferença”.

E foi numa tarde de sol e de muita emoção que todos aqueles que fizeram e continuam a fazer desta arte milenar um meio de divulgação da cultura, foram lembrados. A primeira homenagem coube à atriz Maria João Abreu, que faleceu em maio de 2021, mas que através do marido, dos filhos e de toda a família foi lembrada.

“A João era uma atriz de todas as áreas, mas ela era uma mulher do teatro. É, por isso, o casamento perfeito desta homenagem, neste dia. Palavras do marido João Soares que ao chegar à Praça da Alegria agradeceu a “ideia fantástica” que a comparou a “um aplauso imortalizado para tantos artistas”.

Dos 26 nomes colocados na calçada portuguesa deste jardim da freguesia, no ano de 2020, está a atriz Olinda Maria Carvalheiro Costa, mais conhecida por Cucha Carvalheiro, que nos confessou que “é das homenagens mais bonitas que uma cidade pode fazer aos seus artistas. Não é uma estatueta, é uma coisa que fica para sempre na memória da cidade. Isso é uma honra, um privilégio. A mais linda homenagem que me podem fazer”.

Uma iniciativa que faz todo o sentido na Freguesia de Santo António pela sua forte ligação ao mundo do teatro, onde existiram (e continuam a existir) salas emblemáticas ligadas à cultura. O Parque Mayer com os seus teatros: Teatro Maria Vitória, Teatro Variedades, Teatro Capitólio e o Teatro ABC. O Cinema Condes, o São Jorge, o Teatro Tivoli BBVA. Salas de teatro que Carlos Quintas conhece bem, completando este ano 50 anos de teatro.

“A minha vida sempre foi esta, acho que já trabalhei em todos os teatros. E ao saber que tenho aqui o meu nome, só posso agradecer. É uma grande iniciativa do Vasco e estou aqui com toda a alegria e entusiasmo em receber esta homenagem”.

Uma homenagem carregada de simbolismo para Custódia Gallego, que reforça a importância de nos dias de hoje continuarmos a festejar o dia Mundial do Teatro, porque “a cultura precisa muito e o teatro também. É uma arte popular e o público não está educado para isso para ter necessidade de consumir cultura. E a cultura como tem pouco fermento não voa muito. Mas continua a querer persistir. E tudo o que se faça para valorizar é muito bom”.

O ator, argumentista televisivo, dramaturgo e encenador português, Francisco Nicholson tem também o seu nome no Jardim Alfredo Keil. Falecido em 2016, foi também lembrado pela mulher Magda Cardoso e a filha Sofia Nicholson. “Esta é uma oportunidade de falar dele, para que não seja esquecido. Na sua simplicidade ia ficar muito contente com esta iniciativa”.

O neto de Varela Silva, Diogo Varela Silva, ficou muito feliz por ver o nome do avô na calçada como aproveitou a ocasião para agradecer ao presidente Vasco Morgado. “É de louvar o que tens feito pelo teatro”.

Reconhecimento é também a palavra de ordem para Rita Ribeiro e Jorge Mourato, outros dos nomes homenageados.

“Estou muito feliz e grato ao Vasco Morgado. É de louvar esta iniciativa” (Jorge Mourato).

“É um reconhecimento por aquilo que vamos fazendo ao longo da nossa vida e é muito bom chegarmos a 2022, depois do que passamos, e ter aqui o reconhecimento do neto do grande Vasco Morgado com quem me estreei. E da grande Laura Alves, onde eles estão, estão a sorrir para ele e agradecer o que ele está a fazer” (Rita Ribeiro).

A apreciar esta tarde de domingo estavam João Rodrigues e Palmira, a morar há 50 anos nesta freguesia. Confessam ser uns apaixonados pelo teatro e vieram para “ver muitos artistas, mas a Rita Ribeiro já a conhecemos desde o Parque Mayer. Também gostamos muito do Carlos Quintas”.

Neste palco escolhido para acolher a segunda edição do Passeio da Fama a tarde culminou com o tão esperado brinde ao Teatro.

Por motivos profissionais, João Baião, só conseguiu estar presente no Jardim Alfredo Keil no dia 28 de março. “Estou sem palavras para demonstrar a gratidão perante um gesto que simboliza tudo”, palavras dirigidas ao presidente Vasco Morgado pela atenção que tem tido à cultura.

O vídeo do "Brinde ao Teatro" pode ser visualizado, AQUI.

Lista dos nomes homenageados:

Ano de 2022 Ano de 2019
Herman José Vasco Santana 
Ana Bola  António Silva 
João Baião  Vasco Morgado 
Lia Gama  Filipe La Féria 
Carlos Quintas   José Raposo
 Anita Guerreiro  Carlos Cunha
Armando Cortez  Fernando Mendes 
João Perry  Nicolau Breyner 
 Guida Maria Ruy de Carvalho 
Miguel Guilherme Giuseppe Bastos 
Fernanda Lapa Camilo de Oliveira 
Francisco Nicholson Diogo Infante 
Custódia Gallego Raúl Solnado 
 José Pedro Gomes António Feio 
Eugénio Salvador  Carlos Paulo 
Varela Silva  Hélder Freire Costa 
 Ana Zanatti Maria do Céu Guerra 
 Mário Alberto  Laura Alves
Cucha Carvalheiro   Maria Rueff
Carlos Coelho  Maria Henrique 
 Maria João Abreu Marina Mota 
Jorge Silva Melo  Vera Mónica 
Rita Ribeiro Patrícia Tavares 
Jorge Mourato Carla Chambel 
Delfina Cruz  Beatriz Costa
Simone de Oliveira Sofia Alves 
  Ivone Silva
  Carmen Dolores
  Rita Blanco
  Eunice Muñoz
  Carla Andrino
  Manuela Maria
  Nuno Nazareth Fernandes
  Octávio de Matos
  Luís Miguel Cintra