Assembleia das Crianças de Lisboa

Em véspera de Dia da Criança, os nossos representantes da Assembleia das Crianças de Lisboa foram até à Assembleia Municipal de Lisboa relembrar que a participação é um dos seus direitos e, por isso, trouxeram propostas para melhorar a nossa cidade.

Tiago Conceição, representante da Escola Básica Luísa Ducla Soares, confidenciou-nos que está um “bocadinho nervoso” porque “vão estar muitas pessoas a ouvir-nos e é uma apresentação muito importante”. Acompanhado da suplente Leonor Medeiros, contaram-nos que se preparam em conjunto com toda a turma, que colaborou com ideias para apresentar: “Estamos preocupados com a limpeza dos jardins, com a quantidade de passadeiras e com os estacionamentos para bicicletas, que deviam ser mais, para que as pessoas não andassem tanto de carro”.

Já da Escola de São José, a representante Pilar Noivo, acompanhada do suplente João Pereira, disse-nos que não estava nada nervosa! “Nós preparámo-nos escrevendo tudo o que queríamos dizer e melhorar na nossa cidade. E foi fácil”. Trouxeram propostas como: “Eu acho que os passeios não deviam ser assim tão estreitos, porque eu desço a Rua do Telhal e às vezes os adultos não vão para a estrada e tenho que ir eu”.

Já o João, preocupado com as questões ambientais, propõe: “Usar algerozes e cisternas nas casas para aproveitar a água da chuva e evitar inundações”.

Nesta assembleia, os nossos mais pequenos compreenderam que para melhorar a cidade é fundamental a participação de todos, com ideias e sugestões que contribuam para o bem-estar de todos.

Em novembro os nossos representantes regressam à Assembleia Municipal de Lisboa para discutir as propostas hoje apresentadas.